Nos últimos anos, com a aceleração da digitalização das empresas, a profissão de gestor de tráfego desenvolveu-se muito no país. Embora já exista há muito tempo, nos últimos 5 anos essa profissão ganhou mais atenção.
A busca por Cursos de Informática com o objetivo de trabalhar como gestor de tráfego aumentou de forma significativa.
Qualquer marca que esteja iniciando uma presença digital na internet precisa ser abordada pelas partes interessadas, isso se aplica a sites, landing pages, e-commerce e mídias sociais.
Esses meios são chamados de “tráfego”, e é uma das etapas dentro do marketing digital que será responsável por atrair novos clientes e pessoas interessadas em sua empresa.
Destacamos que há basicamente duas formas de atrair novos clientes para a sua empresa: tráfego pago ou tráfego orgânico.
O que faz um gerenciador de tráfego?
A principal responsabilidade de um gerente de tráfego é gerar tráfego para um site. Eles precisam ser um profissional orientado por dados e conhecedor de tecnologia e técnicas de marketing digital. Ao criar canais, otimizá-los e entender suas métricas, um gestor de tráfego deve sempre analisar os dados.
Os gerentes de tráfego devem ter uma compreensão completa do marketing digital além da publicidade paga. O trabalho deles depende disso porque eles são responsáveis por obter tráfego pago e orgânico.
Se você tem o objetivo de trabalhar na área, indicamos que você faça Cursos Online com o objetivo de aumentar a sua capacitação profissional.
Habilidades para se tornar um guarda de trânsito
Para trabalhar na área de gestor de tráfego, saiba que há algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas:
Conheça o negócio
Essa é provavelmente uma das habilidades mais importantes e que o diferenciam no mercado. Porque? A maioria dos gerentes de tráfego tem um bom conhecimento sobre o uso de ferramentas de mídia, no entanto, eles geralmente não sabem muito sobre o negócio.
Entender o negócio irá percorrer um longo caminho em sua carreira como gerente de tráfego, pois o foco nos objetivos de negócios ampliará a visão de saber sobre como solucionar a sua capacidade de entregar cada vez melhores resultados para sua empresa. E, quanto mais resultados você fornecer, mais valioso ele se tornará.
Boas habilidades analíticas
Saiba que uma das melhores partes do trabalho de todo gerente de tráfego será a análise de dados com o objetivo de otimizar a sua estratégia. Isso quer dizer, toda campanha será lançada gera dados que devem ser analisados regularmente para verificar se as metas inicialmente traçadas serão alcançadas.
Para cada meta de campanha, uma série de métricas pode indicar se a campanha/estratégia está tendo um bom desempenho. Portanto, ter boas habilidades analíticas é essencial para boas atividades de otimização.
Boa comunicação
A atuação de um gestor de tráfego irá sugerir um relacionamento com diversas áreas da empresa, como marketing e vendas, mas também pode estar relacionado a outras áreas, como TI, produto, suporte, etc.
Além disso, sempre dependerá do porte da empresa. Saiba que o gestor de tráfego deve se reportar diretamente ao diretor/fundador da empresa ou ao gerente responsável pela área de marketing, o que exige uma capacidade de comunicação com todas as áreas dentro da empresa.
Bons conhecimentos técnicos de veículos
Essa talvez seja a habilidade mais óbvia, mas é importante observar que um bom gerenciador de tráfego só pode dominar as principais após um período de experiência prática.
Não importa quantos Cursos Online, livros e vídeos você faça sobre o assunto, você deve sempre colocar tudo em prática com o objetivo de aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Criatividade
A criatividade aqui entra em jogo para ajudar a testar novas opções em campanhas de tráfego pago. Alguns exemplos de teste:
• Nova estratégia e metas de campanha
• Novo segmento
• Nova estratégia de lances
• Novo anúncio
• Nova cópia (texto persuasivo)
Esse tipo de criatividade (combinada com foco em melhores resultados) pode ajudá-lo a sair da caixa, ousar e alcançar melhores resultados em seu evento.
Copywriting
Essa habilidade não é um pré-requisito para ser um gestor de tráfego, mas o conceito de ter algum copywriting tende a ser um grande diferencial no mercado.
Na maioria das metas de sua campanha, você deseja que os usuários realizem alguma ação (visite seu site, deixe seus detalhes de contato em uma página de destino, compre um produto etc.), portanto, conhecer a escrita persuasiva ajuda bastante.