A preocupação com o meio ambiente vem ganhando força rapidamente nos últimos anos graças aos esforços de instituições e ativistas que estão em busca de alternativas que não agridam a natureza. Daí nasceu projetos de construções sustentáveis.
A construção sustentável consiste em limitar o impacto dos edifícios no meio ambiente, garantindo uma qualidade superior em termos de design e conforto acústico e térmico.
Uma construção sustentável é pensada como um todo para ser o mais eficiente possível, desde a fabricação de materiais até a operação da edificação e seu fim de vida, sempre visando a remoção de resíduo poluente de sua construção.
Pretende-se, assim, melhorar a eficiência energética dos edifícios virtuosos, bioclimáticos, menos consumidores de energia e, consequentemente, a qualidade de vida dos ocupantes.
Para otimizar o desempenho energético de um edifício, muitas alavancas podem ser consideradas, como:
- Escolha do local;
- Escolha dos métodos de construção;
- Gestão de recursos;
- O uso de materiais saudáveis;
- A escolha da arquitetura;
- Transporte de materiais;
- Consumo de energia durante a construção ou operação;
- Resíduos de construção.
Há também muitos exemplos de construção sustentável como telhados verdes, edifícios de baixo carbono ou mesmo edifícios de energia positiva.
Isso tudo contribui para que a natureza seja preservada e seu tempo de vida prolongado para não afetar a fauna e flora do nosso planeta, dessa forma, não prejudicando nossa qualidade de vida.
Esses detalhes tornam as eco construções muito interessantes para ajudar a prolongar a vida e os recursos naturais que o meio ambiente provê para todos.
O que é de fato são construções sustentáveis?
Também chamada de Eco Construção, ou Green Building, a Construção Sustentável visa alcançar um alto nível de desempenho em termos de impacto ambiental e social dos edifícios em questão.
Visa nomeadamente preservar os recursos, como matérias-primas, energia, água, combater o aquecimento global (emissão de gases com efeito de estufa), limitar os resíduos e outras poluições.
Além disso, tem como objetivo favorecer o conforto e a saúde dos ocupantes através da utilização de materiais de elevada qualidade sanitária e ambiental, tanto para a própria construção como para o isolamento térmico e acústico.
Isso significa que materiais como viga aço galvanizado serão minimamente ou, então, excluídos completamente da construção verde.
A construção sustentável pode abranger um grande número de obras, que vão desde casas individuais até um complexo empreendimento imobiliário composto por habitações coletivas, estabelecimentos terciários, edifícios públicos ou mesmo indústrias.
A construção sustentável não se limita ao novo mercado, diz também respeito a obras de restauro, renovação e reabilitação. Muitos edifícios podem se beneficiar dos avanços tecnológicos da eco-construção.
Importância da construção sustentável
A sustentabilidade é importante por várias razões, incluindo melhor qualidade de vida e melhor qualidade ambiental.
Para ter comunidades prósperas e saudáveis, é preciso ter ar puro, recursos naturais e um ambiente não tóxico, e a indústria da construção pode abrir caminho para projetos mais verdes.
Tanto as empresas pequenas como as que fazem limpeza de carpete e utilizam produtos químicos, quantos grandes imobiliárias que contratam construtoras devem estar atentas às questões ambientais.
Porém, grandes construtoras não são as únicas que podem mudar seus métodos para melhorar o meio ambiente. Pessoas comuns que trabalham como empreiteiros, por exemplo, também podem se concentrar no uso de métodos de construção sustentáveis.
Seja usando o equipamento certo, implementando engenharia de valor para determinar alternativas de materiais sustentáveis ou simplesmente fazendo o melhor para ser eficiente em termos de energia.
Também é importante considerar a retirada de entulho de madeira e outros tipos de descartes provenientes das obras, isso ajuda a prevenir a poluição das áreas verdes.
Dessa forma, é de suma importância que os projetos de construção sejam adequados com o foco em minimizar todo e qualquer impacto ambiental, desde sua construção, até a vigência da obra.
Todos os projetos de engenharia civil precisam traçar estratégias para reduzir o máximo possível o uso de recursos naturais, ao invés disso, fazer a utilização de materiais reciclados.
Na execução do projeto de construção, o uso dos recursos também deve ser feito de forma consciente para evitar desperdícios de materiais. O uso de resíduos tóxicos também devem ser minimizados ou eliminados completamente do projeto.
Os diferentes tipos de construção sustentável
As técnicas de construção, recursos e práticas de construção evoluíram ao longo dos anos e, com o crescente interesse pela sustentabilidade e conservação de energia, novos métodos de construção com foco na sustentabilidade foram desenvolvidos.
