Possuir um imóvel próprio é o sonho da grande maioria das pessoas que querem fugir do aluguel. Mas não apenas isso: muitos buscam esse sonho também como uma forma de investimento ou para aumentar a renda financeira por meio do aluguel.
Ter uma propriedade reforça o patrimônio e ainda garante maior segurança de moradia quando a época da aposentadoria se aproxima. Os valores de aluguel, apesar de muitas vezes serem compensadores, consomem boa parte dos ganhos mensais.
Quem nunca imaginou um apartamento, por exemplo, com uma varanda gourmet pequena planejada, para receber aquele amigo tão querido para passar um dia agradável jogando conversa fora?
Existem muitas possibilidades de encontrar um imóvel, seja ele pequeno ou grande, por meio das imobiliárias que auxiliam muito quanto à sua localização, checagem de documentos e diversos valores, para que tudo se encaixe no bolso do cliente.
Contudo, não se trata apenas de comprar um imóvel, mas também de anunciá-lo para venda ou aluguel, uma das melhores maneiras de fazê-lo é pela internet. Muitos fazem esses anúncios sem experiência, mas contar com alguém experiente na área é bem melhor.
Para tal, as corretoras imobiliárias estão totalmente preparadas para dar início a esse processo, para atrair clientes que possam estar interessados em alugar um apartamento bem localizado, com um quarto planejado solteiro com escrivaninha.
Portanto, é necessário que elas saibam encantar o público, transmitindo segurança nas informações, dando suporte completo na decisão de uma compra ou aluguel de um imóvel e para isso o Marketing Imobiliário se faz necessário.
O Marketing Imobiliário é utilizado para divulgar negócios, como também criar um relacionamento entre imobiliárias e o público desse setor, interessados nas transações de compra ou de aluguel.
Portanto, para que essas transações sejam efetuadas da melhor maneira possível, inclusive de forma online é necessários que os responsáveis assumam diversas responsabilidades, tais como:
- Anunciar e divulgar imóveis e empreendimentos;
- Definir estratégias para atrair pessoas interessadas;
- Proporcionar um relacionamento sólido e confiável com os clientes;
- Prestar suporte durante a negociação;
- Criar uma experiência agradável no aluguel ou compra;
- Revisar as estratégias sempre que possível.
A partir dessas atitudes, a imobiliária terá sucesso em qualquer tipo de negociação desse setor, no sentido de adaptar-se a esse tipo de mercado, que possui uma forte concorrência para conseguir atrair cada vez mais clientes.
Essas estratégias, quando bem aplicadas, aumentam o nível de competitividade quando se trata da compra ou do aluguel de um imóvel antigo, por exemplo, que necessita de uma reforma de armários planejados para que possa ser oferecida ao mercado novamente.
Para isso é preciso investir em divulgação, trabalhando não apenas a imagem da imobiliária, mas também nas informações completas a respeito da propriedade, não deixando escapar nenhum detalhe, pois atualmente os clientes são extremamente seletivos.
Com o surgimento da internet e de novas tecnologias que abrangem esse setor, anunciar um imóvel tornou-se corriqueiro. É uma forma mais cômoda para os clientes,que não precisam estar presentes fisicamente para conhecer o imóvel.
Como anunciar um imóvel pela internet?
A internet tornou-se uma ferramenta poderosa para veicular informações do setor imobiliário, alterando o comportamento das pessoas e, apesar do desafio de estar no meio digital, ela se tornou importantíssima para vender e alugar qualquer tipo de imóvel.
A lista abaixo mostra algumas dicas de como anunciar um imóvel, principalmente para pessoas que não podem sair de casa, mas que querem avaliar a propriedade antes de firmar qualquer tipo de negociação. São elas:
- Apresentar os diferenciais do imóvel;
- Investir em uma boa apresentação;
- Responder rapidamente aos interessados;
- Descrever com exatidão a localização;
- Utilizar as redes sociais;
- Divulgar o imóvel em diversas plataformas.
A escassez nas informações do imóvel faz com que os interessados desistam da compra ou do aluguel de um imóvel. Portanto, é extremamente necessário que as informações a respeito deles sejam completas.
Se for uma compra, por exemplo, a imobiliária precisa comunicar que o apartamento precisa trocar a massa acrílica para banheiro, para evitar infiltrações e outros tipos de problemas no futuro.
Contudo, mesmo que isso não seja um impeditivo para a negociação, outros dados como o valor do IPTU, a metragem e também o valor do condomínio, são informações necessárias que não podem faltar nos documentos.
É importante anunciar com fotos em ângulos favoráveis, permitindo assim um maior número de cliques, para que as possibilidades de venda ou aluguel aumentem. As imagens em dias ensolarados permitem uma melhor visualização para o cliente.
É interessante, também, mostrar a fachada do imóvel, assim como todos os cômodos, se o forro drywall com sanca está preservado, para passar a uma visão completa de todos os locais do imóvel.
Mostrar o imóvel por meio de vídeos também é bem interessante, percorrendo todas as áreas, porque esse tipo de formato faz com que o cliente tenha a sensação de estar imerso no ambiente, atraindo-o muito mais.
