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Guia de marketing digital para imobiliárias

Recentemente, o setor imobiliário passou por diferentes cenários de crise, inflação, taxas de juros e desemprego. É por isso que o marketing digital deve ser totalmente explorado pelos negócios que atuam nessa área.

No entanto, otimistas ou não, há sempre a certeza dos grandes desafios que esta região impõe. Isso não é surpreendente, pois muitas das perspectivas para o setor imobiliário tornaram-se instáveis. 

Afinal, se a economia e o mercado estiverem bem, a competição por construtoras ou imóveis aumentará. Da mesma forma, se o mercado estiver em declínio, as empresas dedicam-se ainda mais esforços para promover e superar obstáculos.

Com isso, esses dois cenários compartilham a mesma necessidade, as empresas do setor devem desenvolver estratégias para se destacar e vender mais. A sorte é que o marketing imobiliário foi aprimorado pela ascensão da internet.

Dessa forma, assim como uma empresa especializada em limpeza de telhados, as imobiliárias podem se beneficiar muito de utilizar o marketing digital a seu favor.

Então, este artigo discutirá as principais estratégias de marketing imobiliário na era digital, seu significado, necessidade, tendências atuais e principalmente por que o Inbound Marketing é considerado um complemento ideal para aprimorar as táticas de vendas.

Porque as imobiliárias devem aplicar o marketing?

É possível que essa seja uma dúvida frequente entre as empresas atualmente. Afinal, o digital aumentou a disputa pelo reconhecimento de empresas como as de limpeza de granito preto e de diversos outros segmentos.

Aqueles que estão envolvidos no setor imobiliário experimentam isso mais do que qualquer outra pessoa, afinal a procura por imóveis se tornou ainda mais volumosa.

Com isso, fica evidente que não existe mais uma fórmula de venda de imóveis que exigia prioritariamente o perfil de um corretor de imóveis. Hoje, é preciso ir além para atrair e conectar clientes. O que é possível com táticas de marketing digital.

Se os corretores ainda duvidam da necessidade do marketing imobiliário em sua organização, é preciso explorar os aspectos mais profundos do assunto.

Os principais desafios que enfrenta hoje, as tendências futuras e os benefícios do marketing imobiliário devem ser avaliados como forma de melhorar a operação de venda dos imóveis, gerando assim mais lucro para a organização.

Quais as vantagens do marketing imobiliário?

A utilização inteligente dos recursos financeiros e a mensuração precisa dos resultados estão entre os principais benefícios do marketing imobiliário. Porém, ainda existem outros significativos, como:

  • Construção de autoridade;
  • Baixo custo;
  • Vantagem competitiva;
  • Aumento de receita.

Por exemplo, o marketing digital aplicado ao setor imobiliário pode informar quantas pessoas visitaram suas páginas e quais assuntos foram os mais acessados. Esta é uma chance excepcional de compreender as ações de marketing e suas consequências.

Além disso, é possível determinar quais campanhas de mídia paga são mais eficazes em termos de geração de leads para corretores e até vendas.

Esse tipo de informação pode ser usado para desenvolver estratégias eficazes para atrair mais clientes, uma vez que o corretor entende o que é mais importante. Essa estratégia visa reduzir custos e aumentar o retorno.

8 estratégias de marketing imobiliário

Para garantir que o marketing imobiliário seja eficaz, é preciso estabelecer alguns pontos que irão auxiliar para que tudo saia como planejado.

Com isso, algumas estratégias podem facilitar muito o processo de marketing do setor imobiliário. As principais estratégias são:

Vídeo marketing

A utilização de vídeos em estratégias de marketing digital e inbound marketing tem sido considerada uma tendência por especialistas em curso de combate a incêndio florestal e outras áreas em todo o mundo.

Segundo o Google, mais de 50% dos internautas pesquisam vídeos de produtos e serviços antes de visitar uma loja. Se uma empresa produzir vídeos que discutam apartamentos, bairros e outras dúvidas dos leads, isso aumentará as chances de concluir uma venda.

Além disso, a capacidade de acelerar o processo de tomada de decisão e gerar uma quantidade significativa de receita e autoridade sobre os concorrentes.

Interação com a realidade virtual

Como resultado, a realidade virtual tornou-se ainda mais popular no setor imobiliário. Em última análise, essa tecnologia facilita a substituição de interações face a face.

Esse tipo de estratégia visa gerar novas experiências para os clientes e também agilizar um dos processos mais demorados do setor imobiliário, que é encontrar uma data disponível para visitar um imóvel e inclusive já pode ser usada em serviço de portaria virtual.

