Falar de marketing digital sem pensar em automação de marketing é praticamente impossível. Qualquer marca que queira aprimorar suas estratégias de marketing digital precisa investir em ferramentas para automatizá-las.
Existem muitas tarefas que precisam ser realizadas, como enviar e-mail, criar anúncios, planejar conteúdos, postar no blog, atualizar o site, cuidar das redes sociais, dentre outras necessidades e fazer tudo isso à mão é praticamente impossível.
A otimização é uma maneira de evitar horas de trabalho pesado, além de manter a qualidade das estratégias. Tentar fazer tudo manualmente pode colocar os investimentos a perder e distanciar seu negócio dos objetivos.
É justamente por isso que agências, profissionais de marketing e empresas investem em ferramentas de automação confiáveis e de qualidade. Mas quem está começando a divulgar o negócio agora, tem muitas dúvidas sobre o assunto.
Não basta apenas adquirir um software e escolher as estratégias que vai colocar em prática, é necessário ir mais além e pensar em outras questões.
Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar algumas estratégias de automação que você pode usar em seu negócio e quais são as vantagens trazidas por essa prática.
Dicas de automação de marketing para sua empresa
Para começar a investir em automação de marketing em seu negócio, é necessário trabalhar algumas estratégias. São elas:
1. Investir na criação de conteúdos ricos
A criação de conteúdos ricos e relevantes é uma estratégia conhecida como Marketing de Conteúdo. Ele é muito importante para atrair os usuários de maneira natural e promover a marca como autoridade naquilo que faz.
Isso porque quando as pessoas pesquisam alguma informação na internet, como roçadeira para jardim, nem sempre tem a intenção de comprar ou está preocupada com o preço.
O consumidor moderno é ávido por informação e quer saber tudo sobre a solução que deseja comprar e o mercado ao qual ela pertence. Mas lembre-se de que os materiais produzidos precisam ter qualidade e assumir diferentes formatos, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Áudios;
- Infográficos.
É assim que seu negócio vai conseguir atrair as pessoas e mostrar que é uma verdadeira autoridade naquilo que faz.
2. Criar fluxos no funil das campanhas
Faça uma análise estratégica da base de leads e divida de acordo com a propensão de compra e o interesse que esses indivíduos demonstram pela empresa.
Ao fazer isso, a organização terá um público bem nutrido e pronto para a abordagem da equipe de vendas e de outro, um grupo que ainda precisa amadurecer a decisão de compra e ter acesso a materiais educativos sobre as soluções.
É assim que um fabricante de mangueira de alta pressão com trama de aço vai criar seus funis de vendas, por meio de uma progressão fluida e gradual, de acordo com as necessidades dos futuros clientes.
Consequentemente, os processos poderão ser automatizados de maneira mais eficiente, ajudando a marca a obter excelentes resultados.
3. Antecipar-se ao comportamento do público
Para garantir a eficácia da automação de marketing, é fundamental compreender o comportamento do público. Certifique-se de que os clientes estão alinhados com as personas e compreenda quais são as dúvidas, desejos e desafios dos consumidores potenciais.
É uma forma de se antecipar às mudanças de receptividade do público em relação à compra. Ademais, oferece acesso às ferramentas que vão ajudar o negócio a se adaptar a diferentes comportamentos e tendências de segmento de público.
4. Escolher as ferramentas certas
Por fim, antes de definir sua estratégia de automação, é necessário saber quais ações precisam ser automatizadas. Existem muitas ferramentas modernas de marketing digital e elas possuem várias utilidades de funcionamento.
Por exemplo, é possível ter acesso à função CRM, gerenciamento de funil de vendas, integração de redes sociais, automação de e-mail marketing, análise e criação de métricas, dentre outras.
Um fabricante de interruptores a prova de explosão também deve levantar qual valor pode investir e qual plataforma disponível no mercado atende às suas necessidades.
Existem diferentes tipos de automação que podem ser aproveitados pela companhia. É fundamental pesquisar várias plataformas e ferramentas que oferecem tais funcionalidades, levando em conta o que é necessário e o quanto pode pagar.
O negócio pode optar por um recurso que ajude a gerenciar e criar funis de vendas, tendo como base o e-mail marketing. Outra possibilidade é automatizar a criação de landing pages funcionais e intuitivas.