A demora no atendimento dos interessados também leva o cliente a desistir do imóvel, portanto, é necessário responder rapidamente a todos eles. Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo e, caso isso ocorra, o concorrente pode ganhar o cliente.
Definir com exatidão o local da propriedade é imprescindível, por isso, o preenchimento do endereço deve ser completo no anúncio. Se um imóvel com porta de vidro de correr automática estiver distante dos comércios pode ser prejudicial para as vendas.
Pode até ser um ótimo imóvel, mas atualmente estar localizado longe de farmácias, supermercados, meios de transporte, padarias, hospitais ou escolas, desinteressa o consumidor. A comprovação de uma boa infraestrutura e localização é fundamental.
Anunciar nas redes sociais é um dos primeiros passos de divulgação. Elas tornam o alcance aos clientes muito maior. As estratégias de marketing podem ser veiculadas por meio das mais diversas redes sociais que disponibilizam anúncios.
Essas plataformas segmentam o público-alvo, ou seja, apenas quem estiver interessado no aluguel vai ser direcionado para esse segmento. Porém, é importante fornecer opções de contato para sanar qualquer dúvida com relação ao imóvel.
A dificuldade de comunicação com o corretor pode ser incômoda e isso proporciona grande queda nas negociações. Portanto, é bom deixar claro nas mídias sociais os horários de atendimento durante a semana, em feriados ou finais de semana.
Agindo assim, a imobiliária vai captar mais clientes que passam grande parte do seu tempo na internet pesquisando e selecionando imóveis interessantes, tenham eles ou não uma persiana de alumínio para cozinha, por exemplo.
Os anúncios pela internet disponibilizam um grande alcance, pois é um ambiente cuja movimentação nunca para, funcionando 24 horas por dia e todos os dias. Essa é uma maneira barata de veicular informações e características essenciais de um imóvel.
A elaboração do conteúdo do anúncio, assim como as fotografias ou vídeos de lançamentos devem ser bem estruturados, com informações relevantes, além de expor um portfólio completo, pois é de baixo custo para a imobiliária e trará benefícios para os interessados.
Existem plataformas responsáveis pela veiculação de anúncios imobiliários e quanto mais eles forem divulgados, mais pessoas vão ser atraídas e a venda ou aluguel de uma propriedade com certeza tende a aumentar.
Algumas dessas plataformas possibilitam o aluguel de um imóvel sem o intermédio de uma imobiliária, tratando diretamente com o proprietário do imóvel por mediação do site. Esse também pode ser um cenário interessante para algumas pessoas.
Portanto, anunciar um imóvel pela internet favorece não apenas as negociações para as imobiliárias, mas também faz com que o cliente se sinta seguro em sua decisão. Isso porque durante o processo a confiança entre os dois deve ser recíproca.
Razões para anunciar um imóvel
Como foi abordado ao longo deste artigo, existem algumas vantagens em anunciar imóveis na internet, a lista a seguir mostra 4 motivos para a veiculação desses anúncios nas redes sociais e sites, são eles:
- Ampla divulgação do imóvel;
- Maior facilidade na negociação;
- Conhecimento de como funciona o mercado imobiliário;
- Atendimento personalizado.
Caso o cliente não tenha experiência nessa área, a contratação de um advogado especializado facilita esse processo em termos de burocracia, pagamentos de valores, no caso de uma compra ou aluguel, até os detalhes do funcionamento dos condomínios.
A decisão de divulgar anúncios, seja por meio de uma imobiliária ou pela internet, vai depender muito de fatores como preço, localização, infraestrutura e conservação da telha canalete 49 do imóvel.
Cuidados ao anunciar um imóvel pela internet
Anunciar na internet é um processo bem trabalhoso, cheio de detalhes e que deve ser observado com muita atenção. Abaixo, a listagem mostra alguns cuidados necessários antes da veiculação dos anúncios:
- Regularize o imóvel;
- Deixe todos os impostos pagos;
- Não deixe despesas como o uso da água e energia;
- Pesquise imobiliárias conceituadas no mercado;
- Contrate um advogado especialista;
- Verifique as condições do imóvel;
- Venda ou alugue o imóvel vazio.
Antes de qualquer tipo de negociação, seja ela venda ou aluguel, é importante deixar a documentação regularizada, quitando todos os impostos, sem pendências de pagamento de energia e água, para depois fazer o anúncio.
É importante, também, pesquisar imobiliárias de renome e caso ainda tenha dúvidas a respeito, a contratação de um advogado torna-se fundamental, porque o cliente e ele podem verificar conjuntamente as condições da propriedade.
E uma dica fundamental: não vender, comprar ou alugar o imóvel ocupados com moradores. Avise antecipadamente as suas intenções, para que eles tenham tempo de procurar por outro local, isso evita vários transtornos no futuro.
Considerações finais
Veicular anúncios de compra, venda ou aluguel de um imóvel pela internet é uma forma prática de atrair clientes e encontrar ótimas negociações.
Seguindo essas dicas e criando uma boa estratégia, o anúncio de um imóvel pode ser um caminho cômodo, seguro e bem rentável para os envolvidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.