Decoração, roupas típicas e pratos tradicionais não podem faltar na comemoração de sua Festa Junina
A temporada de Festa Juninas começou oficialmente em todo o Brasil. Quermesses, shows, festas públicas ou privadas compõem os espaços onde a data é comemorada com muitas comidas típicas, danças e decoração temática.
Para fugir das multidões ou aproveitar de forma mais familiar, existem aqueles que optam por montar a festa em casa. Mas afinal, o que não pode faltar? Bandeirinhas, vaso decorativo, brincadeiras e comidas típicas. Confira abaixo o checklist para comemorar em casa:
Use a decoração para transformar o ambiente
As Festa Juninas possuem uma identidade visual muito forte. Estampa xadrez, bandeirinhas, chapéus de palha, fogueiras… diferentes símbolos representam essa típica comemoração brasileira.
Na hora de montar uma Festa Junina em casa, é importante trazer esses elementos para a decoração. Dessa forma, é possível absorver o clima da festa sem fazer grandes mudanças ou gastar muito.
Aproveitar vasos já existentes como suporte para a decoração, adicionar cores que remetem a uma fogueira com a ajuda de tecidos e usar chapéus antigos como decoração estão entre as dicas.
Aposte nos trabalhos manuais
Se os itens decorativos adaptados não forem suficientes para o resultado esperado, a dica é partir para os trabalhos manuais. Dessa maneira, é possível economizar e incluir toda a família na brincadeira, inclusive as crianças.
Um pedaço de tecido xadrez e uma tesoura podem se transformar em uma toalha para as mesas dos convidados. Uma revista antiga ou papéis diversos podem se tornar bandeirinhas por toda a casa. Alguns pedaços de EVA podem dar vida a uma fogueira na parede. Nessa hora, o que manda é a criatividade e o orçamento da festa.
Prepare os pratos típicos
Milho na manteiga, maçã do amor, pamonha, paçoca, cuscuz, vinho quente… tem quem espere o ano inteiro para encontrar todas essas receitas típicas em um só lugar.
Na hora de montar uma Festa Junina em casa, é importante se lembrar do cardápio. Para facilitar o processo e aumentar a variedade, é possível combinar para que cada convidado leve um prato típico. O que vale é não perder a oportunidade de provar as receitas que dão vida à comemoração.
Outra dica é caprichar na montagem da mesa. Toalha xadrez, alguns arranjos decorativos e louças temáticas ajudam a deixar o ambiente ainda mais parecido com as típicas Festa Juninas.
Não deixe as brincadeiras de fora
Tão típico quanto as comidas são as brincadeiras! Bingo, pescaria, tiro ao alvo e a boca do palhaço são algumas das atividades encontradas nas quermesses e festas de rua. Nem sempre é possível adaptar tudo em casa, mas é possível trazer algumas das brincadeiras.
Investir em um bingo de mesa e cartelas, montar uma minipescaria com uma piscina inflável ou bacia e criar a boca do palhaço manualmente com pedaços de papelão. Essas são apenas algumas das opções que podem variar de acordo com o tempo e o investimento demandados para a festa.
Complete o clima com a escolha das roupas
Casa decorada, brincadeiras montadas e comidas prontas… agora só falta a caracterização das roupas para uma verdadeira Festa Junina! Vestidos típicos, chapéus, tranças nos cabelos, maquiagem com pintinhas ou bigodes e estampas xadrez, existem várias opções para explorar na hora de escolher o look.
Para entrar verdadeiramente no clima, a dica é pedir para que os convidados também apostem nas roupas temáticas. Assim, é possível se divertir da forma mais junina possível.
Aproveite a decoração para o próximo ano
A festa terminou? A dica é guardar os itens decorativos que podem ser reaproveitados no ano seguinte, assim como muitas famílias fazem no Natal. Dessa forma, é possível investir mais em novos itens no ano seguinte e manter a tradição cada vez mais forte!