Inbound Marketing são estratégias de marketing focadas em captar, converter e encantar clientes para os mais diversos tipos de negócios.
Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound Marketing utiliza estratégias de marketing de conteúdo, SEO e mídia social para alcançar clientes por meio de canais online, disseminar uma mensagem ou até engajar-se com seus clientes ativos.
Empresas especializadas em higienização de carros também podem usar esse tipo de estratégia, pois atrair clientes é essencial para todas as companhias que atuam no mercado, principalmente no ambiente digital, para o qual muitas empresas migraram.
Dessa forma, a criação de conteúdo se tornou uma das estratégias mais famosas para que as empresas possam construir campanhas de marketing focadas na criação, divulgação e compartilhamento de conteúdos de valor para seus clientes.
Então, vale a pena ressaltar que essa é uma das estratégias mais eficazes para atingir um determinado público-alvo, principalmente quando o negócio em questão trata de um nicho mais específico, como comida salgada fitness.
Os clientes serão atraídos, engajados e influenciados por esforços de marketing de entrada muito eficazes que criam valor para esses mesmos clientes, aumentando cada vez mais a atração e interesse dos mesmos no conteúdo da marca e também em seus produtos.
Porém, é crucial que a empresa que esteja cogitando utilizar essa estratégia esteja com suas operações bem alinhadas, pois, se, por exemplo, uma assistência técnica criar campanhas sobre aluguel impressora laser colorida, pode receber uma demanda maior.
Portanto, se torna necessário alinhar antes com os demais setores o que precisa ser feito para garantir o sucesso das operações de marketing, o setor de produção e equipe de vendas. Tudo para garantir que a demanda de produtos e serviços sejam atendidas.
Mas ainda que o Inbound Marketing tenha suas particularidades para determinados negócios, é importante reforçar que qualquer tipo de empresa pode ter sucesso com essa estratégia, até mesmo as fabricantes de rede de proteção em janela basculante.
Tudo que é preciso para atingir o sucesso com o Inbound Marketing é saber utilizar essa estratégia corretamente, portanto, este artigo mostrará algumas dicas práticas para aplicá-la nos mais diversos nichos.
Como montar boas estratégias de Inbound Marketing?
Se o dono de uma empresa deseja obter sucesso com qualquer estratégia de Inbound Marketing, precisa ter um planejamento adequado e uma equipe eficiente para determinar a melhor opção para o seu negócio.
Esses motivos são importantes para que seja possível direcionar adequadamente os investimentos nas atividades. Algumas dicas para extrair mais eficácia são:
Ter uma boa compreensão da jornada de compra
Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a capacidade de segmentar bem as campanhas para atingir o público-alvo certo no momento certo. Portanto, uma pequena empreendedora que comercializa bolsa de pano personalizada se dará bem com isso.
No entanto, para entender se essas informações se encaixam no perfil de cliente ideal da empresa, é necessário entender totalmente a jornada de compra do cliente. Ele se divide em algumas partes, que são:
- Buscar ou descobrir algo;
- Perceber que tem um problema;
- Ponderar as soluções;
- Decidir comprar um produto ou serviço.
Conhecer o estágio em que o consumidor se encontra é fundamental para desenvolver ações que o ajudem a tomar uma decisão pela sua empresa.
Se, por exemplo, um colégio que tenha aula de canto infantil busca executar esse tipo de atividade, ele já sabe onde está o investimento, ou seja, os pais com filhos pequenos são o cliente ideal para esse negócio.
Quando as personas ainda estão na fase de aprendizado e descoberta, elas precisam receber um bom conteúdo para entender o produto ou serviço que procuram.
No entanto, quando a persona chega ao estágio de consideração, esse é o momento de apresentar a oferta do negócio.
Criar um blog e otimizar conteúdos
Criar um blog com conteúdo valioso e otimizado para SEO é uma ótima maneira de os clientes em potencial aprenderem sobre seus produtos ou serviços.
Investir em conteúdo de valor, otimizado com regras de SEO, fará com que suas páginas sejam mais facilmente encontradas pelo Google. Ele ficará bem posicionado e estará nos primeiros resultados de busca.
As diretrizes de otimização de SEO incluem pesquisa de palavras-chave, URLs bem criados, títulos e descrições mais interessantes que se encaixem no conteúdo e a necessidade de um site que funcione bem em smartphones e todos os dispositivos móveis.
Essa otimização pode ser muito útil para negócios que trabalham com cobertura de vidro para varanda ou qualquer outro tipo de produto ou serviço onde as pessoas estão ativamente procurando uma solução para determinado problema.
