O paisagismo é uma prática que envolve planejamento, projeção e gerenciamento de espaços livres para criar ambientes esteticamente funcionais e agradáveis.
Funciona por meio da combinação harmoniosa de alimentos naturais, como plantas, água e árvores, com elementos construídos, como mobiliário e iluminação. O objetivo é fazer com que áreas externas, como parques e jardins, sejam equilibradas e atraentes.
Os profissionais de paisagismo são conhecidos como paisagistas, e levam em conta diferentes fatores, como clima, topografia, solo e necessidades específicas para criar o design.
Para criar o ambiente, selecionam plantas que estejam adequadas, criam layouts que promovem a circulação eficiente e incorporam elementos decorativos que melhoram a estética geral.
Só que muito além da preocupação estética, o paisagismo também promove a sustentabilidade e a preservação ambiental. Para isso, escolhe plantas nativas, práticas de conservação da água e incorporação de espaços verdes.
De modo geral, o paisagismo ajuda a transformar espaços ao ar livre em ambientes agradáveis, funcionais e que combinem com a natureza. Tudo isso traz benefícios estéticos, ambientais e proporcionam bem-estar para as pessoas.
Este artigo vai mostrar as principais tendências em paisagismo para residências, como criar um jardim de baixa manutenção e de que maneira a iluminação adiciona destaque ao design exterior da propriedade.
Tendências de paisagismo residencial
As tendências em paisagismo estão evoluindo constantemente para atender as demandas dos proprietários e usuários de imóveis. Mais do que melhorar a estética, eles também querem agregar valor funcional e sustentável ao ar livre.
Existem diversas tendências que têm o potencial de aumentar significativamente o valor da residência, e entre elas estão:
- Espaços multifuncionais;
- Ambientes de convivência;
- Jardins sustentáveis;
- Uso de tecnologia;
- Elementos naturais;
- Horta residencial.
Uma churrascaria pode investir em paisagismo para a fachada do estabelecimento, criando um espaço multifuncional. São projetos que melhoram a beleza visual e trazem funcionalidade prática.
As áreas podem ser adaptadas para entretenimento, lazer, alimentação, escritórios ao ar livre, espaços de descanso, entre outras possibilidades que trazem mais versatilidade e otimizam o uso do ambiente.
O foco em ambientes de convivência ao ar livre também está em alta, pois áreas de estar confortáveis, lareiras externas, cozinhas ao ar livre e espaços de refeições criam atmosferas perfeitas para entretenimento.
São ambientes bem projetados que ampliam a área utilizável da casa e trazem uma experiência social favorável ao ar livre.
A conscientização também impulsionou a busca por espaços sustentáveis, e a melhor forma de fazer isso é escolher plantas nativas, adotar boas práticas de conservação de água, usar energia de maneira consciente e criar habitats amigáveis.
Mais do que promover a sustentabilidade, essas ações atraem compradores para os imóveis que querem encontrar opções amigas do meio ambiente.
Com um forro de PVC imitando madeira , é possível proteger o local para que ele possa ser usado em dias de chuva ou de sol muito forte. Além dessa possibilidade, é possível integrar tecnologia.
O proprietário do imóvel pode adotar sistemas de iluminação inteligentes, irrigação automatizada, sistemas de áudio e outros recursos de automação residencial para o exterior.
São recursos que melhoram a funcionalidade do ambiente e refletem um estilo de vida moderno e conectado.
Outros elementos, como fontes, lagos ornamentais, lareiras externas e fogueiras, estão se tornando fundamentais para os projetos paisagísticos.
Eles proporcionam apelo visual, mas também conseguem criar uma atmosfera relaxante e são considerados luxuosos, por isso, aumentam o valor percebido no imóvel.
Cada vez mais pessoas estão interessadas em hortas residenciais, pois muitos desejam cultivar os próprios alimentos e adotar um estilo de vida mais saudável.
Hortas elevadas, canteiros de ervas e espaços dedicados ao cultivo de vegetais ajudam a atrair compradores que se preocupam com a autossuficiência alimentar.
Criando um jardim de baixa manutenção
O planejamento cuidadoso e a escolha adequada de plantas é muito importante para criar um Jardim de baixa manutenção com alto apelo visual. Uma das formas de fazer isso é escolher plantas adaptadas ao clima e solo.
Até mesmo para um espaço com estrutura metálica para telhado de varanda , é uma forma de reduzir as necessidades de intervenções constantes, como irrigação excessiva ou correções no solo, fazendo com que o jardim seja mais resistente.
