Criar uma identidade visual é uma das partes importantes que podem transformar o negócio em algo significativo dentro do segmento mercadológico que atua.
A identidade visual de uma empresa é a composição e a construção de elementos gráficos dos quais irão demonstrar para os consumidores o que a empresa é, seus valores e até mesmo, uma forma de se tornar marcante ao ponto que seja reconhecida visualmente.
Desde um banner personalizado com foto publicitária até mesmo a um jingle em propagandas, a identidade visual é importante principalmente no que se refere a tomada de decisões para finalizar compras.
Isto porque acabará ficando na mente do consumidor, ao ponto de ser reconhecida apenas pela fonte da letra ou as cores utilizadas, uma das estratégias mais elaboradas no que se trata de criar uma identidade visual para o empreendimento.
A identidade visual de uma empresa também pode ser suas páginas oficiais e as redes sociais, um dos principais cartões de visitas das quais um consumidor pode ter acesso para conhecer mais sobre o negócio.
Somando ao fato de logomarcas, paleta de cores marcantes e materiais de divulgação, todo o empreendimento pode acabar deixando a sua marca no mercado e também, para os consumidores.
Imobiliárias podem ter uma identidade visual?
Como uma fórmula para se criar um diferencial em relação aos demais, a identidade visual é uma das formas visuais de se obter sucesso dentre o mercado que atua, incluindo o ramo imobiliário.
Com a concorrência, se destacar entre os outros negócios é importante para que atraia mais clientes e consiga fidelizar os que já possuem, pois a identidade visual serve como uma forma de fixação.
Até mesmo um uniforme feminino social moderno dos funcionários pode se tornar uma identidade visual quando um cliente entrar na imobiliária, pois demonstra um respeito e um padrão que a empresa oferece, dando também a sensação de segurança.
No ramo imobiliário, as primeiras impressões são um dos fatores que contam como uma forma de conquistar o consumidor a fechar a compra com aquele negócio que tem a missão base de encontrar o local ideal ou o que ele deseja.
Tanto no formato online como pessoalmente, a identidade visual de uma imobiliária, ou de qualquer outro empreendimento, deve dar a sensação de confiança e uma proximidade para que a partir da interação possa se construir uma relação entre empresa e cliente.
Como criar uma identidade visual para a imobiliária?
Uma empresa possuir uma equipe de marketing é importante para que o negócio tenha um planejamento e objetivos em relação a conquista de clientes mais acertadas, até mesmo para a criação de brindes corporativos de luxo.
Existem alguns passos importantes na criação de uma identidade visual para um empreendimento, no caso imobiliário, como:
- Definição de cores bases;
- Briefing;
- Entendimento da missão e valores;
- Planejamento claro.
As cores de um empreendimento são a base para uma identidade visual começar a ser formada, tanto que é o primeiro ponto do qual uma equipe de marketing procura encontrar para dar andamento nos demais procedimentos.
Pois, em um caso de pontos comerciais, as cores do comércio devem estar em todas as partes de modo que fique configurado como a cara da empresa, podendo ser usada até mesmo no gesso acartonado para banheiro que fica dentro do cômodo.
Entender o significado das cores pode ajudar na criação de uma identidade visual, pois o cérebro acaba fazendo distinções quando se vê uma imagem colorida e associa a algum significado que pode despertar até mesmo sentimentos no consumidor.
Tanto nas propagandas quanto no logotipo da empresa, definir um briefing de identidade visual pode tornar o processo de criação mais rápido e sem grandes riscos.
Afinal os dados que são coletados para a montagem podem ser com base em respostas dos consumidores.
Os dados coletados do briefing podem ajudar até mesmo em outras estratégias de marketing e em bases de criação de conteúdo dos quais o público-alvo se interessa em ver, além dos canais mais utilizados por eles.
A missão e os valores de uma empresa também devem ser levados em conta na montagem da identidade visual, até mesmo se for feita a confecção de uma Estamparia digital têxtil.
Ter fundamentos como a missão, visão e os valores de uma empresa se torna uma forma de deixar os objetivos evidentes para o consumidor pela maneira que os funcionários transmitem a mesma mensagem durante o ato da compra.
