Organização é a palavra de ordem para ter um ambiente limpo e agradável
O dia a dia corrido de trabalho pode fazer com que alguns cuidados relativamente simples sejam deixados de lado. Aí, quando você menos espera, uma mera limpeza vira uma faxina de grandes proporções.
Para evitar que isso aconteça e, de quebra, ainda manter sua casa com tudo em dia, existem alguns cuidados básicos que você pode seguir, que incluem desde a limpeza do chão até a higiene de eletrodomésticos, como a lavadora e secadora.
Nossa missão hoje é ensinar como otimizar a rotina de limpeza da sua casa, de modo a torná-la mais prática e fácil, garantindo mais organização e um ambiente muito mais agradável para se viver.
Organização é a base de tudo
A otimização de uma rotina de limpeza exige, em primeiro lugar, muita organização. Você pode optar por criar um cronograma de limpeza, detalhando o que deve ser feito em cada dia, ou ainda usar o final de semana para fazer tudo de uma única vez. Essa escolha é estritamente pessoal e depende do estilo de vida de cada um.
O que não pode faltar é uma escolha quanto à maneira como você irá realizar todas as atividades que envolvem a limpeza da sua casa: varrer, passar pano, aspirar o pó, lavar diferentes peças de roupa, limpar os vidros e espelhos, passar ferro, espanar os móveis, higienizar corretamente os eletrodomésticos, etc.
Depois disso, é preciso entender as categorias de limpeza de acordo com a frequência de cada atividade: diária, semanal e mensal. A limpeza diária, por exemplo, engloba tarefas mais urgentes, como arrumar a cama, lavar a louça, colocar as roupas usadas no cesto de roupa suja, organizar a casa e aí por diante.
Na limpeza semanal entram atividades, como trocar a roupa de cama e de banho, lavar o banheiro, lavar as roupas e até mesmo fazer aquela faxina mais pesada. Já na limpeza mensal, podemos incluir tarefas que não têm tanta urgência, mas que devem ser feitas, como limpar a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.
Decida o momento ideal para cada tarefa
Considere o momento mais adequado para que você possa fazer a limpeza da casa. Pela manhã, à tarde ou à noite? Ao voltar da academia ou durante o final de semana? Lembre-se de reservar um tempo do seu dia para organizar tudo com mais tranquilidade e sem pressa.
Atente-se para a organização diária
Existem alguns cuidados que você precisa ter todo santo dia e que farão com que o dia da limpeza seja mais leve. Arrumar a cama ao acordar, estender a toalha depois do banho, guardar os calçados no local certo, organizar as almofadas depois de sair do sofá e, é claro, lavar a louça após as refeições são alguns exemplos.
Use a regra do “sujou, limpou”
Uma ideia bastante simples é a regra do “sujou, limpou”, na qual todas as vezes que você sujar um prato, talher ou copo, ou ainda derramar farelo, ou algum líquido na mesa ou no piso, deverá limpar o mais rápido possível. Dessa maneira, você evita o acúmulo de louça na pia e sujeira espalhada pela casa.
Tenha os produtos certos para cada tipo de limpeza
Outro aspecto importante na rotina de limpeza é o uso correto dos produtos. Isso porque cada tipo de material exige um cuidado específico, seja madeira, porcelanato, mármore ou azulejo. Você deve saber quais os produtos indicados para não causar danos aos móveis, revestimentos e eletrodomésticos.
Nada de deixar para depois
Determine a frequência e o momento ideal para fazer cada atividade, seja passar o pano no chão ou fazer a limpeza das pás do ventilador. Quando você se acostuma a deixar tudo para depois, a tendência é que as tarefas se acumulem, tornando a limpeza muito mais pesada e cansativa.