Para que uma empresa se mantenha próspera no mercado no qual está inserida é necessário refletir sobre uma série de fatores, portanto, utilizar ferramentas capazes de auxiliar em seu negócio pode facilitar esse processo.
Dentre os fatores que um empreendedor deve planejar para estabelecer um empreendimento está o marketing.
A internet atualmente é um dos meios mais utilizados pela população mundial, portanto, o enfoque das empresas deve ser o marketing digital, para que conquistem clientes nas mais diversas localidades.
Dentre as plataformas digitais estão as redes sociais, os sites e blogs, os canais de streaming, o rádio online, dentre diversos outros exemplos que não param de surgir.
Lembrando que o marketing convencional não deve ser deixado de lado, ainda é necessário pensar a respeito da utilização dos veículos de informações convencionais, como os jornais, a televisão, dentre outros.
Estar antenado sobre as novidades é também uma necessidade do empreendedor, para que ele tenha um negócio moderno e alinhado com o mercado ao qual está inserido, visando sempre estar à frente dos concorrentes e não defasado.
Além do marketing, é necessário planejar treinamentos aos seus funcionários e estar disposto a coletar feedbacks sobre o posicionamento da sua marca no mercado e a satisfação dos seus clientes.
As atividades convencionais também devem ser muito bem planejadas, como reuniões, processos internos e treinamentos, para que os produtos sejam produzidos e muito bem vendidos, como as bateria para caminhão 150 amperes.
Diante dessas necessidades, o empreendedor precisa saber realizar multitarefas e se organizar. O Google, com o intuito de auxiliar esses empreendedores, criou uma série de ferramentas gratuitas.
Portanto, o objetivo deste texto é apresentar as principais ferramentas do Google voltadas para empreendedores, suas finalidades, importância e como utilizá-las.
Quais as vantagens de utilizar as ferramentas do Google?
O Google é uma empresa multinacional fundada em 1998, em seus 20 e poucos anos de existência já se tornou a maior plataforma de hospedagem de serviços e produtos baseados na internet, no ocidente é o buscador mais utilizado pela população.
Com esse sucesso todo o Google começou a criar uma série de ferramentas online, que muitas pessoas desconhecem a existência, mas que trazer diversos benefícios para as empresas, como:
- Custo;
- Praticidade;
- Otimização de rotinas;
- Simplificação de processos.
As ferramentas do Google geralmente são gratuitas ou são oferecidas ao empreendedor uma versão premium por um preço acessível.
Tornando os custos operacionais dos processos internos da empresa menores, tão baratos quanto uma persiana rolô sob medida, pois extingue a necessidade de compra de softwares caros.
Além do custo ser baixo, as ferramentas do Google são práticas, pois muitas possuem aplicativos para celular e já vêm instaladas em sistemas Android e nos computadores.
O design das ferramentas geralmente é minimalista, tornando a dedução das funções algo natural, e todos têm um objetivo em comum, o de simplificar as funções exercidas.
Ferramentas que auxiliam o negócio a crescer
O Google possui uma gama de ferramentas, voltadas tanto para os usuários comuns quanto para os empreendedores.
Com o objetivo de auxiliar os empreendedores a realizarem os seus processos, foram separadas algumas ferramentas, dentre elas:
- Google Meu Negócio;
- Google Keyword Planner;
- Google Ads;
- Google Analytics;
- Google Forms;
- Think With Google;
- Google Workspace;
- Google Trends;
- Google alerta.
A utilização em conjunto dessas ferramentas pode gerar resultados positivos para diversas empresas, como a otimização dos processos, a captação de novos clientes e fidelização dos antigos e o aumento do faturamento.
Google Meu Negócio
Para cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio é muito simples, assim como criar um Gmail, basta fornecer informações simples a respeito da empresa, como nome oficial, nome fantasia, CNPJ, endereço, fotos do local, ramo, dentre outros itens.
Essa ferramenta permite que o empreendedor conecte sua empresa no buscador do Google Maps, tornando o posicionamento da sua empresa melhor e facilitando o processo dos seus clientes encontrarem a sua loja física.
Dessa forma, quando as pessoas buscam no Google “escola criança mais próxima”o nome da sua loja será uma das primeiras a aparecer, agora, se o empreendedor não tiver o cadastro no Google Meu Negócio, o endereço sequer será visualizado pelo cliente.
Outra função dessa ferramenta é a possibilidade de disponibilizar informações sobre o horário de funcionamento e telefone para contato, facilitando a reserva de espaços e o atendimento do cliente.
Além disso, é possível publicar eventos, promoções e novidades para os clientes, por meio das campanhas e chamadas online. Dessa forma, se você oferece serviços de eletricista 24hs, seu público sempre estará informado sobre suas atividades.
Por fim, o Google Meu Negócio é também uma plataforma que disponibiliza feedbacks, que podem ser respondidos pelo empreendedor, tornando-se um canal de comunicação entre empresário e cliente.
