Entendendo as oportunidades e os desafios do marketing médico dentro da área de saúde
A tecnologia está presente em todos os setores, porém, na medicina, as evoluções estão ficando cada vez mais evidentes. Graças às redes sociais que possuímos atualmente, o marketing médico na relação deste com o paciente está ficando cada vez maior.
Com diversas tendências de marketing para essa área, a divulgação dos serviços médicos para o consumidor da saúde vem se tornado uma estatística interessante que mostra quão grandes as tendências nesse setor estão se tornando. Vale ressaltar que muitas mudanças ainda estão por vir em 2023.
O marketing vem auxiliando a carreira médica desde sempre, afinal, ele é o principal meio de divulgação adotado pelos médicos que estão seguindo carreira na área da saúde, e diversos números comprovam isso.
De acordo com um levantamento feito três anos atrás pela Sling Hub, cerca de 542 empresas focadas na área da saúde estavam seguindo as tendências dessa área. No ano seguinte, 2021, essa tendência chegou a duplicar, quando o valor movimentado pelas ações de marketing desse setor atingiu valores exorbitantes que beiram 1,8 bilhões de reais.
Entendendo todo o impacto do marketing médico e paciente
O marketing médico pode trazer diversos benefícios, como instruir o paciente que ele realmente precisa realizar determinado tratamento, ou até mesmo defender os melhores cuidados a serem prestados. Com o marketing, vem informações relevantes que podem auxiliar o paciente a entender melhor os cuidados que serão prestados.
Ao realizar o marketing, além de se aproximar do paciente, gerando confiança, o médico fará com que ele consiga se abrir mais facilmente. Assim, o cliente não terá medo de ir ao médico para realizar um procedimento “simples”, que vezes pode evitar complicações futuras.
Como essa estratégia pode auxiliar a disseminar informação
Um belo exemplo dessa estratégia é o procedimento que todos os homens precisam realizar periodicamente para identificar o câncer peniano. Esse tipo de câncer assombra principalmente homens a partir dos 50 anos. Devido ao grande desconhecimento sobre o procedimento, muitos optam por não realizar exames para identificar se realmente existe esse tumor. Assim, os diagnósticos são tardios e acabam gerando complicações que podem levar o paciente à morte.
Com o marketing médico focado nesse assunto, muitos homens começaram a adquirir o conhecimento necessário e perder o medo de realizar o exame. Com isso, muitas vidas começaram a ser salvas, simplesmente pelo fato de o marketing ter conseguido gerar uma relação “íntima” entre o médico e paciente.
O mesmo vale para outros exames, como a colonoscopia, que tem como princípio a prevenção do câncer do intestino grosso. Esse tipo de câncer, se identificado rapidamente em estágio inicial, possui grandes chances de cura. As estatísticas levantadas citam que as chances desse câncer ser curado ao ser diagnosticado precocemente são superiores a 90%.
Ao ter conhecimento sobre isso, muitos pacientes despertam a curiosidade de saber mais sobre o procedimento e ver que não é nenhum bicho de sete cabeças, como muitos pensam.
Os benefícios para a prática clínica e a saúde dos pacientes
O impacto do marketing médico na relação entre médico e paciente é muito grande e pode salvar vidas. Além desses exemplos que citam diretamente a relação entre médico e paciente, existem outras formas de auxílio que podem ser vistas.
Um belo exemplo é deixar o médico em questão situado em atualizações nas práticas exercidas em seus tratamentos, que podem levar melhores resultados para os pacientes e maior satisfação para ambos os lados.
Manter-se atualizado no ramo da saúde é fundamental, e como esse setor está em constante evolução, o marketing pode ser útil para o profissional conseguir acompanhar as tendências que estão chegando em seu setor.