A maioria das pessoas acaba gastando um precioso tempo procurando ou projetando a casa perfeita. Ela terá uma instalação de spda? E portas de madeira? Ou uma varanda para descansar durante a noite? Todas as pessoas que desejam comprar ou construir uma casa acabam se deparando com essas questões.
Localização, preço, tendências de mercado e etc, tudo isso precisa ser levado em consideração no meio deste processo tão importante na vida das pessoas. Além disso, cada comprador tem uma lista de desejos, bem como características que gostaria de visualizar em sua propriedade, afinal, em um investimento tão alto, é importante conseguir conquistar tudo como a gente sempre sonhou, não é mesmo?.
Embora tudo isso envolva várias escolhas importantes, uma das primeiras decisões que precisam ser tomadas é: comprar uma casa ou construir uma nova? O que seria mais vantajoso e econômico? Para entender melhor cada uma das possibilidades, fizemos este texto e apresentamos agora para você! Então, continue com a leitura.
Comprar uma casa
Tão fundamental quanto um armário de aço 2 portas para o setor administrativo de uma empresa é saber que, ao comprar uma casa, você terá conveniência e custo. Em contrapartida, precisará de um profissional experiente para ajudá-lo nessa escolha, para isso será necessário contratar os serviços de uma imobiliária ou até mesmo de um corretor de imóveis.
Isso tem a ver com achar as propriedades adequadas, orientar nas negociações e na papelada (que não será pouca). O trâmite pode ter certa demora, mas é fato que, depois que sua oferta for aceita, bastará apenas colocar as mudanças ‘para dentro’ e pronto!
Ou seja, caso tenha pressa para sair de um local e se alocar em outro, a aquisição de uma casa ou apartamento é o mais coerente para você. Outra razão pela qual a compra é viável, é porque, às vezes, não há mais terrenos em um determinado bairro que esteja perto do trabalho, da escola de seus filhos ou de amigos e familiares, ou seja, na aquisição de uma casa essa seria uma preocupação a menos.
Gosta de plantas, quintal com jardim e etc? Quem sabe não adquira uma casa que contenha tudo isso e você não precise gastar ainda mais com isso. Por outro lado, a desvantagem mais significativa tem a ver com a chance de não encontrar aquilo que deseja.
Às vezes, a planta apresenta apenas um andar e você gostaria de um sobrado.
Construir uma nova casa
Ao construir uma casa você não tem a comodidade e a rapidez do caso citado acima. Tudo porque, além de procurar um terreno, precisa levar em consideração o tempo para a aquisição dos materiais, de encontrar um profissional adequado e todos os outros detalhes referentes à obra.
É possível se juntar a um estabelecimento já desenvolvido, mas isso limita as escolhas. Quer mais? Assim como um mecânico automotivo deve estar atento ao melhor modelo de compressor de ar industrial, você também precisa verificar se o bairro oferece acesso a água e esgoto ou mesmo se o terreno contém algum tipo de licença específica.
A grande vantagem é que você tem muito mais chances de conseguir exatamente o que deseja. Para muitos, esse fator já é suficiente. Imagine, então, se na redondeza houvesse um espaço para descarte de lixo eletrônico, seria incrível, não é mesmo? Principalmente se você for uma pessoa engajada com causas de sustentabilidade e meio ambiente.
Ainda assim, existem outras vantagens, como a capacidade de moldar sua casa com ferramentas que reduzam os gastos com energia, além de saber os tipos de fiação para aquecimento, ventilação e resfriamento (ao adquirir a casa de terceiros, é quase certo que o novo proprietário não saberá como foram feitas essas ligações).
Outra vantagem? Casas mais antigas podem vir com muito mofo, cupim e etc e ninguém quer isso, não é mesmo? E se a família tiver consciência ambiental, preferirá que todos os acessórios sejam mais sustentáveis a curto, médio e longo prazo.
Por isso, vale a pena investir em automação residencial e energia solar. Mesmo que os custos iniciais sejam elevados, recuperar esse investimento é fácil, ao mesmo tempo, é certo que terá lucros mais significativos com a revenda.
Uma casa mais nova geralmente é mais atraente para a maioria das pessoas e exigirá menos reparos e menos manutenção (se formos colocar como comparação, é igual a um carro novo e outro mais antigo). Lembre-se também de colocá-la no seguro, pois se por acaso algo der errado, o responsável terá cobertura e menor dor de cabeça.
Agora é hora de saber quais dessas possibilidades se encaixam melhor no seu planejamento atual.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre a compra ou construção de uma casa? Então, conte para gente nos comentários e não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog e compartilhar em todas as suas redes sociais. Até a próxima!