Estratégia de mídias sociais

É fundamental estar presente onde clientes estão, mas isso deve ser feito de forma estratégica. Alcance, engajamento, relacionamento, autoridade de marca são alguns dos benefícios e fatores decisivos das redes sociais para as empresas.

Além disso, dependendo dos objetivos da empresa, a mídia social pode ser considerada um canal estratégico para publicação ou criação de conteúdo sobre os mais diversos assuntos, desde banho de ouro em inox, até produtos para animais de estimação.

O mercado imobiliário também é conhecido pela quantidade de eventos e feiras, as redes sociais podem ser utilizadas tanto para divulgação quanto para cobertura ao vivo.

Há também o potencial de mensuração de resultados nas mídias sociais, o que facilita a observação do conteúdo produzido e a reação do público para otimizar as ações.

Anúncios pagos

Promover anúncios e eventos é essencial para uma estratégia de marketing digital. Quando se trata do mercado imobiliário, existe mais um recurso decisivo: a localização geográfica.

O Google vem falando há algum tempo sobre como as pesquisas por termos como “aluguel de escora de laje perto de mim” estão crescendo. Com isso, o setor imobiliário pode se beneficiar muito com uma segmentação mais precisa.

Como o nome sugere, a segmentação geográfica permite segmentar eventos virtuais com base na localização de um usuário. Assim, as empresas ganham maior confiança ao direcionar seus anúncios para o público ideal que busca imóveis em determinada área.

Produção de conteúdo

Elaborar conteúdo útil que apoie uma persona em sua jornada, aborde suas preocupações e auxilie no processo de tomada de decisão é uma das principais premissas do marketing de conteúdo.

Os corretores sabem melhor do que ninguém que locatários ou compradores enfrentam diversos desafios para encontrar a melhor localização.

Ao produzir conteúdos sobre as melhores localizações, dicas de quais imóveis alugar ou comprar e até sobre aspectos de segurança como controle de acesso automatizado podem ajudar neste processo, assim a imobiliária ganhará vantagem e autoridade.

Mais do que apenas uma tática, o marketing de conteúdo tornou-se um investimento necessário que compensa muito as empresas.

Por exemplo, segundo algumas pesquisas, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera cerca de 3 vezes mais leads para as empresas.

Além disso, o marketing de conteúdo é um dos três pilares do inbound marketing. Uma abordagem que continua a desenvolver-se e é cada vez mais valorizada entre as empresas, principalmente do setor imobiliário.

Conhecer bem o público-alvo

Sempre é mais fácil vender para quem está disposto a comprar e partindo dessa premissa, o marketing imobiliário de uma empresa deve buscar converter o interesse de seu público-alvo.

Se o negócio ainda não desenvolveu uma persona, é preciso certificar de fazer perguntas que irão ajudar neste processo ao longo do caminho, assim como foi feito em uma empresa especializada em endereço fiscal para abertura de empresa.

Dessa forma, é possível saber quais tipos de conteúdo eles preferem consumir, em quais redes sociais estão mais presentes e quais são seus objetivos na hora de escolher um apartamento.

Investir em otimização mobile

Vivemos em uma era mobile-first, onde plataformas como celulares e tablets estão mais presentes no dia a dia das pessoas do que nunca.

A atividade de tráfego pago, por exemplo, com base no perfil da persona, pode influenciar os  potenciais clientes quando eles acessam seus celulares

Portanto, o marketing imobiliário deve levar isso em consideração e não ignorar esses canais móveis ao planejar uma mudança.

Estratégia de inbound marketing

O inbound marketing tornou-se a solução ideal para gerar resultados no setor imobiliário e muitos outros segmentos que estão buscando a captação constante de clientes.

Ao contrário do que muitos podem pensar, justamente pela natureza do segmento, com contas maiores, prazos de negociação mais longos e vendas complexas, uma abordagem inbound parece ser uma solução.

A estrutura tem como foco atrair, educar e qualificar potenciais clientes e relacionamento com clientes, facilitando o processo de compra, venda e locação de imóveis.

Além disso, o processo de tomada de decisão no setor imobiliário é demorado e desafiador. É por causa de decisões alongadas que a estrutura e as etapas do inbound marketing ajudam e geram resultados.

Considerações finais

A importância da geração de leads para o marketing imobiliário torna-se aparente. Uma estratégia focada em captar os contatos menos interessados ​​no negócio é onde tudo começa.

A partir daí, o marketing busca desenvolver ações de qualificação, relacionamento e nutrição, o momento certo para encaminhar potenciais clientes para comprar ou alugar imóveis.

Além disso, quando as barreiras para geração de leads e construção de uma boa base de leads são quebradas, o setor imobiliário tem muito a ganhar. É por isso que devem investir em estratégias de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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