Depois de alguns anos de pandemia, muitas coisas cotidianas voltaram à normalidade em 2022. Nos reunimos novamente com familiares e amigos e, desta forma, nossas casas continuaram sendo o centro da existência, dar uma atenção a ela neste momento que passamos foi muito comum, afinal antes do isolamento social passávamos mais tempo fora dela do que dentro.
O desejo de conforto e estabilidade, principalmente após um longo dia de trabalho na manutenção de esteira transportadora, por exemplo, fez com que algumas tendências de decoração crescessem como nunca.
Neste artigo, abordaremos as principais tendências de decoração para o seu ambiente ficar mais atrativo. Quer conferir quais são? Então, continue com a gente!
1. Tons de verde para nos aproximar da natureza
Se for para escolher uma cor em específico como tendência, o campeão é o verde. Empresas do setor nomearam alguns tons de esmeralda como o favorito e os designers entendem que o tom já superou o azul como a cor de decoração mais popular. E esses dados são tão fundamentais quanto um oxigênio medicinal para as clínicas hospitalares.
Afinal, a cor predominante na bandeira nacional é reconfortante e traz uma conexão com a natureza. No fim das contas, a COVID-19 nos obrigou a ficar em casa por tempo demais. Agora, querem a influência do externo em todos os locais.
No entanto, outro fator que pode ser destacado é que além das cores que remetem à natureza você pode optar por móveis que reflitam esse aspecto, como colocar uma mesa rústica de madeira no seu escritório. Ou até mesmo decorar o seu ambiente com plantas e aproximar o seu local do meio ambiente, além de transmitir uma sensação de leveza e paz.
2. Linhas Curvas funcionando mais que formas angulares
Em móveis, padrões e arquitetura, as formas angulares e geométricas ficaram populares nos últimos anos, mas estão sendo substituídas por linhas mais suaves e onduladas. As curvas foram mencionadas em inúmeros relatórios, além disso, ocorreram aumentos significativos no interesse de paredes e sofás de sala de estar com esse design.
Dessa forma, eles continuam sua saga por agradar mais e mais pessoas, pois há suavidade e calmaria, ao contrário dos ângulos agudos e linhas retas. Neste momento, recuperando-se da crise de saúde global e da tensão econômica, as pessoas querem ser ‘abraçadas’ e interagir positivamente com todos os pedacinhos da casa.
3. Cores Quentes em detrimento das Neutras
Brancos nítidos, cinzas de aço e outros tons neutros são outras das cores favoritas, tudo porque proporcionam uma aparência limpa e contemporânea. Mas as preferências estão oscilando em uma direção mais quente.
Profissionais do setor preveem o ressurgimento de paletas de cores mais quentes e uma mudança sutil com a volta das tonalidades creme, bege e nudes. Espere ver cinza, camelo e ferrugem aplicados em paredes, estofados e outros móveis para atingir uma atmosfera acolhedora e convidativa.
Além desses tons mais convencionais, fique de olho no blush e nas variações de rosa suaves para aquecer uma sala e estabelecer uma vibração feliz. Mas antes certifique-se que as tintas foram filtradas corretamente, assim a aplicação será tão eficiente quanto uma bomba de vácuo, por exemplo.
4. Papéis de parede
Não podemos negar os efeitos transformadores de um papel de parede. Essa prática ajuda a melhorar os padrões das paredes, além de acentuar essa variação de tons por meio de estofados, móveis macios e arte de parede.
Muitos dirão que essa prática está ultrapassada, porém, com a escolha certa, o ambiente brilhará como nunca antes. Outro ponto a ser observado é que existem papéis de parede que previnem o mofo e assim ajudam a saúde das pessoas que moram no local, aumentando sua produtividade na realização das tarefas do dia a dia.
5. Móveis planejados
Por último, mas não menos importante, os móveis planejados vêm ganhando cada vez mais relevância nas decorações de diferentes ambientes. Afinal, esse modelo pode ser usado tanto para decoração interna quanto externa, como na aplicação de um toldo articulado na área de lazer, por exemplo.
Além disso, os móveis planejados tendem a proporcionar uma estética compacta, moderna e atrativa para os usuários. Vale ressaltar que apresenta um conforto muito maior em relação aos móveis padrão, além de oferecer um espaço livre, pois não ocupa todos os lugares da sua residência.
Lembre-se que há muitas formas de combinações de cores e texturas, além de estilos de decoração já estabelecidos, como o moderno, o rústico, o industrial, o futurista e etc, há sempre novas formas de decorar ambientes e se sentir confortável em um ambiente esteticamente agradável a você e de acordo com suas diversas formas de expressar sua personalidade. O importante é que se sinta representado e bem com o lugar que criou.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais