A odontologia é uma área que abrange tratamentos para todas as idades. Desse modo, a odontopediatria infantil é indispensável, pois é nesse período onde a arcada dentária está se desenvolvendo, o que pode trazer consequências também na vida adulta.
Assim como para pessoas adultas, na infância há tratamentos específicos que não devem passar batido.
Se você quer entender quais são os principais tratamentos da odontologia para as crianças, continue a leitura!
Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?
Muitos pais se perguntam qual o melhor momento para iniciar as consultas dos pequenos com o dentista, onde alguns acabam atrasando essas idas ao profissional, podendo até mesmo dificultar tratamentos que poderiam ser simples.
A verdade é que as consultas na clínica odontopediatria devem iniciar desde muito cedo, levando o bebê a partir dos seis meses aos sete meses de vida.
Isso acontece, pois antes mesmo dos dentes erupcionarem, os profissionais orientam a limpeza da cavidade oral, assim evitando a formação de cáries, que podem surgir até mesmo nos pedacinhos de dentes.
Qual a importância da odontologia infantil?
A odontologia pediátrica tem uma grande importância na formação dos primeiros dentinhos do bebê e na formação dos dentes decíduos das crianças um pouco mais velhas.
As consultas em clínica de dentista na infância podem prevenir diversos problemas na cavidade oral que podem prejudicar mais frente, sendo assim os principais são:
- Previne intervenções cirúrgicas no futuro;
- Previne o aparecimentos de cáries;
- Previne o nascimento de dentes desalinhados;
- Evita complicações de doenças bucais.
Há casos comuns de crianças que não utilizaram aparelho de dente na infância, assim necessitando de outras intervenções cirúrgicas na vida adulta, como por exemplo a cirurgia ortognática.
Na infância fica tudo mais fácil de ser resolvido, para que não haja necessidade de cirurgia ortognática, o profissional utiliza um aparelho extrabucal onde é possível deixar os dentes alinhados e a mandíbula no lugar certo.
Com isso, muitas consequências negativas são evitadas, pois é no período da infância que os ossos estão em formação, dessa forma a simplicidade do tratamento é incomparável.
A cárie é uma doença bucal comum, e atinge todas as idades, porém na infância ela é mais recorrente, devido ao consumo excessivo que as crianças fazem de doces e carboidratos.
O açúcar é uma substância que leva à proliferação de bactérias na boca, e com esse aumento potencializa o risco de cáries. Geralmente, as crianças tendem a não priorizar a higiene bucal. Com isso, os pais devem se atentar para que haja uma boa escovação, evitando doenças bucais.
Outro fator que faz parte da importância da odontologia infantil são quando a criança ainda possui os dentes de leite, entretanto os dentes permanentes já estão dando as caras.
Para saber se tudo está indo bem, ou seja, se os dentes estão se formando alinhados e sem prejudicar a arcada dentária, é preciso um exame para ver como eles estão.
Devido a isso, a procura por radiografia panorâmica valor tem crescido, pois ela é capaz de identificar se tem algum dente que irá prejudicar a cavidade bucal, podendo estar desalinhado ou empurrando os outros, os entortando.
Tudo que pode ser cuidado na época da infância e adolescência será um procedimento mais tranquilo, além de evitar procedimentos invasivos no futuro.
Quais os procedimentos e tratamentos odontológicos mais realizados na infância?
Sabendo da importância da odontologia infantil e de quando iniciar as consultas com o dentista infantil, separamos os tratamentos mais realizados na infância, sendo:
- Aplicação de flúor;
- Profilaxia – limpeza profissional;
- Aparelhos ortodônticos;
- Extrações;
- Restaurações.
O flúor é um componente importantíssimo na infância, ajudando no combate a cáries e no fortalecimento dos dentes. Ele deve ser feito no consultório dentário, com auxílio do dentista para utilização da quantidade certa.
Quando acontece a cárie, é preciso restaurações à base de resina, assim retirando a inflamação do dente para evitar um dano maior.
Em alguns casos é preciso extrações dos dentes decíduos, ou seja o dente de leite que não caiu de forma comum.
Assim como os adultos, as crianças devem também realizar a profilaxia de seis em seis meses, para retirar o tártaro, evitando o aparecimento de doenças bucais como cárie e gengivite.
Os aparelhos ortodônticos são bem comuns durante a infância, como dito anteriormente sendo o melhor momento para o tratamento por motivo dos ossos estarem em formação.
Esses aparelhos podem ser vários, ou seja dependendo de como os dentes se encontram, pode ser um tratamento rápido ou demorado.
Agora que você já sabe os principais tratamentos odontológicos na infância, e como a ida ao dentista é importante nessa fase, não deixe de levar os pequenos para consultas periódicas, auxiliando no combate a cáries e complicações dentárias futuras.