Utilizar estratégias de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta que precisa ser mais utilizada para maximizar os resultados de suas campanhas Inbound.
Isso porque se um cliente passa seu e-mail para uma determinada empresa, significa que ele está interessado no que a empresa tem a oferecer.
No entanto, é muito importante segmentar a base de dados de acordo com o perfil de gosto dos seus contatos e enviar algumas newsletters com conteúdos mais interessantes e úteis para o público da empresa.
Assim, uma companhia que produz placas informativas personalizadas ficará na mente de todo consumidor e quando ele precisar de um determinado tipo de produto, ele se lembrará do negócio exatamente porque o afetou de alguma forma.
Produza conteúdos de valor
O conteúdo precisa ser incluído em sua estratégia de marketing. Porém, isso vai além de apenas criar blogs, posts, e-books e outras táticas, existe a necessidade de criar conteúdos mais valiosos e úteis que eduquem a persona e gerem engajamento com o negócio.
Conteúdo rico e bem otimizado com disciplina de SEO tende a obter os melhores resultados nas páginas do Google e demais buscadores.
Dessa forma, as empresas terão mais visibilidade digitalmente, gerando mais leads e, consequentemente, mais vendas.
Dicas para uma boa estratégia de Inbound Marketing
No que se refere ao Outbound, é fundamental atingir o maior número de pessoas para aumentar suas chances de compra.
Quanto às técnicas de Inbound, o segredo é falar diretamente com o público-alvo, utilizando ferramentas mais assertivas com foco na promoção de sua marca e na construção de relacionamentos valiosos. Para ajudar nisso, algumas dicas são:
Atrair o público certo
Há inúmeras formas de atrair visitas aos websites, mas o objetivo vai além. É preciso atrair pessoas interessadas no seu produto e serviço, o que levará à formação de um público mais qualificado e engajado.
Entretanto, só produzir não basta, é preciso divulgar também. Nesse sentido, o tráfego pago nos motores de busca e a presença ativa nas redes sociais são a melhor maneira de levar este conteúdo a potenciais clientes,
Utilizar incentivos para aumentar a conversão
Para converter ações de Inbound Marketing em geração de leads, é crucial convencer o cliente de que ele está sendo exposto a um material exclusivo, qualificado e de alto valor.
Isso significa criar algumas recompensas digitais para obter mais informações dos usuários, promovendo assim a geração de leads.
Essas estratégias ajudam as empresas a se tornarem referência em seus nichos, mesmo que indiretamente. Primeiro como referência educacional, depois como referência de produtos e serviços de qualidade.
Desenvolver um relacionamento com público
O processo de vendas envolve várias etapas que podem ser longas e complexas, e nem todo cliente em potencial interessado em seu negócio estará pronto para fazer uma compra.
No entanto, enviar alguns e-mails de marketing promocional e newsletters sobre temas relevantes para os clientes é uma técnica de comunicação eficaz, apesar de sua idade.
Contudo, é melhor proibir explicitamente o spam: para os clientes, só se pode enviar o que está no perfil.
Realização das vendas
Esse é o principal objetivo de todas as etapas do Inbound Marketing: vendas e recebimentos de caixa. É nesse ponto que a imagem do vendedor realmente entra em jogo.
O bom é que a essa altura ele já conhece o perfil do cliente, já sabe do que ele precisa e quais são os melhores canais de interação e comunicação entre eles.
Assim, tem informações diferenciadas sobre esse cliente e pode continuar a fornecer soluções e novas oportunidades de negócios com muito mais qualidade.
Fazer análises periódicas
A maior vantagem de aplicar a abordagem proposta pelo Inbound Marketing é o processo de entrega de resultados das campanhas.
Com essas ferramentas avançadas, todas as etapas são seguidas e utilizadas para criar um relacionamento personalizado e frequente com os clientes a partir de cliques e interações com os usuários.
Uma vez que os leads estejam claramente definidos, é possível direcionar ações, criar diferentes canais de comunicação e analisar os canais resultantes.
Considerações finais
Hoje, o Inbound Marketing é a solução mais efetiva para buscar clientes na internet. Vale ressaltar que não existem fórmulas mágicas ou soluções que funcionem para sempre, e é importante ficar atento às mudanças frequentes.
Além disso, o sucesso de uma empresa depende, em primeiro lugar, de um plano estratégico bem elaborado e executado, que traga um desenvolvimento saudável mútuo para os clientes e para a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.