As redes sociais são uma ferramenta muito importante para a sociedade e para as marcas. As empresas sabem disso, assim como sabem que não podem mais investir apenas na publicidade tradicional para obter sucesso em seus negócios.
O boom das redes sociais e da publicidade nos trouxe muitos aprendizados e reflexões na área do marketing digital. Quais são as melhores redes sociais para o seu negócio? Como se comunicar ou aproveitar cada rede social? Qual é a rede que mais beneficia o seu negócio? Essas são perguntas que todo empreendedor deve se fazer.
Neste post, vamos ajudá-lo a responder a essas perguntas. Partilhamos com você as nossas dicas sobre estratégias nas redes sociais (para que as aplique ao seu negócio), bem como o contexto digital do nosso país e o que deve saber antes de abrir as redes sociais do seu negócio. Vamos lá?
A importância das redes sociais para a sua empresa
Como bem sabemos, as redes sociais fazem parte das nossas vidas. De acordo com pesquisas, em 2020, 4,2 bilhões de pessoas usaram as redes sociais em todo o mundo. Isso significa que pouco mais de 50% da população mundial utiliza as redes sociais.
Existem milhões de usuários de redes sociais. Se compararmos com o número de habitantes, no nosso país, aproximadamente, 77% das pessoas utilizam as redes sociais. Com esses números, você acha que é necessário que seu negócio esteja presente nas redes? A resposta é, sim, mil vezes!
O argumento reforça o que mencionamos no início deste artigo, as redes sociais fazem parte de nossas vidas e é de extrema importância se adaptar a elas para obter vantagens e evoluir no mundo digital.
Elas também são conhecidos como mídias sociais porque são um ambiente para se comunicar e interagir. Muitos movimentos sociais ganharam força graças a elas, e são um excelente canal para nos informar. Claro, o objetivo comercial foi consequência do sucesso que tiveram na sociedade.
Durante 2020 e 2021, as pessoas deixaram claro que preferem marcas que tenham valores com os quais se identificam e que sejam coerentes com eles. A cultura do cancelamento também afeta as marcas e é uma realidade no meio digital.
A cultura do cancelamento consiste em retirar o apoio, deixar de seguir, deixar de consumir aquelas pessoas, figuras públicas ou marcas que com suas ações ou comentários ofendam a sociedade ou um grupo dela”
O que você deve saber antes de abrir as redes sociais do seu negócio
A expectativa ao abrir as redes sociais de uma empresa é atingir mais pessoas, não importa o seu nicho, se você possui uma empresa de recuperação de dados ou uma loja de roupas de bebê, estar mais próximo dos usuários e clientes, além de compartilhar novidades e ganhar reconhecimento no setor é essencial.
A seguir, revisaremos alguns aspectos importantes a serem considerados para obter sucesso nas redes.
Conheça o uso de cada rede social
Uma das coisas mais importantes é entender para que serve e as características de cada rede social. Como você pode imaginar, nem todas são iguais e existem muitas.
Diferenciá-las ajudará você a escolher as melhores para sua empresa. Vamos revisar o uso das principais redes sociais para que você identifique quais podem ser utilizadas para a estratégia da sua empresa.
O Facebook é a rede social com milhões de usuários. Você pode criar uma página oficial do seu negócio com informações sobre a sua marca e sobre o que você vende, por exemplo, se oferece serviços ou aquele sistema pdv frente de caixa que otimiza o tempo e tarefas para muitas empresas (localização da loja física, horário de funcionamento, etc.), onde você pode divulgar novidades, lançamentos, oferecer atendimento e anunciar para atingir mais pessoas.
No Facebook você pode fazer upload de seus produtos e conectar a loja do Facebook com sua loja online para vender mais.
Essa rede é ideal para posicionar sua marca e saber o que seus usuários falam sobre você (permite também monitorar).
O Twitter funciona como um meio de informação de alta velocidade, a tal ponto que muitos meios de comunicação tradicionais o utilizam como fonte de informação para detectar notícias ao vivo (por exemplo, em manifestações, guerras, acidentes, etc.)
O conteúdo no Twitter é classificado por relevância, idade (mais recente), engajamento e de acordo com os gostos passados e presentes das pessoas.
Uma rede focada no visual 100%. O Instagram permite que você compartilhe imagens e vídeos curtos para envolver sua comunidade. Essa rede é perfeita para divulgar seus produtos, lançar enquetes, fazer transmissões ao vivo para compartilhar um lançamento, criar dinâmicas para distribuir produtos e assim atingir mais pessoas, etc.
Um recurso que está bombando nessa rede social são os Reels, vídeos curtos que podem ser facilmente editados no app e adicionar músicas, efeitos e muito mais. Compartilhar informações ou dicas nesse formato é um excelente exemplo de aproveitamento do Instagram.
Usar hashtags e adicionar atributos às imagens ajuda a alcançar mais pessoas. Pode-se dizer que o Instagram integra muitas funções na mesma rede.
TikTok
Essa é a nova rede social que veio para movimentar a forma como interagimos e consumimos conteúdo em nossos celulares.
TikTok permite que você compartilhe vídeos em formato vertical e receba muitas visualizações porque seu algoritmo recomenda os vídeos e não há nada além de vídeos.
Isso incentiva a interação e, quando um vídeo se torna viral ou tendência, os usuários tendem a replicá-lo por meio de desafios. Assim como no Instagram, o uso de hashtags faz parte da estratégia.
É um aplicativo de mensagens onde você pode adicionar contatos e trocar mensagens. A versão empresarial ou mais conhecida como WhatsApp Business permite automatizar as mensagens para dar uma resposta imediata aos seus clientes.
No entanto, muitos empreendedores também usam a versão normal para enviar catálogos ou dar atenção em massa por meio de listas de mala direta.
YouTube
É um site dedicado ao compartilhamento de vídeos com uma ampla variedade de temas e técnicas de comunicação. No YouTube podemos encontrar vídeos tutoriais (os mais famosos e úteis para os usuários) tanto cápsulas, vlogs, filmes e videoclipes e muitos outros.
Esta plataforma permite que as pessoas interajam com um vídeo através de comentários ou avaliações “Gostei deste vídeo” e “Não gostei deste vídeo”. As métricas e resultados de cada vídeo ajudam a posicioná-lo no YouTube para que chegue a mais pessoas e, caso o vídeo seja monetizado, receba o pagamento pelas visualizações.
Uma rede social profissional e networking. O LinkedIn permite que você crie um perfil comercial para dar as notícias mais relevantes e que o setor tenha visibilidade delas. Por outro lado, você pode divulgar vagas em sua empresa e interagir com seus funcionários.
Esta rede não funciona para todos os tipos de empresas, pois é altamente focada em tecnologia, varejo, recursos humanos, marketing (digital e tradicional) e outros setores de serviços.
A utilização das redes sociais, como podemos observar, são muito benéficas para todas as empresas da atualidade, comece agora mesmo com sua estratégia nas redes sociais e aumente seu faturamento.