Consultas periódicas e acompanhamentos médicos são essenciais para que tudo esteja em seu devido lugar e a saúde em dia. Assim como o corpo no geral, a região também precisa de seus cuidados específicos, sendo necessário sempre estar em dia com o convênio odontológico.
Para se ter uma saúde totalmente em dia é necessário que todas as regiões do nosso corpo estejam funcionando cem por cento bem.
Apesar da higienização conseguir manter nossa boca limpa ao menos de maneira superficial, ela por si só não garante uma saúde bucal total, isso porque existem condições dentais que nem mesmo o uso da escova ou fio dental, itens indispensáveis na nossa rotina, podem garantir essa limpeza cem por cento efetiva.
O acompanhamento rotineiro com o dentista te possibilita identificar e também realizar o tratamento correto de condições como as placas bacterianas ou mesmo o tártaro. Isso sem falar das doenças bucais, como halitose, periodontite e cáries.
A forma mais tranquila de garantir que o acompanhamento seja feito de maneira ininterrupta é através dos planos odontológicos.
Ou seja, um serviço que você contrata e diferentes tipos de clínicas e atendimentos ficam a sua disposição.
O funcionamento desses planos é muito similar e, por vezes, igual ao plano de saúde tradicional. Consequentemente, existem convênios de todos os tipos e com os mais variados perfis, aumentando muito o número de possibilidades a ser escolhida.
Cobertura de um plano odontológico
Uma das questões mais importantes a ser levada em conta antes de fazer aquisição de um plano odontológico, deve ser o que ele cobre, quais tipos de exames e consultas estão incluídos no seu convênio.
A resposta para essa questão se dá na determinação da Agência Nacional de Saúde, ANS, que dita como procedimentos mínimos oferecidos por um plano dentário alguns pré-requisitos, ou seja independentemente do nível do seu plano, ele certamente terá os seguintes serviços:
- Serviços de urgência e emergência;
- Consulta e limpeza;
- Exame radiológicos;
- Serviços periodônticos
- Odontopediatria;
- Tratamento de canal e colocação de próteses;
- Determinadas cirurgias;
Apesar da lista de serviços básicos serem extensas e normalmente eles serem o suficiente para lidar com boa parte dos casos, não é incomum que serviços não listados também sejam cobertos pelo plano. Ainda que nesse caso apenas uma porcentagem do valor do exame seja coberta pelo convênio.
Além dos serviços citados, é comum que um convênio odontológico ofereça também uma lista com as clínicas que estão credenciadas por aquela rede.
Fora esses serviços, você também pode encontrar como parte do seu plano o fornecimento de remédios, mas esse já é um caso muito específico, não são todos os planos que trabalham com esse tipo de método.
Também é comum que planos de serviços não cubram exames com finalidade puramente estética. Porém existem alguns casos em que serviços estéticos como facetas dentais e botox podem ser feitos e parcelados junto a mensalidade do plano, evitando débitos com o fornecedor do plano e, consequentemente, não compromete tratamentos em processo.
Funcionamento de um plano odontológico
Ainda que a opção que você escolheu seja o melhor plano dentário disponível, existem algumas questões contratuais que dificilmente mudam de uma opção para outra. Essa padronização faz com que de certa forma os planos sejam ao menos similares.
Já na questão de valores, os preços médios da contratação de um plano costumam estar entre R$23 e R$125 mensalmente, sendo essa uma das condições que mais variam entre os convênios, principalmente por conta do nível do plano escolhido pelo paciente.
Outro fator que pode se diferenciar de um plano odontológico para outro é o período de carência. Sendo que em alguns é possível iniciar os tratamentos minutos após a contratação do serviço odontológico, enquanto em outros é preciso esperar ao menos um dia útil.
Essa é uma maneira que as empresas encontraram de evitar que indivíduos contratem um plano odontológico, realize tratamentos de alto valor no ato de contratação e logo após se desvincule da prestadora de planos.
Ainda sim, todo o processo de contratação de convênios odontológicos, quando não feito ou oferecido por uma empresa, é muito simples, podendo inclusive ser feito em casa, através dos sites das prestadoras de serviço odontológico.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.