Seu layout deve ser planejado de forma estratégica, agrupando plantas com necessidades semelhantes de água e luz. Isso facilita a implementação de sistemas de irrigação eficientes e diminui a mão de obra para manter diferentes áreas do espaço.
É recomendável investir em plantas perenes e que retornem a cada estação, visto que isso reduz a necessidade de replantio constante. Plantas nativas também são uma ótima escolha porque conseguem se adaptar às condições locais e exigem menos cuidados.
Deve-se integrar coberturas do solo, como cascas de árvore ou pedras, para reduzir o surgimento de ervas daninhas e preservar a umidade.
Em um jardim separado por meio de divisória retrátil residencial , recomenda-se adicionar camadas orgânicas ao solo para melhorar sua qualidade ao longo do tempo e minimizar a necessidade de fertilização frequente.
O proprietário do imóvel também pode implementar um sistema de irrigação eficiente, por gotejamento ou aspersão, e assim garantir que as plantas recebam a quantidade de água ideal sem desperdícios.
A automação de um sistema de irrigação diminui a necessidade de intervenção manual constante. Antes de vender a propriedade, é fundamental fazer uma manutenção cuidadosa no jardim.
O recomendável é contar com um jardineiro profissional para remover as ervas daninhas, aparar arbustos e árvores e garantir que a paisagem seja boa o suficiente, assim, o ambiente vai transmitir a sensação de cuidado.
Na hora de escolher os elementos estruturais, como pedras, cercas ou caminhos, eles precisam ser duradouros porque assim vão evitar menos manutenção ao longo do tempo.
Em um lar de repouso , eles são muito interessantes porque adicionam apelo visual sem a necessidade de cuidados constantes.
Também é interessante escolher plantas que ofereçam uma boa variedade de cores e texturas em diferentes estações porque isso cria um jardim visualmente atraente e ajuda a manter o interesse ao longo do ano.
Importância da iluminação
A iluminação paisagística desempenha um papel muito importante para realçar o design exterior da propriedade, e proporciona apelo tanto durante o dia quanto à noite.
Uma das maneiras pelas quais faz isso é por destacar características arquitetônicas, como fachada, colunas e detalhes decorativos. A luz direcional realça a estrutura da propriedade e cria uma aparência dramática e elegante.
O recurso também pode ser usado para enfatizar áreas de destaque, como árvores majestosas, esculturas de Jardim e elementos de água. Pode ser usado para criar pontos focais que chamam a atenção e adicionam profundidade ao design.
Existem vários outros elementos que ajudam a criar o espaço perfeito, como no caso de uma porta acústica residencial . Mas no caso da iluminação, principalmente ao longo de caminhos e entradas, é uma forma de oferecer orientação à noite.
Esse tipo de uso também destaca a geometria e o layout do exterior, enquanto postes de luz, luminárias embutidas ou balizadores são criados para um visual convidativo e seguro.
A iluminação suave em áreas de estar externas, como pátios e decks, é muito importante para criar um ambiente acolhedor. Luzes embutidas em móveis de jardim, cortou e de luzes ou luminárias de chão criam uma atmosfera agradável.
Isso acaba por promover entretenimento e relaxamento noturno, além disso, a iluminação em torno das piscinas traz um toque mágico para o local, principalmente com luzes direcionadas que destacam características e criam reflexos deslumbrantes.
Antes de começar a obra do novo jardim, dependendo de sua complexidade, pode ser necessário contratar uma empresa que presta serviço de terraplenagem perto de mim , mas fora isso, é primordial pensar na iluminação.
Do ponto de vista paisagístico, pode ser usada para criar contrastes e realçar texturas, por exemplo, para iluminar paredes de pedra, arbustos e outros elementos que vão criar uma estética visualmente interessante, mesmo na ausência de luz.
Se houver um jardim comestível, os elementos também vão ajudar a realçar essa área, e muito mais do que proporcionar um toque estético, trata-se de algo funcional que facilita a colheita de ervas e vegetais ao anoitecer.
Independentemente de haver um espaço com rede de proteção para playground , o que é muito comum em condomínios, o proprietário do imóvel também pode criar efeitos de sombra silhueta, adicionando o aspecto artístico ao design paisagístico.
Trata-se de algo especialmente eficaz se for usado em conjunto com plantas e esculturas, mas é indispensável pensar no tamanho do ambiente.
Considerações finais
O paisagismo transcende a questão estética para ser uma verdadeira expressão artística que molda ambientes ao ar livre.
Fazer a integração harmoniosa entre elementos naturais e estruturais cria espaços visualmente atraentes, bem como ambientes funcionais e inspiradores.
É algo que está além do design e traz uma narrativa que transforma espaços, estimula sentidos e eleva a qualidade de vida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.