Há duas coisas que entram na construção sustentável: os materiais que são usados e os métodos que são usados.
Materiais
Uma das melhores formas de praticar a sustentabilidade na construção é através dos materiais utilizados.
Isso vale para os mais diversos materiais, dessa forma, estruturas como portão de alumínio com vidro tem de ser repensadas dentro dos parâmetros que se adequem às regras de construção ecologicamente corretas.
Uma nova geração de materiais de construção mais fortes, leves e duráveis pode ajudar a resolver muitos problemas na indústria e impulsionar as práticas atuais a serem mais sustentáveis.
Esses materiais têm o benefício adicional de proteger o meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono dos edifícios que usam esses materiais. Eles promovem um planeta mais limpo e um futuro sustentável, sendo esteticamente atraentes e muito mais eficientes.
Métodos
A construção sustentável não é apenas usar os materiais mais recentes. Trata-se também de usar métodos de construção que reforcem os esforços renováveis e sustentáveis. Alguns desses métodos incluem:
- Cortar materiais com precisão para reduzir o desperdício;
- Fazer gestão de resíduos, como triagem e reciclagem de resíduos;
- Construir edifícios verdes;
- Economia de energia;
- Escolha materiais sustentáveis e reciclados.
Dessa forma, os métodos utilizados em construções comuns vão sendo aos poucos substituídos para se adequar a formas mais verdes, reduzindo o uso de rodapé madeira 10cm para garantir maior sustentabilidade.
Portanto, os projetos sustentáveis tendem a ter mais benefícios a longo prazo, por seu foco ser em minimizar desperdícios enquanto aumenta o aproveitamento de recursos naturais como o sol.
Os benefícios da construção sustentável
A construção sustentável não é apenas boa para o meio ambiente, embora seja uma razão fantástica para adotar práticas sustentáveis. A adoção de métodos ecologicamente corretos na indústria da construção tem muitos benefícios.
1. Promove uma vida mais saudável
Os projetos de construção que desenvolvem edifícios verdes não beneficiam apenas o meio ambiente, eles também fornecem muitos benefícios psicológicos para as pessoas que os habitam.
Já foi comprovado que o contato com a natureza ajuda a aliviar as tensões e estresse cotidiano, portanto, a construção ecológica ajuda tanto no bem-estar físico, quanto mental.
2. Garante mais segurança
Por se tratar de projetos bem planejados, as construções verdes têm mais segurança para o morador, possibilitando facilmente a instalação de telas de proteção para janelas, serpentina cerca e outros itens relacionados.
Cada projeto pode ser adaptado a uma necessidade, portanto, veja bem o que se encaixa mais com o seu perfil e local de moradia.
3. Ajuda a reduzir custos
Esse é um dos benefícios mais interessantes relacionados à sustentabilidade, pois apesar do projeto de construções sustentáveis ser um pouco mais caro para ser feito, ele permite a redução gradativa dos custos com manutenção e energia.
Através da instalação de placas solares, é possível ter um custo baixíssimo na conta de energia. Isso possibilita que ar-condicionados e banheira imersão Doka aquecida, por exemplo, tenham uso sem aumentar drasticamente a conta de luz.
4. Promover a sustentabilidade
A construção sustentável também promove durabilidade e uso eficiente de energia e mais pessoas estão começando a ver a importância e a eficácia do uso de métodos sustentáveis.
Dessa forma, ao optar por construções sustentáveis, é possível influenciar positivamente mais pessoas a aderir essa prática, aumentando ainda mais a taxa de sucesso em desacelerar o aquecimento global e poluição.
5. Marketing amigável
Por conta da internet, as causas ambientais têm ganhado ainda mais força, portanto, usar o meio online para divulgar as ações ambientais da empresa é uma ótima forma de maximizar os ganhos e aumentar a audiência.
Isso faz com que sua empresa tenha uma imagem responsável e amigável para os consumidores por mostrar que seu negócio está preocupado com o meio ambiente.
Considerações finais
A construção sustentável está crescendo a cada dia, com uma demanda crescente por espaços mais limpos e verdes. À medida que os efeitos das mudanças climáticas aumentam, a sustentabilidade se torna ainda mais importante.
Embora existam desafios, os benefícios de construir de forma sustentável podem criar um caminho para um futuro mais limpo.
A construção sustentável é, portanto, uma abordagem fundamental, tanto para o ambiente quanto para a saúde.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.