Os tipos de plafon mais usados são o plafon de sobrepor e o de embutir, mas qual das duas opções é a melhor para seu cômodo e como fazer essa escolha? Os plafons tem sido uma excelente fonte de iluminação para quem gosta de ambientes claros e principalmente de um bom custo-benefício.
Mas você sabe quando escolher cada modelo de plafon? Para te ajudar a entender melhor sobre esse tipo de luminária, a Iluminim preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o famoso plafon embutir e o de sobrepor, as características de cada um deles e principalmente quando eles são a melhor opção. Confira.
O que é um plafon de sobrepor?
O plafon de sobrepor, como o próprio nome já diz, fica sobreposto nos tetos e até mesmo nas paredes onde são instalados. É um tipo de plafon bem versátil, se adapta bem a muitos tipos de estruturas e materiais e de instalação simples. É fácil identificar esse plafon mesmo sem ter grande conhecimento, pois fica “para fora” do teto ou parede, fazendo uma diferença de altura.
Esse é um modelo de plafon mais indicado para quem deseja mudar um pouco o ambiente sem a necessidade de quebrar o teto, parede ou fazer grandes mudanças. Tem uma boa capacidade de iluminação, sendo encontrado em formatos diversos: redondos, quadrados e até mesmo retangulares.
O que é um plafon de embutir?
Já o plafon de embutir é instalado por dentro do teto, onde precisa ser feito um recorte para que ele fique fixo. Esse tipo de plafon normalmente precisa de um ambiente com rebaixamento de gesso, forros de madeira ou até mesmo PVC para ser instalado. É um plafon que demanda mão de obra especializada para instalação.
Além disso, é um modelo mais discreto, que fica completamente embutido em seu teto ou parede, garantindo um visual mais neutro e discreto para a decoração. Também tem uma excelente capacidade de iluminar e pode ser encontrado em diversos formatos diferentes.
Qual melhor plafon de embutir ou sobrepor?
Ambos os modelos de luminária, tanto o plafon sobrepor 40×40 quanto o de embutir tem a mesma capacidade de iluminar muito bem os ambientes e garantir uma belíssima decoração para todos os cômodos da sua casa. Nessa questão, não existe um modelo melhor ou pior.
Como falamos anteriormente, a principal diferença entre esses dois modelos é o impacto visual que eles causam e o tipo de instalação necessária para cada um deles. Ou seja, se você mora em uma casa alugada e não pode fazer grandes mudanças, o plafon é a sua melhor escolha. Mas se você mora em casa própria com um rebaixamento de gesso, o plafon de embutir pode ser a melhor opção para você.
Quando usar plafon de sobrepor?
O plafon é indicado para quem não deseja passar por obras, prefere fazer a instalação por conta própria ou tem um tipo de teto como laje que não pode fazer nenhum recorte para a luminária ser instalada. É uma boa opção para quem mora em apartamento alugado, por exemplo.
Apesar de poder ser utilizada em qualquer cômodo da casa, esse plafon vem sendo uma excelente opção para banheiros, quartos e escritórios, que recebem uma boa iluminação com uma luminária de excelente custo-benefício, boa durabilidade e principalmente de fácil instalação.
Quando usar plafon de embutir?
Já o plafon de embutir pode ser utilizado em ambientes que possuam forros de gesso, dry-wall, madeira e até mesmo PVC, pois para sua instalação, é necessário fazer um recorte no teto para que ele seja embutido. Toda a fiação e estrutura desse tipo de luminária ficam escondidos dentro do forro e ela tem um visual mais discreto, quase camuflado, sendo boa opção para quem busca um visual mais clean.
Assim como o modelo anterior de plafon, esse também pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Mas, a Iluminim tem uma dica: esse tipo de plafon é uma excelente opção para a sala de jantar, sala de estar e até mesmo cozinhas, que ganham um toque extra de sofisticação e delicadeza com esse tipo de plafon.
Como escolher o tipo de plafon?
Para que você faça a melhor escolha de plafon para sua casa, é preciso primeiramente saber qual é o tipo de teto do local para conseguir identificar o melhor tipo para sua necessidade. A partir daí, tenha em mente seus gostos e qual impacto visual você deseja que a luminária tenha na sua decoração.
Outro ponto que deve ser observado ao fazer essa escolha, é o tipo de manutenção de cada ambiente, por exemplo, banheiros e cozinhas precisam de luminárias de limpeza mais prática e rápida, como o plafon de sobrepor. Já quartos e salas podem se adaptar bem com as de embutir.
Viu só? Com essas dicas da Iluminim você vai conseguir identificar com facilidade os tipos de plafon e entender qual é a melhor opção para a sua casa. Conte com a gente para encontrar LEDs de qualidade que vão ajudar a valorizar sua decoração e destacar a sua casa, deixando-a ainda mais aconchegante!