Toda empresa precisa ter consumidores, seja uma imobiliária, loja, clínica ou qualquer outro empreendimento.
Dentro do ramo dos imóveis, uma empresa deve ter algumas ações que são feitas em conjunto com os corretores, para que consigam atrair clientes.
Isto tudo com o intuito de auxiliá-los na compra de uma residência ou de um espaço comercial, sendo essa prática denominada de prospecção imobiliária.
Sendo essencial para que as vendas aumentem, da mesma forma que um portão de ferro social pode contribuir para a segurança, a prospecção de clientes para a imobiliária ajuda desde o início da imobiliária até mesmo para manter os consumidores que já possui.
Para auxiliar as vendas, a prospecção imobiliária deve ser feita com ideias que atraiam os clientes, e que são divididas na maioria das vezes entre estratégias do inbound ou do outbound marketing.
O formato inbound está ligado aos conteúdos que são criados para dar mais valor e relevância a empresa, mostrando que há um potencial dentro do mercado e com isso, pode atrair ainda mais clientes.
Sendo uma forma prática, o inbound marketing acaba dando a relevância para todos os empreendimentos, incluindo uma oficina mecânica, quando usado de uma forma assertiva para o modelo de negócio e seu nicho.
Já o modelo de outbound marketing para uma imobiliária, a estratégia está ligada a ação que os corretores e toda a equipe deverão fazer em conjunto para encontrar os clientes, observar se são o público ideal e iniciar a condução pelo funil de vendas.
Tratando-se de usar a prospecção imobiliária, em muitos casos o formato outbound é o mais utilizado, mesmo sendo a estratégia que mais pode conter empecilhos e requer um bom planejamento para sua execução.
Como criar uma boa prospecção?
Para uma imobiliária criar uma boa prospecção, é importante que se tenha um planejamento para que possa funcionar, sendo algumas etapas como:
- Fazer listas;
- Usar CRM com funis;
- Organização;
- Criar metas;
- Nutrir os resultados.
Montar listas do que pode contribuir com as ações que serão tomadas pela imobiliária, tendo uma ordem de prioridades e também, o controle do que irá ou não ser praticado, até mesmo as ações que se deva ter uma maior atenção.
Essas ações e listas podem ser melhores controladas com um CRM, uma ferramenta de gestão de relacionamento com os cliente que pode abrigar informações e até mesmo sistemas que uma empresa precisa para auxiliar em sua gestão.
Desde uma empresa de rastreamento veicular até uma imobiliária, o CRM ou também planilhas, podem ajudar na organização das ações que irão ser feitas, que assim como outros ramos da indústria, devem ser feitos de modo regular.
Na prospecção, é importante que sejam criadas metas. Diferentemente do que se trata de uma meta de vendas, neste caso, podem ser incluídas metas sobre as conversões de leads e principalmente, sobre as conexões que devem ser feitas.
Todos os resultados que forem apresentados na prospecção devem ser coletados para saber como as ações estão funcionando dentro da imobiliária.
Os números e dados que forem levantados como resultados devem ser vistos como uma forma de compreender a efetividade que as estratégias estão tendo, e em casos negativos, observá-los como uma forma de saber onde deve ser melhorado.
Ferramentas que podem ajudar na prospecção
Tanto em uma empresa imobiliária quanto um negócio de instalação de GNV mais próximo do consumidor, é importante que algumas ferramentas sejam usadas para contribuir com o aumento de clientes de forma mais controlada e organizada.
01. Edição de vídeo e foto
Tratando-se do ramo de imóveis, os consumidores gostam de ver o local e conhecer tudo sobre o ambiente, desde o lado interno até o lado externo.
Por isso, uma boa ferramenta que pode contribuir com essa parte visual são as que permitem edições, tanto de vídeo como também de foto.
Sendo algumas no formato pago ou gratuito, as ferramentas de edição podem contribuir também com o site do negócio.
Ressaltando os pontos mais importantes do ambiente, a galeria de uma imobiliária pode ficar ainda mais versátil quando se tem vídeos dentro ou fora do local, de forma que contribui para despertar o interesse do comprador.
02. Infográficos
Mostrar a informação e os resultados positivos que o empreendimento consegue para futuros clientes é importante.
Por isso, as ferramentas que criam infográficos e outros materiais com dados são importantes dentro deste segmento.
Com os outros recursos e ferramentas visuais, os infográficos podem contribuir para o fechamento de vendas e captação de novos leads.
