O funil de vendas é uma importante ferramenta para a estruturação de estratégias de marketing de uma empresa, uma vez que ele consegue acompanhar toda a jornada de compra de um cliente.
Dessa forma, desde a compra de cabos elétricos até o primeiro contato com a marca podem ser acompanhados pelo funil de vendas e melhor estruturados para auxiliar o potencial consumidor.
Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o funil de vendas e como você pode utilizá-lo em sua empresa.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico que possui a capacidade de mostrar a jornada de compra do cliente, acompanhando todos os passos necessários para que ele decida adquirir o seu produto ou serviço.
O funil é formado por um conjunto de etapas e gatilhos mentais que possuem o objetivo de proporcionar algum suporte ao seu público-alvo durante a sua jornada de compra dentro de uma organização.
Com isso, é possível efetuar as ofertas e promoções em momentos certos aos clientes, aumentando a sua chance de conversão de um produto.
Por exemplo, uma pessoa que ainda não conhece a qualidade dos fios e cabos elétricos que você fornece, mesmo sendo o seu público-alvo, pode não demonstrar interesse ao visualizar uma promoção em sua loja.
Nesse caso, a melhor estratégia seria mostrar ao cliente quem você é e quais são os produtos que você disponibiliza no mercado, mostrando a sua marca e o que a diferencia da concorrência.
Entretanto, se um potencial cliente já obteve muitas interações com você e já conhece o seu diferencial, ele pode estar apenas esperando pela melhor oportunidade de compra para enfim adquirir o produto.
Como você pode perceber, o funil de vendas possui uma grande relevância, auxiliando a equipe de vendas e de marketing a efetuarem diferentes abordagens a depender do momento em que o potencial consumidor está em relação à sua jornada de compra.
Como utilizar o funil de vendas?
O funil de vendas é um guia para a jornada de compra do consumidor e, como você pode observar, tem uma grande importância no intuito de persuadir o cliente.
Com isso, o funil de vendas pode ser dividido em algumas etapas, a depender do momento de compra que o cliente está, onde elas podem ser:
- Topo do funil;
- Meio do funil;
- Fundo do funil;
- Compra do produto ou serviço.
Essas são as etapas do funil de vendas, onde a sua utilização pode proporcionar grandes resultados para a sua empresa.
Topo do funil
O topo do funil representa a fase de aprendizado e descoberta do potencial cliente em sua etapa de compra, onde o potencial consumidor pode nem ao menos saber que possui um problema, que ele pode ser solucionado e que a sua empresa pode fornecer isso a ele.
Essa é uma etapa de descoberta, onde o cliente pode pesquisar “sulfato de zinco fertilizante preço”, por exemplo, e se deparar sem querer com a sua empresa.
Nesse momento, o seu dever é o de conscientizar o cliente de que ele possui um problema e que ele pode ser solucionado.
Para que isso aconteça, você pode disponibilizar e-books sobre o tema, infográficos e muitos outros conteúdos gratuitos com intuito informativo.
Ao disponibilizar esse material, você deve solicitar apenas o preenchimento de um formulário em troca, onde o usuário pode passar dados relevantes, como o seu nome completo, idade, e-mail para receber o conteúdo entre outras informações.
Com isso, o internauta que descobre a sua empresa sem querer acaba conhecendo a sua marca, passando os seus dados para uma lista de contato e se tornando um lead, ou seja, um potencial cliente do seu produto.
Meio do funil
Nessa etapa, o potencial cliente já identificou o problema, mas ainda está em busca de uma solução para ele.
Nesse momento você deve mostrar diferentes soluções para o cliente, como demonstrar que um inversor de frequência 3cv, por exemplo, pode ser a melhor solução.
Fundo do funil
Nesse momento, o cliente já conhece o problema e a solução, basta agora mostrar a ele que a sua solução é a melhor do mercado. Com isso, você deve mostrar a qualidade do seu produto e também disponibilizar ofertas e promoções que ativem o gatilho de compra dele.
Compra do produto ou serviço
Por fim, existe a etapa de compra, onde o cliente conhece o problema, a solução e decide que o seu produto é o melhor para ele.
Com isso, é possível vender desde um servo motor industrial até um livro, acompanhando a jornada de compra do potencial cliente e o conduzindo até a etapa de compra da melhor maneira possível.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.