Falar sobre estratégias de marketing e não citar um mailing, que pode ser construído com a ajuda de uma landing page, por exemplo, é o mesmo que prezar por segurança e não fazer a Blindagem automotiva de seu veículo.
Muitos podem acreditar que o email é ‘coisa do passado’, mas saiba que ele pode fazer com que seus lucros evoluam de uma maneira que jamais imaginou. Ficou curioso e deseja compreender melhor? Então, siga conosco.
O que é mailing?
Atualmente, o marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa para as empresas, que utilizam diversos meios para se comunicar com seus clientes e potenciais consumidores.
Como mencionado acima umas das estratégias mais eficazes é o mailing, que nada mais é do que uma lista de endereços de e-mails de pessoas que se cadastraram para receber informações e novidades sobre determinado assunto ou produto.
Essa ferramenta pode ser direcionada para públicos específicos, de acordo com seus interesses e comportamentos. Ou seja, porque não personalizar as mensagens, tornando-as mais atraentes e aumentando as chances de conversão em vendas?
Comparativamente, se sua marca está com a saúde financeira em frangalhos, é possível colocar uma espécie de Oxigênio Medicinal para ajudá-la a respeitar com mais facilidade. Basicamente, basta coletar os dados dos usuários e armazená-los em um banco de dados, que será utilizado para envio de mensagens em massa.
No entanto, é importante ressaltar que isso tudo deve seguir normas éticas, respeitando sempre as leis de privacidade e proteção de dados pessoais. Pense sempre que esses detalhes devem ser relevantes e interessantes para o público-alvo, evitando o envio excessivo de spam e a baixa taxa de abertura dos e-mails.
O mailing é necessário para pequenas, médias e grandes empresas, e suas vantagens vão além do aumento de vendas. Ele também fideliza quem estiver interessado e promove eventos e lançamentos de produtos.
Mas não para por aí! Pois gera uma análise mais precisa do comportamento dos consumidores, por meio de métricas como taxa de abertura, clique, conversão e descadastro.
Como montar uma lista precisa?
Para que esse recurso chamado mailing seja realmente eficiente, é necessário que seja perfeito, tamanho o nível de exigência e concorrência nos dias de hoje. Ou seja, ele precisa manter-se completo, organizado e segmentado.
E isso é tão imprescindível quanto a montagem de painel elétrico para uma residência. Vamos mostrar como montar um mailing perfeito e, assim, alcançar melhores resultados em suas campanhas de marketing.
Identifique seu público-alvo
Antes de criar um mailing, é importante identificar quem é o seu público-alvo. Quanto mais detalhado for o perfil dos seus clientes ou leads, mais fácil será para que o caminho siga sem grandes percalços.
Quando tudo isso é colocado em prática, os textos saem com mais facilidade, atingindo o ponto chave para que as pessoas se tornem fiéis a você. Em seguida, chega a hora de coletar os dados.
Colete os dados dos clientes
Depois de identificar o público-alvo, é hora de coletar os dados. Dentre os mais importantes, temos: o nome, o e-mail e o telefone. Mas é interessante outros, como: idade, sexo, localização, interesses, entre outros.
E não se esqueça de mantê-los atualizados. Tudo porque, isso irá garantir que suas mensagens cheguem aos destinatários corretos. Verifique regularmente se há mudanças de e-mail ou telefone, e atualize conforme necessário.
Segmentação
A segmentação é um dos pontos mais importantes e, com base nas informações coletadas, é possível dividir os clientes em grupos e enviar mensagens personalizadas para um deles, seja por interesse, faixa etária, localização, entre outros.
Desta forma, você não correrá o risco de enviar conteúdos sobre calça de brim uniforme e sua durabilidade e resistência a rasgos e abrasões para quem está interessado apenas em moda esportiva. Seria dinheiro jogado fora.
Personalização
Além da segmentação, a personalização é outra forma de tornar as mensagens mais eficientes. Isso auxiliará os clientes, pois se sentirão próximos da empresa e propensos a realizar uma ação, como uma compra ou inscrição em um evento.
Todos esses detalhes, em conjunto, transformam as perspectivas da marca e colocam aqueles números que tinha como prioridade no início do ano, como tangíveis e, quem sabe, até com propósito de ultrapassá-los.
Aplicativos que podem ajudá-lo na criação do mailing
O primeiro deles é o Mailchimp, uma das plataformas mais utilizadas quando o assunto é criação de mailing. Tudo porque, possui uma interface simples e intuitiva, que oferece uma série de recursos, como modelos de e-mails, automação de campanhas, análise de resultados e integração com outras ferramentas.
Em seguida, a HubSpot é uma concorrente e tanto, já que briga de igual para igual com a Mailchimp quando o assunto é marketing digital. Por fim, temos a Constant Contact que tem um preço acessível e contempla várias configurações e possibilidades.
Agora é hora de tirar todas essas ideias do papel, escolher qual aplicativo será o seu e conquistar novos clientes e lucratividade.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.