Nos últimos anos, o marketing de influência se tornou uma das principais estratégias para as marcas alcançarem seu público-alvo de maneira eficaz e autêntica. E isso vale para setores tão distintos quanto os de moda ou lixa para massa corrida.
Afinal, em um mundo cada vez mais digital e conectado, é importante encontrarmos formas para nos destacarmos em meio a tantas opções. Ficou curioso e deseja conferir cinco dicas sobre como usar o marketing de influência para impulsionar o seu negócio? Então, continue com a gente.
Identifique os influenciadores certos para a sua marca
O primeiro passo para uma campanha de marketing de influência de sucesso é encontrar os influenciadores certos para o seu negócio. Tudo porque, assim como um conector m12 pode ser anexado com firmeza a sensores ou a cabos já existentes, essas pessoas se encaixarão direitinho naquilo que deseja.
Basta verificar se elas têm o mesmo pensamento de valores e princípios que a empresa. É importante levar em consideração o nicho da sua marca e o público-alvo. Por exemplo, se vende produtos de beleza, pode buscar por influenciadoras especializadas em maquiagem e cuidados com a pele.
Além disso, é importante analisar o engajamento dos influenciadores em suas redes sociais. O número de seguidores é importante, mas não é o único fator a ser considerado. É importante verificar se os seguidores são reais e se o influenciador tem um bom engajamento, ou seja, se suas publicações recebem muitos comentários e compartilhamentos.
De nada adiantatá investir milhares de reais em alguém que tem pouco ou nenhum diálogo ou apenas compra esses seguidores para inflar a sua conta.
Crie uma parceria autêntica
Uma das vantagens do marketing de influência é a possibilidade de criar uma parceria autêntica entre a marca e o influenciador. Comparativamente, assim como uma ventosa de silicone para vidro segura qualquer tipo de objeto, esse item terá força para gerar lucratividade a curto, médio e longo prazo.
Isso significa que a mensagem que está sendo transmitida não soa como um anúncio, mas como uma recomendação genuína do influenciador. Entenda também que é importante que a marca dê ao influenciador liberdade para criar conteúdo de acordo com o seu estilo e a sua linguagem.
E não para por aí, já que ela fornecerá orientações claras sobre o que deseja transmitir, equilibrando e moldando tudo o que deseja em reuniões pautadas no diálogo.
Invista em conteúdo de qualidade
O conteúdo é o coração do marketing de influência. Por isso, é importante investir em textos, infográficos e vídeos de qualidade, que sejam relevantes e interessantes para o público-alvo. Imagine, portanto, o quanto você se beneficiaria ao falar sobre ventosa de borracha e seus benefícios no blog da empresa?
Além disso, lembre-se que essa voz deve estar em linha com os valores da marca. Ou seja, se a sua marca preza pela sustentabilidade, é importante refletir esse valor. Não tenha medo de inovar, já que o diferente lhe trará uma marcação pontual dentre os demais.
Monitore os resultados
Assim como em qualquer estratégia de marketing, é importante monitorar os resultados da campanha de marketing de influência. É importante medir o engajamento, o alcance e o retorno sobre o investimento (ROI).
Uma das formas de medir o engajamento é monitorar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações dos influenciadores. Já o alcance pode ser medido pelo número de pessoas que foram impactadas pela campanha.
Dentro disso, pontuamos três oportunidades para conferir, com mais clareza, esses resultados:
- Defina objetivos claros: Antes de começar a monitorar os resultados, é importante definir quais são os objetivos da estratégia de marketing. Esses objetivos devem ser claros e mensuráveis para facilitar a análise dos resultados;
- Utilize ferramentas de análise: Existem diversas ferramentas de análise disponíveis no mercado que podem ajudar a monitorar os resultados de uma estratégia de marketing. Algumas das mais populares são o Google Analytics e o SEMrush;
- Acompanhe as métricas em redes sociais: As redes sociais são uma parte importante de muitas estratégias de marketing e oferecem diversas métricas, como: número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos.
Crie uma estratégia de conteúdo
Depois de passar por tudo isso, é hora de criar uma estratégia de conteúdo para sua campanha de marketing de influência. Tais detalhes devem maximizar o impacto da mensagem que deseja transmitir. Isso inclui, principalmente, a escolha do formato.
Responda também se ele é relevante para a audiência. No caso dessa parceria com influenciadores, você pode dialogar com eles para desenvolverem ou fornecerem orientação sobre o que deseja que seja criado.
Frise tudo isso em uma planilha, já que essa estratégia precisa de escopo e fortificação ao longo das semanas, meses e anos que forem colocadas em prática. Além disso, que tal investir em profissionais capacitados para este serviço?
Siga todos os detalhes e busque uma maior assertividade na hora desta melhoria.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.