Quanto mais um planejamento de identidade visual for feito, melhor será o equilíbrio de conteúdos que serão passados aos clientes de uma forma clara e objetiva.
Ter uma identidade visual poluída com muitas cores, recursos e símbolos pode causar um efeito negativo no público ao ponto de haver uma perda de interesses na empresa, e consequentemente, uma perda de lucro.
O planejamento da identidade também entra na questão da escrita, o que leva uma equipe de marketing de uma empresa a tomar cuidado com as frases que entram na identidade visual, até mesmo na etiqueta personalizada termocolante que for utilizada.
As diferenças entre definir identidade visual e branding
Embora possam ser similares em alguns quesitos, existem divergências em torno da identidade visual e do branding de uma empresa.
A identidade visual de uma imobiliária é a que atrai novos clientes, dá uma aparência de profissional ao empreendimento e se torna um pilar para as estratégias de marketing, até mesmo o digital, para que as vendas possam ser marcantes.
Já o branding é a estratégia do qual definirá a forma que a empresa é vista no segmento mercadológico que atua.
Responsável pela estratégia de marketing e também pela gestão, o branding cria os conceitos dos quais irá ser a identidade da empresa, podendo fazer uma específica para os produtos e outra para os serviços que oferece.
Ter um branding definido pode ser uma ajuda na questão da criação dos conteúdos mais visuais da empresa.
Portanto, embora haja ações diferentes entre um que dá um visual e o outro que definirá como é visibilizada no mercado, uma empresa pode contar com a ação do branding para ajudar nas estratégias de marketing.
Por que é importante uma imobiliária ter logo?
Ter uma logo é importante para todo o empreendimento pois transmite a sensação de que ele é único, e essa imagem de identidade visual deve até mesmo ser registrada para que seja algo exclusivo.
A partir disso, uma imobiliária pode utilizá-la em seus produtos, até mesmo na agenda masculina personalizada do corretor de imóveis.
Criar um logotipo para uma imobiliária pode permitir que o cliente, enquanto está buscando por um imóvel, acabe associando o local ao negócio durante o andamento da pesquisa, pois o símbolo acabou chamando-o à atenção.
A logo se torna também importante na parte das fotos que estarão no catálogo da imobiliária.
Sempre buscando imagens de boa qualidade, um recurso que pode fazer a diferença no fechamento de compra, fotos com logo passam um ar de profissionalismo.
Além do fato de que, impede a concorrência de utilizar as fotos do local como forma vantajosa para si.
Marca d’água também é um recurso bastante essencial para fotos de cômodos de uma imobiliária, contudo se forem feitas de uma maneira que não atrapalhe o cliente de ver o espaço do qual está pesquisando.
A escolha e a criação de uma boa logo torna a imobiliária em um empreendimento sério do qual se pode confiar, aumentando a credibilidade.
Não somente uma imobiliária pode ter uma logo, como também, corretores de imóveis que trabalham por conta própria, passando assim a confiança de que o cliente pode fechar um negócio mesmo sendo alguém que trabalha de forma independente.
Considerações finais
Portanto, é importante que um empreendimento possua uma identidade visual para se estabelecer no mercado e marcar a sua presença, tanto entre os consumidores como uma forma de lembrança no ato da compra, como também entre a concorrência.
Até mesmo um estúdio música deve ter sua identidade visual, assim como uma imobiliária, que por ser um empreendimento com muita concorrência, deve se estabelecer ainda mais para que ganhe destaque.
Jingles promocionais, fontes de letras, cores e frases são componentes que fazem com que uma identidade visual.
Portanto, devem ser escolhidos e revisados antes de serem publicados e se tornarem o rosto de uma marca.
Em um mercado competitivo como o imobiliários, tanto um corretor independente como o negócio em si, ter uma identidade visual pode ser uma peça chave para o destaque é a solidificação do empreendimento.
Porque a criação de um foco no empreendimento e como ele será visto, é a definição que pode ajudá-lo a ter grande sucesso e assim, prosperar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.