Lidar com os avanços tecnológicos dentro das possibilidades de marketing é um dos pontos determinantes para o sucesso de uma empresa nos dias de hoje. Com isso, o Google Analytics pode ser um elemento essencial para que essas considerações aconteçam.
Trabalhar o marketing sob uma lógica bem elaborada de métricas e dados sempre foi um fator que representou um grande desafio dentro desses contextos, o que pode ser percebido a partir de alguns pontos essenciais.
No primeiro momento, o marketing atuou de forma bastante elaborada em perspectivas que conseguiriam lidar com uma elevação do consumo dentro de uma dinâmica industrial que estava começando.
Não demorou muito tempo para ele ganhar um caráter cada vez mais estratégico para as empresas, tornando-se um dos pontos mais importantes para que houvesse uma sustentação que pudesse elevar as vendas.
Esses são aspectos que foram fornecendo insumos para que as novas mídias conseguissem fornecer um caráter de impacto cada vez mais orientado, buscando entender a respeito da segmentação de suas programações.
Sob uma perspectiva mais antiga, era mais difícil lidar com os dados, mas, com o passar dos anos, eles foram sendo formulados de forma cada vez mais apurada pelos institutos de pesquisa.
Na era de ouro da televisão, tornou-se comum falar do IBOPE como métrica essencial para a compreensão a respeito de uma programação, o que ajudava a orientar anúncios dentro de uma dinâmica mais objetiva de audiência.
Desta maneira, era possível que um distribuidor de pão de queijo congelado conseguisse entender qual era a programação que melhor iria lidar com os impactos que ele estava considerando.
Já nos anos 90, a pesquisa de comportamento do consumidor passou a ganhar destaque e ser contratada pelas empresas, inaugurando uma nova era nesse sentido, o que ajudou a dar origem às dinâmicas digitais.
A importância dos dados no mundo digital
Com a chegada dos mecanismos digitais, muitos elementos ganharam ainda mais desdobramentos, uma vez que essas estruturas estão baseadas em uma lógica de dados ainda maior que as anteriores.
Há um fluxo gigantesco de informações que são consideradas dentro dessas novas lógicas, o que pode garantir segmentações e outros elementos de interações que não conseguiriam ser experimentados.
Uma ação de marketing para vender ou alugar um banheiro quimico luxo poderia soar bastante objetiva para lidar com algumas segmentações, mas, com o mundo digital, isso mudou de figura.
Isso porque é possível fazer uma análise cada vez mais sólida a respeito de onde e como impactar esses clientes, tornando a segmentação um dos fatores mais determinantes nesse sentido.
Além disso, a capacidade de lidar com as necessidades no momento certo pode ajudar a qualificar as mais diversas dinâmicas de vendas, o que pode ser bastante importante nesse sentido.
Um outro elemento essencial é a compreensão a respeito da jornada do cliente e da implementação de uma dinâmica de funil de vendas que pode interferir de forma decisiva na conversão.
Assim, desde o momento da pesquisa por uma tela de nylon para quadra até o momento da conversão, o cliente estará submetido a uma dinâmica de dados bastante objetiva.
Esses são pontos que podem ser considerados dentro de uma dinâmica de mecanismo de busca, de redes sociais e, até mesmo, de elementos diretos, como é o caso do email marketing.
Cada consideração nesse sentido pode fazer com que uma venda de uma cordoalha cobreada ganhe desdobramentos que podem fazer da experiência do cliente um veículo de fidelização.
Qual o papel do Google?
O Google, nesse caso, acaba representando um papel bastante importante, já que ele lida de forma bastante sofisticada com alguns pontos de interações de pesquisa, sendo o site mais importante nesse sentido.
Hoje em dia, o termo “dar um Google” acabou caindo nas graças do vocabulário popular e isso tem uma razão, já que ele possui uma excelência determinante para esse tipo de perspectiva.
Possuindo um dos SEOs mais avançados da internet e com uma série de ferramentas que podem garantir uma elaboração de pesquisa mais objetiva, essa é uma plataforma indispensável nos dias de hoje.
Com ela, uma empresa que vende aplicação de piso laminado na sala de jantar pode utilizar uma série de ferramentas para avaliar quais são as possibilidades de crescimento dentro do mercado.
O que é Google Analytics?
Para entender como o Google consegue lidar com os dados, é fundamental saber o que é e quais são as principais formas de lidar com o Google Analytics de forma mais elaborada.