03. Gerenciamento de redes sociais
Sendo eficiente como uma panfletagem no semáforo na busca de diferentes clientes, as redes sociais contribuem para que possam ser encontrados o público-alvo ideal que a imobiliária planeja obter.
Por isso, uma ferramenta para auxiliar de forma mais eficiente dentro das redes sociais pode contribuir com essa estratégia, fazendo com que as mensagens ou interações sejam facilmente vistas e assim, respondidas.
Algumas ferramentas de gerenciamento de redes sociais também permitem que mais de uma rede possa ser ligada a um único programa, o que facilita a monitoração e até mesmo, contribui com o investimento financeiro que se tem disponível.
Essa ferramenta de gerenciamento acaba contribuindo para deixar todas as informações em um único lugar, e assim, deixa mais fácil para que nada seja esquecido.
04. E-mail
Sendo um dos meios de comunicação que ainda se tem efetividade dentro da indústria, mesmo após tantos anos desde a sua invenção, o e-mail é uma ferramenta essencial para uma imobiliária, ou então, qualquer tipo de negócio.
Com o e-mail, é possível se conectar com todos os clientes e também com parceiros que podem contribuir para o avanço da empresa, fazendo com que algumas reuniões possam acontecer em uma sala planejada pequena para o ramo empresarial.
Pelo e-mail, também é possível mandar notificações personalizadas ou conteúdos no formato de newsletter, boletins informativos que são lançados de forma periódica para uma lista de contatos que deseja e se inscreveu para receber esse tipo de conteúdo.
Dicas de como atrair mais clientes
Atrair bons consumidores é importante para um negócio, por isso, é sempre importante estar atento ao mercado e também algumas dicas que podem contribuir com essas ações.
01. Conhecer o público-alvo
Entender o público do negócio contribui com boa parte das ações de uma empresa, principalmente quando se planeja conquistar novos consumidores que têm o perfil igual ou similar do público-alvo.
Por isso, uma dica para saber como atrair mais clientes é saber os que já tem, ou em caso de novos negócios, o que se planeja conquistar.
02. Detalhes do imóvel
Quanto mais detalhes uma imobiliária der sobre o local, melhor será para se conquistar os clientes. Se possui calçada paver, o material do portão ou até mesmo do piso, podem contribuir com o fechamento de vendas.
Outro ponto importante que acaba auxiliando é a qualidade das fotos que vão para o catálogo da imobiliária, por isso, a qualidade deve ser a melhor possível para despertar o interesse e passar uma sensação de realidade para o comprador.
03. Marketing digital
A internet é um dos ambientes que cada vez mais, se torna importante dentro da indústria por conta da sua influência e pelas possibilidades que acaba abrigando para todos os negócios.
Desde um microempreendedor que organiza closet planejado com sapateira até grandes multinacionais, o marketing digital acaba sendo uma das estratégias usadas para saber como encontrar e manter o público.
Por ter vários canais onde as ações podem ser feitas, uma imobiliária pode escolher aquela que mais combina com o seu modelo de negócio, e assim, fazer planejamentos mais assertivos para conquistar os usuários nela.
04. Pós-venda
O processo de venda é importante dentro da empresa, contudo, o pós-venda é tão importante quanto todo o trajeto que se teve, porque por meio dele que a construção do relacionamento com o cliente pode ser solidificada.
Nutrir os clientes após uma compra é importante para demonstrar que todo o processo que foi realizado não foi apenas para obter lucro, mas também, para se construir um relacionamento que pode ser solidificado com o tempo.
05. Acessibilidade
Um corretor ou uma imobiliária devem ser acessíveis para conversar com o cliente, especialmente quando este busca negociações e outros meios para fechar um negócio, ou está na fase de procura do ambiente ideal para os seus planos.
A imobiliária, assim como seus funcionários, devem ser flexíveis e buscar meios que possam facilitar para o comprador ainda sem deixar o negócio no prejuízo, fazendo com que assim, o indivíduo possa recomendar os serviços para amigos e familiares.
Considerações finais
Portanto, um ramo imobiliário requer uma ampla cartela de clientes ,e também uma manutenção dos que já possuem.
Com a ajuda da tecnologia e da internet, os clientes desse segmento podem fechar bons negócios por conta da administração e dos cuidados que a empresa tem com cada imóvel, assim como cada contrato que fecha.
Com boas dicas e um planejamento, uma imobiliária pode se estabilizar no mercado e não sofrer em situações de crises econômicas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.