Uma empresa também pode trabalhar com sistemas de relacionamento automático com o cliente, facilitar a análise de métricas, integrar suas redes sociais e fazer testes A/B automatizados.
Vantagens da automação de marketing
Agora que você já sabe algumas estratégias de automação para implementar em sua negócio, vamos falar um pouco sobre a importância delas. Veja:
Ajuda a reter clientes
Os leads tomam decisões mais conscientes quando são bem trabalhados pela marca, por conta disso, se sentem mais satisfeitos com a compra.
Quando o cliente passa pela automação de marketing, compra mais vezes com a empresa e passa a indicá-las para outras pessoas de seu convívio social.
Uma boa estratégia de automação incentiva a retenção de quem compra com um fabricante de chave codificada renault e faz com que esses clientes indiquem a companhia. Tudo por meio de fluxos de pós-venda.
Reduz o ciclo de vendas
O ciclo de vendas representa todas as etapas pelas quais os consumidores passam e pertence ao funil de vendas. Os leads são adequados ao longo do funil e só são abordados pela equipe de vendas quando estão preparados e maduros.
Os vendedores só vão abordar os contatos mais qualificados, ou seja, aqueles que realmente têm chance de comprar.
Assim sendo, o tempo que leva entre o primeiro contato com o cliente até a venda do produto ou serviço, até mesmo imóveis com sacada com vidro de correr, se torna mais curto. O vendedor, por sua vez, não perde tempo tentando convencer o lead.
Aumenta o ticket médio
Aumentar o ticket médio é uma das vantagens porque os potenciais clientes amadurecem sua decisão de compra ao longo do funil de vendas, se aproximam mais da empresa e tomam decisões de compra mais conscientes.
Por conta disso, é natural que se sintam mais dispostos a investir mais nas soluções oferecidas pela empresa.
Reduz o custo de aquisição de clientes
CAC é uma sigla para Custo de Aquisição de Clientes, uma métrica que mostra o quanto a empresa precisa investir para conquistar um cliente novo. Quando um despachante transferência de cnh investe em automação, o custo diminui.
Isso acontece porque o mesmo processo se aplica a uma quantidade maior de clientes. Ou seja, a corporação faz um investimento menor que vai gerar mais vendas.
Reduz as chances de falhas
A partir do momento em que programas são responsáveis pelo trabalho de marketing, as chances de erros diminuem consideravelmente.
Supondo que o profissional responsável pelos e-mails se esqueça de enviá-los, ao programar o envio, o disparo será realizado pelo sistema.
Entretanto, é importante ter em mente que a tecnologia pode falhar por diferentes razões, por exemplo, quando a internet cai, se o servidor estiver sobrecarregado ou o computador tiver uma pane.
Por conta disso, a plataforma de automação usada por um fabricante de banheira spa com deck deve ser acompanhada por um profissional.
Promove a integração entre equipes
A partir do momento em que concentramos as atividades da equipe em um sistema, todos os funcionários terão acesso ao histórico centralizado.
Outra vantagem da automação é que tanto os vendedores quanto os profissionais de marketing podem conferir o andamento das atividades e receber informações sobre as demandas.
Também conseguem verificar a evolução dos potenciais clientes e avaliar o desempenho das estratégias, fazendo com que ambas as equipes se mantenham integradas.
Aumenta a eficácia do funil de vendas
O funil de vendas se torna muito mais eficiente porque a ferramenta otimiza o tempo da equipe, melhora o relacionamento dela, sabe qual é o melhor momento para abordar o lead e colabora com a evolução deles.
Um fabricante de espelho para banheiro consegue fazer tudo isso sem precisar se esforçar manualmente. Com isso, o marketing consegue aumentar as vendas e aproveitar melhor seus próprios recursos.
Considerações finais
Para finalizar este artigo, é válido dizer que a automação de marketing também traz mais escalabilidade para a empresa, ou seja, possibilita que ela cresça, aumente suas vendas e conquiste mais clientes, sem gastar mais com isso.
A partir do momento em que se investe em automação de marketing, o investimento se estende a ferramentas, contratações e treinamentos. Depois que essa estrutura se solidifica, não é necessário contratar mais colaboradores para vender mais.
Tudo acontece de maneira automática e pode ser replicado para uma grande quantidade de leads. Assim, a automação de marketing é peça fundamental para aumentar as vendas e manter o nível de investimentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.