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Blog imobiliário: veja 5 dicas de como fazer um

Um blog imobiliário é o local onde a empresa vai publicar seus conteúdos na internet, sendo uma plataforma com capacidade para gerar leads, aumentar o reconhecimento de marca e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Esse canal funciona como uma importante estratégia de marketing imobiliário, fundamental para qualquer organização que queira gerar mais leads, aumentar o conhecimento sobre o negócio e atrair potenciais clientes.

Mas para alcançar todos esses objetivos, é necessário cuidar muito bem da ferramenta, mesmo assim, ainda é comum ver imobiliárias e profissionais que simplesmente negligenciam seu uso.

O que era para ser fonte de informação, se transforma em um canal que serve apenas para publicar releases, promoções, notícias da empresa e campanhas, mas esta não é a finalidade da plataforma.

Por outro lado, as empresas que usam corretamente o blog imobiliário conquistam resultados surpreendentes. No entanto, antes de criar o canal e começar a publicar, é necessário saber um pouco mais sobre ele e seus aspectos.

A imobiliária deve saber como criar um blog para seu mercado e quais estratégias usar para atrair clientes por meio dele, e é justamente sobre isso que o presente artigo vai falar.

Vantagens do blog imobiliário

O blog imobiliário é uma excelente ferramenta para as estratégias de marketing digital do negócio, visto que traz muitas vantagens, como:

  • Ser encontrado;
  • Tornar-se autoridade;
  • Estreitar o relacionamento com o público;
  • Vencer a concorrência;
  • Elevar o ROI;
  • Aumentar as vendas.

A plataforma facilita para que os usuários encontrem assuntos relacionados às suas pesquisas, por isso, não é necessário investir em anúncios.

Quando uma empresa de limpeza de piso de pedra portuguesa investe em conteúdos de valor, os buscadores entendem sua relevância e posicionam seu canal entre os primeiros resultados de pesquisa, e com isso mais pessoas vão encontrá-lo mais facilmente.

Materiais que educam e ajudam os leitores transmitem credibilidade e confiança, fazendo com que a organização se torne uma autoridade no assunto.

É interessante criar artigos educativos e informativos que falam sobre as principais dúvidas dos clientes, e toda vez que se depararem com os produtos e serviços, vão se lembrar da marca.

A ferramenta também é essencial para estreitar o relacionamento com a audiência, uma vez que estabelece uma conversa que permite a interação, por meio de comentários, formulários de contato, newsletter e curtidas.

O negócio consegue conhecer melhor as pessoas, entende como elas chegam aos seus canais e quais são as principais palavras-chave usadas.

Outro grande benefício é poder aproveitar as oportunidades que aparecem, tendo em vista que quem publica materiais de qualidade consegue se destacar.

O ROI é o retorno sobre os investimentos, uma métrica que mostra o quanto um fabricante de cortina rolo com guia lateral está lucrando com suas estratégias de marketing.

O blog eleva o ROI porque tem custo mínimo e ainda assim traz excelentes retornos. Por fim, todas essas vantagens acabam por aumentar as vendas, visto que a imobiliária educa o mercado e melhora a percepção de marca, se tornando referência no assunto.

Como criar um blog imobiliário

Para criar um blog que realmente seja bem-sucedido e traga os resultados que o negócio espera, é necessário investir nas seguintes ações:

Definir o domínio

O domínio é o endereço da plataforma, e é fundamental que ele leve o nome da marca. Muitas outras empresas que investem nesse canal usam o mesmo recurso, pois é assim que o público vai identificar sua marca.

É importante manter a identidade do negócio e verificar a disponibilidade do domínio com o nome da imobiliária. Mas se não estiver disponível, é necessário pensar em alguma outra coisa relacionada ao empreendimento.

Procurar algo que lembre o nome da imobiliária ou que esteja relacionado aos serviços que ela oferece é o ideal.

Escolher uma hospedagem

O segundo passo da criação é escolher onde o blog será hospedado, e existem muitas plataformas que fazem isso gratuitamente, como no caso do Blogger e do WordPress.

O Blogger é um pouco mais antigo e gerenciado pelo Google, além de ser mais simples de ser usado. Ao criar uma conta nessa plataforma, um fabricante de mesa de pebolim a venda pode definir um tema e iniciar o processo de produção de conteúdo.