Google Keyword Planner
O Google utiliza uma série de algoritmos para posicionar os sites em seu buscador, os fatores que facilitam esse posicionamento podem variar e são complexos para serem muito bem definidos.
Entretanto, sabe-se que as palavras-chave são um dos fatores que ajudam os sites a se posicionarem. Escolher palavras como entrega expressa motoboy, auxilia no posicionamento de empresas de entrega, por exemplo.
Para auxiliar o posicionamento e escolha das palavras-chave, o Google criou a ferramenta Google Keyword Planner, que traduzido para o português significa Planejador de palavras-chave do Google.
Esse planejador lista os termos mais relevantes para o seu negócio, sugere palavras-chave, organização, apresenta estatística como a média mensal de pesquisas daquela palavra e as que estão sendo utilizadas pelos concorrentes.
Com essa ferramenta ficou muito simples selecionar as palavras-chave para um site empresarial, além de trazer estatísticas de desempenho.
Google Ads
O Google Ads é a principal ferramenta de publicidade do Google, dentre suas funções está a disponibilização de anúncios online e nos resultados de busca.
Aqueles pequenos anúncios que aparecem ao lado dos textos de sites ou entre publicações das redes sociais são impulsionados pelo Google Ads.
Os anúncios criados podem ser segmentados de acordo com as palavras-chave, e podem ser lançados por meio da rede de pesquisa do Google e da rede de display.
Na rede de display o formato dos anúncios é por meio de imagens, o que é extremamente indicado para gerar engajamento no branding da empresa e são disponibilizados em sites parceiros.
A rede de pesquisa do Google é a convencional, sendo a página que exibe os resultados de buscas dos clientes, geralmente no formato textual.
Google Analytics
O Google Analytics, é como um móveis de luxo para sala, sendo uma das principais ferramentas estatísticas do Google.
Sendo disponibilizada de forma gratuita para os empreendedores, trazendo diversos dados para auxiliar no planejamento estratégico de um negócio.
Essa ferramenta coleta os dados de acesso, comportamento e navegação de seu site, transformando em relatórios simples, apresentando informações como:
- Número de acessos diário e mensal;
- Perfil dos usuários;
- Disponibilização de testes A/B;
- Análise de desempenho de conteúdos.
Ao acessar qualquer site da internet um bar servido consegue identificar da onde está acontecendo esse acesso, o Google faz isso e apresenta esses dados para o empreendedor, além de apresentar outros dados sobre os clientes.
Estatísticas básicas, como o número de acessos, desempenho de materiais e tempo de navegação também são disponibilizados.
Google Forms
O Google Forms é uma ferramenta de formulários, que possibilita a aplicação de pesquisas voltadas tanto para os clientes quanto para os funcionários de sua empresa.
Essa ferramenta também é disponibilizada gratuitamente e facilita no processo de coleta de informações a respeito de satisfação, opinião do público, dicas e coleta de informações, de forma rápida e prática.
É aplicado, por exemplo, quando um cliente finaliza a compra de biombo escritório, para saber a satisfação e opinião a respeito do produto.
Think With Google
O Think With Google, traduzido para o português como Pense com o Google, é uma plataforma que apresenta informações relacionadas ao setor e sobre marketing.
Por meio da divulgação de artigos, ideias, tendências e inspirações criativas. Além de possuir uma coletânea de campanhas criativas que podem ser utilizadas como exemplo.
Google Workspace
O Google Workspace é uma plataforma paga, que compila diversos produtos do Google, como Agendas, Planilhas, Editores de texto, dentre outros, sendo todos vinculados a uma conta empresarial.
Por via dessa plataforma, planos empresariais podem ser contratados e equipes de diversos funcionários vão possuir acessos aos aplicativos do Google.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta voltada para o monitoramento das tendências do setor que a sua empresa está inserida.
Basta acessar essa plataforma e digitar na barra de pesquisas o termo ou assunto de interesse, gerando uma série de estatísticas para esse termo ou assunto.
Como as regiões e países que mais pesquisam, assuntos e pesquisas relacionadas, possibilidade de comparação entre outros termos, dentre diversas outras funções.
Alertas do Google
Aliado ao Google Trends está o Alertas do Google, que envia um e-mail sinalizando quando um tema de seu interesse aparece na internet, por exemplo, cabeamento de rede residencial.
Essas duas ferramentas são importantes para a escolha de palavras-chave e para manter as empresas atentas quanto às novidades do mercado.
Considerações finais
Sendo dessa forma, o Google é uma das maiores empresas da atualidade, e se mantém líder no mercado, pois sempre está criando ferramentas úteis para seus clientes.
As ferramentas apresentadas neste texto com certeza irão ajudar qualquer empreendedor a organizar e planejar detalhadamente o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.