Você finalmente vai morar sozinho, mas não sabe como começar a decorar o seu loft? Veja algumas dicas para acertar na decoração e deixar a sua casa ainda mais confortável!
A decisão de morar sozinho é um passo e tanto na vida adulta e requer a ponderação de alguns fatores como o custo total (incluindo aluguel, contas, alimentação e manutenção do imóvel).
Depois de verificar se você consegue se sustentar em um imóvel e conferir a localização dele, está na hora de pensar em montar a sua nova casa e caprichar na decoração, já que ela aumenta a sensação de bem-estar e conforto na casa.
Os cuidados com a decoração são ainda mais importantes quando o imóvel em questão é um loft. Ele é caracterizado por ser um espaço totalmente integrado, sem divisão entre os cômodos (exceto o banheiro), além de ter pé direito alto, janelas grandes e instalações (elétricas e hidráulicas) aparentes. Confira a seguir algumas dicas de decoração, desde objetos até as cores da parede!
Móveis pequenos
O loft é especialmente procurado por pessoas solteiras ou casais sem filhos, já que se trata de um espaço menor em comparação às casas convencionais. Na prática, isso demanda cuidado na hora de escolher os móveis.
Por isso, priorize os móveis pequenos e multifuncionais para ficar com mais espaço livre para circulação e que proporcione maior sensação de amplitude. Invista no estilo minimalista, que valoriza a simplicidade.
Os móveis e outros objetos também podem ser utilizados para dividir os cômodos do loft (já que ele não possui essas divisões). Alguns exemplos disso são estantes, painéis, biombos e cortinas.
Paredes
As paredes são fundamentais para a decoração de qualquer ambiente. Vale apostar em como combinar as cores e texturas da parede com as do chão, como paredes brancas com piso de madeira, por exemplo.
A cor das paredes é fundamental para mudar a atmosfera de qualquer ambiente. Escolher as cores apropriadas é o melhor jeito de renovar o seu loft. Para ampliar a percepção de amplitude do seu loft, aposte em tons neutros uniformes (sobretudo os mais claros), como o branco e o off-white (que apresenta pigmentação mais voltada para o amarelo). Esse tipo de cor reflete mais a luz, dando a impressão de que o ambiente é maior.
Se você quer apostar em cores mais originais para as paredes, uma dica básica é: cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) fazem o espaço parecer menor, enquanto cores frias (verde, azul, roxo) fazem o contrário.
Outra dica importante são os quadros. São itens decorativos simples, mas ótimos para deixar a casa mais alegre e com a personalidade dos moradores. Se você apostar em paredes brancas ou off-white, há mais opções de quadros que combinam com essa cor de parede. Para ter certeza das cores que vai aplicar no seu loft, vale utilizar ferramentas digitais como apps de realidade aumentada, para simular as cores no seu ambiente e explorar diferentes pigmentos na paleta.
Iluminação e tapetes
Esse é outro aspecto básico de qualquer decoração. Em um loft, é preciso cuidado redobrado com a iluminação, já que os fios costumam ficar expostos. Eles podem ser utilizados para compor a decoração e, assim, criar uma ótima atmosfera.
Os lofts têm janelas grandes, por isso aproveite bem essa iluminação natural. Nos espaços em que a iluminação deve ocorrer de forma mais direcionada (como o quarto, por exemplo), invista em boas luminárias, que também são ótimos itens decorativos.
Por fim, pense em como vai distribuir os tapetes pelo seu loft. Nesse tipo de imóvel, é comum apostar em tapetes grandes, sobretudo na sala e nos espaços em que há mesas de centro. Se você adotou cores mais discretas nas paredes e no chão, vale colocar tapetes mais coloridos e ousados, para deixar a decoração mais completa e original!