O que seria de uma empresa sem um bom líder por trás? Como seria o desempenho de uma corporação sem ter um grande chefe encarregado de tudo? É só pensar em um navio sem seu capitão, um time de futebol sem seu treinador, um filme sem seu diretor ou um avião sem o seu piloto, acredite, tudo fica muito mais complicado na ausência de uma dessas figuras.
Porém, não basta apenas liderar, é preciso ter uma alta performance, ser aquela pessoa que é ovacionada, que todos batem palma, e que serve de inspiração para os demais que estão ao redor, além da liderança, é necessário que ela seja, de fato, representada por uma boa performance.
Mas como saber se você é daqueles líderes que geram inspiração? Como entender se você é ou não uma referência para os seus colaboradores e as pessoas que estão ao seu redor? Como saber se você está tendo um desempenho tão importante quanto um servomotor dentro de um maquinário de movimentação?
Para descobrir isso, separamos algumas características que correspondem e ajudam a identificar um bom líder, bora conferir se você se enquadra ou não dentro desse perfil? Então vamos lá!
O que é a liderança de alta performance?
Como citamos acima, liderar não é uma tarefa fácil, porém, em contrapartida, acaba sendo uma ação essencial dentro de qualquer empresa, todo mundo precisa de um bom líder, mas mais do que isso, precisa de alguém que possua um alto desempenho.
Podemos descrever um bom líder como aquele profissional que consegue extrair o máximo de cada pessoa individual e coletivamente, aquele que se torna referência no assunto e que consegue guiar a todos para os seus resultados mais eficientes.
Muitos até podem se enquadrar como líderes, porém não possuem o mesmo comportamento e nem o mesmo desempenho, sendo assim, uma alta performance está diretamente relacionada aos resultados, como o número vendido de toldo articulado no mês ou o crescimento da sua marca dentro do mesmo período.
Abaixo, separamos as principais características que ajudam a identificar um bom líder, confira e veja se você se enquadra!
Sabe explorar o potencial de cada um
Um bom líder sabe, acima de tudo, explorar o potencial individual de cada colaborador e fazer com que essa pessoa renda muito bem individualmente, sendo assim, uma boa liderança está diretamente vinculada ao crescimento de cada indivíduo dentro de uma empresa.
Um bom líder deve saber explorar os pontos fortes e fracos de cada pessoa, além de conseguir focar e diferenciar cada um que trabalha ao seu redor, a alta performance está diretamente relacionada ao quanto que a pessoa consegue crescer individualmente.
Sendo assim, um líder é capaz de identificar e explorar o potencial individual, fazendo com que o seu trabalho seja aumentado e aperfeiçoado, sabendo lidar muito bem com as pessoas e fazendo uma ótima gestão humana personalizada.
Faz com que o coletivo se destaque cada vez mais
Além de trabalhar o individual, um líder também faz com que o coletivo consiga se destacar cada vez mais, toda boa liderança é capaz de assumir as rédeas da situação e fazer com que o trabalho em conjunto possa se sobressair em comparação ao individual.
Afinal, assim como uma porca gaiola sozinha não monta um móvel, um só colaborador não muda totalmente uma empresa, e um líder consegue trabalhar as forças conjuntas de maneira com que seja aperfeiçoado não só o desempenho individual, mas também o funcionamento coletivo da corporação.
Lembre-se, o bom desempenho de um líder está vinculada ao desempenho de quem ele lidera, então é preciso ter um coletivo forte, com colaboradores fortes para de fato, você se destacar.
Melhoria na performance e nos objetivos empresariais
Como citamos durante a descrição, o que determina o líder de grande desempenho são os resultados, sendo assim, a melhoria na performance e nos objetivos empresariais impactam diretamente o desempenho de um bom líder.
Se o seu negócio começa a se desenvolver melhor, ter resultados mais amplos e coesos, e começa a ganhar mais destaque, com objetivos e metas concluídas. E mais eficiente, isso significa que o líder consegue conduzir os colaboradores para o sucesso.
Sendo assim, aqui é preciso que o líder tenha tomadas de decisões rápidas e assertivas, saiba priorizar os interesses da empresa, e consiga balancear o individual e o coletivo que listamos acima.
Uma liderança depende dos seus resultados, então se você consegue extrair o melhor possível e ter bons números dentro do seu negócio, isso significa que está indo pelo caminho certo.
É mais que um líder: se torna uma referência
Por fim, um líder se torna mais do que uma simples figura de liderança, ele se torna uma referência. Se você de fato quer saber se está performando bem, comece a fazer pesquisas, coletar feedbacks e entender o que as pessoas que olham de fora, falam sobre o seu desempenho.
Assim como uma pintura epóxi, é preciso entender se você consegue se destacar ou não, como os colaboradores te enxergam e se você realmente é um exemplo a ser seguido, quanto mais as pessoas te admiram e te tem como referência, melhor pode ser o seu desempenho.
Então fique de olho e entenda se você é apenas um líder comum, ou se de fato, se tornou algo além para o seu público, como uma figura inspiradora e que consegue melhorar a sua atuação cada vez mais.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.