Essa é uma plataforma de análise e gestão de sites que estão indexados à página do Google, auxiliando em uma série de dinâmicas que podem levar desde a consideração a respeito do tráfego até elementos de conversão.
Quando uma loja de persiana vertical preta elabora uma estratégia de sucesso nos mecanismos de busca do Google, é o Analytics que irá dizer isso e quais são os pontos que podem melhorar.
Seja como for, não há como fugir dessa ferramenta dentro dessas perspectivas de marketing digital, dado a importância do Google e dos dados dentro desses novos contextos de interações.
Benefícios do Google Analytics
O Google Analytics, portanto, é uma das ferramentas mais importantes para o marketing digital nos dias de hoje e isso tem a ver com a sua capacidade de criar algumas compreensão importantes a respeito das estratégias.
Assim, um site que é especializado em açaí pronto para revenda pode ter alguns benefícios ao compreender esses elementos:
- Estratégias apuradas;
- Redução de custos;
- Mentalidade de melhorias;
- Gestão em tempo real.
Todos esses aspectos podem fazer toda diferença na hora de pensar em uma estrutura de Google Analytics para uma empresa.
Quais as métricas mais importantes?
Ao compreender a respeito da importância do Google Analytics, torna-se fundamental entender quais são as métricas que podem ser fundamentais dentro de todos esses contextos de interações.
Origem do tráfego
A origem do tráfego é um dos elementos mais importantes dentro dessas estruturas, uma vez que ele lida com uma visibilidade de onde os cliques estão vindo, fazendo com que a empresa entenda quais frentes estão funcionando e quais não estão.
Taxa de visitas
Antes de entender a respeito da taxa de visitas, há uma outra métrica que pode ajudar a qualificar esses números, que é a taxa de visualizações do site.
As duas, via de regra, acabam dependendo uma da outra, uma vez que as visualizações não dizem nada sozinhas e as visitas precisam estar subordinadas a uma dinâmica de visualizações.
Nesse caso, as visualizações altas e as visitas baixas podem representar um fator ruim para a empresa.
Por isso, se a ideia é entender o desempenho de uma empresa ao anunciar uma porteira de madeira, é essencial que ela considere esses pontos.
Taxa de saída
É importante, também, entender qual é a capacidade de retenção de um site, uma vez que uma grande taxa de saída pode representar um interesse genuíno do mercado, mas uma incapacidade da empresa de lidar com ele.
Como configurar o Analytics para medir desempenho?
Como é possível perceber, o Google Analytics é baseado em uma lógica de desempenho, mas é importante entender como configurá-lo para a extração otimizada de relatórios.
Considerar as dimensões primárias e secundárias
O Analytics é uma ferramenta que lida com os mais diversos públicos, o que ajuda a elaborar algumas perspectivas de configurações que podem variar de acordo com cada empresa.
De um ponto de vista de métricas mais objetivas, as dimensões primárias podem ser consideradas, mas, de uma maneira técnica, as secundárias podem ajudar a orientar melhorias nas estruturas do site.
Construir uma dashboard
Há uma variedade bastante grande de elementos que podem fazer parte das análises de uma empresa e, por isso, a construção de uma dashboard que consiga trazer uma visibilidade facilitada desses processos pode ser importante.
Como lidar com esses dados?
De uma forma geral, o Google Analytics lida de forma bastante objetiva com as dinâmicas mais variadas do mercado, o que pode trazer uma série de funcionalidades que não são necessárias para alguns negócios.
Nesse caso, torna-se fundamental entender quais são os objetivos da empresa e, assim, definir métricas realistas que consigam dar visibilidade para essas elaborações.
Desta forma, é possível pensar em uma construção de análise de dashboard que consiga trazer visibilidades de relatórios e da implementação de funil de vendas.
Assim, é fundamental fugir das armadilhas das métricas de vaidade de outros processos que vão atrasar essas perspectivas.
Considerações finais
Há uma série de elementos que ajudaram a qualificar o mundo empresarial, principalmente a partir das dinâmicas do Google.
Cada ponto, portanto, dentro dessas plataformas pode ser fundamental para o crescimento dessas elaborações.
Com base nisso, é possível pensar em sustentações que conseguem lidar de forma bastante elaborada com esses pontos.
Seja como for, é essencial que haja uma perspectiva de dados que consiga lidar com as informações colhidas pelo Google Analytics, orientando, assim, as melhores campanhas possíveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.