O WordPress, por sua vez, possibilita a personalização do site de maneira mais simples, por conta dos temas disponíveis, além de contar com plugins e recursos exclusivos que auxiliam no posicionamento do site.

Personalizar o canal

A personalização é fundamental e fácil de ser executada, uma vez que as hospedagens permitem fazer isso de maneira intuitiva.

O ideal é que ele tenha as mesmas cores da marca e que esteja de acordo com o logotipo da empresa. Porém a personalização não deve ser vista como empecilho, mas como algo fundamental para o sucesso.

Produzir novos conteúdos

Depois que o blog estiver pronto, a imobiliária já pode produzir seus conteúdos e falar sobre vários assuntos, como dicas de iluminação para borda de piscina, entre outros assuntos que sejam de interesse da audiência.

Para saber o que publicar, é preciso fazer uma lista com os temas e procurar conhecer um pouco mais sobre as estratégias de otimização (SEO).

Criar um cronograma determinando a quantidade de postagens por semana e em quais dias, o número mínimo de palavras e o tamanho médio do artigo, dentre outras informações para começar a escrever.

Lembrando que os conteúdos não podem ser cópias de outros materiais publicados porque isso se configura como plágio.

Para saber quais assuntos abordar, a imobiliária deve se basear nas informações sobre sua persona ou conversar com seus seguidores nas redes sociais para saber os temas pelos quais se interessam.

Usar imagens de qualidade

Quando alguém pesquisa sobre alguma informação na internet, por exemplo, divisória de vidro com porta de correr, além de ler sobre o assunto, também deseja ver algumas figuras.

Um texto sem nenhuma imagem pode ser cansativo, mas isso não significa que a imobiliária deva lotar o blog apenas com fotos. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre esses dois tipos de conteúdo investir em imagens personalizadas.

Além de tornar o material mais atraente, prende a atenção do visitante por mais tempo e ainda estimula o compartilhamento nas redes sociais.

Dicas para atrair clientes pelo blog

Para atrair clientes pelo blog, é necessário investir em algumas outras estratégias, e dentre elas estão:

Aumentar a frequência das postagens

A quantidade de postagens é um fator importante para atrair visitantes e convertê-los em leads. Para os buscadores, isso mostra que a produção é dinâmica e sempre tem novidade.

Além disso, os usuários perdem o interesse por plataformas que passam muito tempo sem atualizações. Mas para alcançar a frequência ideal, é necessário fazer um cronograma, reservando dias e horários.

Isso vai fazer com que os leitores criem o hábito de acompanhar a produção e, se preferirem, a imobiliária pode contar com uma plataforma de programação de conteúdo presente no WordPress.

Atentar-se aos números

Os chaveiros 24horas precisam saber de onde vieram os visitantes, e por essa razão devem estar atentos aos gráficos do blog, visto que mostram os meses de maior visita, quais palavras atraíram essas pessoas e as publicações mais comentadas.

Com todas essas informações em mãos, é possível identificar assuntos que geram mais interesse no público. Consequentemente, fica mais fácil pautar as publicações futuras, e uma das ferramentas usadas para isso é o Google Analytics.

Interagir com o público

Além de criar um blog rico e cheio de informações relevantes, uma empresa especializada em construção de muro de concreto pré moldado deve interagir com as pessoas.

É preciso ter em mente que os usuários adquiriram o hábito de comentar as publicações e apreciam o retorno da empresa, como quando a marca responde o comentário.

Toda vez que o leitor tiver alguma dúvida, fizer uma sugestão ou uma crítica, é muito importante falar com ele, pois essa proximidade entre o público e a organização ajuda a consolidar leitores assíduos, além de atrair outros visitantes.

O blog da imobiliária pode criar uma conexão de conteúdo, ou seja, inserir links que levam o visitante para outras postagens mais antigas.

Se em um conteúdo a imobiliária falou sobre demolição alvenaria, ela pode mencioná-lo em outro material que fale sobre um assunto relacionado, complementando o conhecimento do visitante e aumentando o tempo de permanência.

Essa estratégia é conhecida como link building, e ajuda a otimizar as páginas e a tornar os conteúdos mais atraentes e completos.

Considerações finais

O blog é um canal muito importante para qualquer marca que queira se destacar. É necessário investir nessa estratégia, mas sabendo trabalhá-la do jeito certo para atrair mais clientes.

Seguindo as dicas passadas neste conteúdo, vai ficar muito mais fácil para se criar um blog de sucesso para a imobiliária.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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