O impacto da inteligência artificial na indústria imobiliária pode revolucionar
Com a grande repercussão que o ChatGPT trouxe para a comunidade tecnológica em geral, milhares de empresas estão buscando conferir de perto quais seriam os impactos caso a inteligência artificial fosse inserida em seus respectivos ambientes de trabalho.
Em muitos casos, é possível notar uma grande melhora nas tarefas, proporcionando aos gestores uma “folga” dos trabalhos manuais e operacionais, deixando, então, seu empenho focado na construção de estratégias e nas soluções de questões que possam estar impedindo suas empresas de crescerem.
Algo interessante é que os benefícios da IA podem chegar até mesmo nos consumidores, por exemplo, uma pessoa que está mudando de cidade e indo morar em Barueri poderá buscar uma casa nesse local sem precisar de total contato com alguém para intermediar a compra da residência. Para conseguir entender melhor, recomendamos que continue a leitura.
O grande impacto da IA na indústria imobiliária
Com tanta inovação que a inteligência artificial poderia trazer para diversos ambientes de trabalho, um dos segmentos que mais iriam se beneficiar, de acordo com alguns especialistas, é o da indústria imobiliária.
Ao analisar a fundo tudo o que o ChatGPT pode fazer, é possível criar diversas possibilidades e cenários nos quais a ferramenta poderá auxiliar na resolução de problemas com maestria. A automação e a melhoria dos processos de trabalho enfrentados pelos corretores imobiliários são apenas alguns exemplos.
As mudanças que podem ser integradas pela IA se mostram promissoras para alguns e bastante preocupantes para outros, já que trazem a possibilidade de, a longo prazo, os profissionais que atuam em algumas áreas serem trocados e, assim, perderem seus empregos. Mas antes de se preocupar à toa, o importante é se informar sobre o assunto e saber se realmente a inteligência artificial poderia trazer preocupações reais para os profissionais de corretagem.
Para tranquilizar os desavisados, a curto e médio prazo, a ferramenta será inofensiva, proporcionando apenas as melhorias que foram citadas e alguns outros benefícios que podem ser vistos na prática. No entanto, a longo prazo, fica impossível de saber ao certo os rumos dessa evolução.
O ChatGPT é uma ferramenta nova e seu verdadeiro potencial ainda não é conhecido por nós. Em razão disso, saber ao certo se essa tecnologia poderia substituir uma consciência humana real é algo extremamente difícil de afirmar.
Como uma das principais funções desempenhadas por um corretor é realizar pesquisa e análise de mercado para fazer uma negociação justa com o cliente, acredita-se que as ferramentas remanescentes no mercado, inclusive o ChatGPT que ainda não mostrou todo seu potencial, não consiga replicar essas tarefas que necessitam de conhecimento do mercado, e claro, algumas habilidades que somente os profissionais qualificados nessa área possuem.
Logo, os impactos da IA na indústria imobiliária trariam apenas benefícios, que iriam gerar uma boa gestão de tempo para os profissionais, não oferecendo nenhum risco real capaz de deixar os profissionais preocupados em perder o emprego.
Lembre-se: as inteligências artificiais são utilizadas de diversas maneiras, e muitas dessas ferramentas conseguem auxiliar os profissionais a alavancarem seu negócio. Portanto, ao utilizar a IA da maneira correta, é possível se sobressair diante dos outros concorrentes e, assim, começar a liderar essa tão concorrida indústria imobiliária.
Todos os suportes oferecidos pelos corretores necessitam do toque humano para uma abordagem interessante ao cliente que está em busca de comprar seu imóvel. É possível dizer, inclusive, que essa abordagem é um fator crucial, que influencia nas decisões de compra. Como a inteligência artificial não possui a competência para trazer um atendimento humanizado para o ambiente em questão, fazer a substituição de um profissional pela ferramenta é algo improvável.