Como alavancar suas vendas de carros no online

Como alavancar suas vendas de carros no online

Leia este artigo até o final e aprenda Como alavancar suas vendas de carros no mundo online de forma mais facil do que você imagine.

O comércio eletrônico não se resume a livros e CDs, como nos primórdios da internet. Em pleno século XXI, é possível encontrar em sites especializados desde carros no online até imóveis residenciais e comerciais. 

Vale destacar que há outros veículos sendo oferecidos no comércio eletrônico, como bicicletas, motos, barcos de pequeno e médio porte, iates e aviões. O que não falta são produtos para que as pessoas possam se locomover com mais facilidade ou para o mero prazer. 

Ainda assim, são as concessionárias de veículos novos e usados que possuem uma gama abrangente de clientes em potencial, os leads, e que podem oferecer carros no online para os mais diferentes públicos. 

As possibilidades de geração de leads por meio do marketing digital são favoráveis para quem atua em diferentes mercados, como empresas que trabalham com sensores indutivos, mas especificamente para esse setor de automóveis. 

Dessa forma, as concessionárias podem melhorar as vendas pela internet empregando dicas e estratégias que ajudam a alavancar as vendas em um mercado em franca expansão, e que não vê limites para alcançar tão logo. 

Conheça o público-alvo da concessionária

Como alavancar suas vendas de carros no online

Conhecer o público-alvo é essencial para criar e gerenciar campanhas que tragam leads. 

As concessionárias de veículos são empresas localizadas, por isso é ainda mais importante ter personas específicas do comprador que você tenta alcançar.

A construção de uma buyer persona consite em representar o seu público em um personagem com nome, características físicas e com informações demográficas como:

  • Anseios e desejos;
  • Faixa etária;
  • Grau de escolaridade;
  • Interesses;
  • Ocupação.

A maioria das empresas tem um grupo de diferentes personas de compradores em relação ao público. Embora possa parecer muito trabalho no início, as personas são um excelente ponto de referência para todos os seus esforços de marketing.

Isso permite ter um direcionamento para enviar um boletim informativo, uma promoção, até quais tipos de conteúdo de rede social, ou qual deve ser o tópico da próxima postagem no blog corporativo. 

Quando se trata de vendas de carros no online, criar essas personas de comprador mostrará exatamente quem você está segmentando, possibilitando vendas de forma mais pessoal. 

Assim como um representante comercial que trabalha com câmara fria para estabelecimentos comerciais e varejistas precisa pensar nesse perfil e necessidade para conseguir divulgar e vender seu produto, as concessionárias precisam compreender qual é o público que consome com ela e qual o público que realmente visa atrair, entendendo suas necessidades e dores.

Por isso, usar as buyer personas como referência informará a você e sua equipe de marketing se está atendendo as pessoas certas, ajudando até mesmo a avaliar os leads de vendas atuais e melhorar os números gerais e todo percurso de compra.

Gerencie a marca em todos os ativos digitais

Uma marca tem grande significado, pois demonstra os valores centrais de uma organização, as atitudes, as mensagens e a imagem corporativa, tudo reunido em um só lugar. Ter uma marca sólida e gerenciada é o que separa os amadores dos profissionais. 

A consistência é o principal componente da gestão de uma marca. Leads e clientes consolidados querem saber o que esperar do empreendedor, e que podem confiar em você. 

Quando seu site de carros faz uma afirmação, sua rede social demonstra outra e o e-mail marketing apresenta algo completamente diferente, isso pode enviar mensagens inconsistentes e afastar o consumidor.

Se um cliente em potencial não tiver uma ideia clara de quem é a sua empresa e o que você valoriza, nunca conseguirá estabelecer confiança e, sem ela, é muito difícil fazer uma venda. 

Se você criar uma marca forte com a qual suas buyer personas se relacionem e se conectem, você poderá construir uma comunidade de clientes fiéis em seu mercado de atuação. 

Assim como aqueles que vendem equipamentos de combate a incêndio para móveis embutidos, que se dão em relacionamentos mais longos e de suporte até após a venda. O mesmo se dá com os carros e outros produtos de alto valor.

Para avaliar sua marca, comece do básico. Estabeleça o tipo de voz que você deseja ter, como quer que as pessoas se sintam e como ser reconhecido. 

Certifique-se de que as mensagens sejam consistentes do seu site para suas redes sociais, e que possam seguir a mesma ideia quando os funcionários estão atendendo os clientes. 

Segmente e gerencie as redes sociais

Não é preciso ter uma grande equipe para cuidar do marketing digital de uma empresa como uma concessionária de veículos. Mesmo uma equipe enxuta, mas especializada e comprometida, pode proporcionar bons resultados, como o ensaio de dureza está para indústria, desde que sejam feitos de forma estratégica, 

Assim, avalie suas buyer personas e decida quais redes sociais irão alcançar os clientes em potencial. Não há problema em ter apenas Facebook e Instagram, ou LinkedIn e Twitter. O importante é estar na rede que o potencial cliente usa.

Embora reivindicar espaço digital para sua marca seja sempre eficiente, se não puder gerenciar muitas plataformas isso pode se tornar negativo de um modo geral. Assim, é melhor focar naquilo que dá para fazer de maneira adequada. 

Outro erro é usar as redes sociais como um megafone para todos os novos veículos, promoções e eventos mais recentes. 

Tudo bem que é importante promover sua empresa nas redes sociais, mas há uma maneira que permite que as pessoas saibam de tudo isso, e um limiar que incomoda os usuários com o bombardeamento constante do feed com atualizações constantes e repetidas. 

O melhor caminho é compartilhar conteúdo junto às opções, trazendo de forma divertida e informacional.

Inclusive, quem sabe, é possível verificar parcerias junto a influenciadores digitais que atendem o segmento de veículos, entregando tudo como caixa de presente personalizada para o seu cliente. 

Vale escolher artigos que informem seu público sobre novos veículos, recalls e outras notícias do setor também.

As avaliações positivas de clientes e outros conteúdos gerados por usuários ajuda a criar confiança e autoridade sobre a sua marca junto ao público-alvo. 

Para fugir de textos longos e diversificar, é importante compartilhar imagens e vídeos de alta qualidade dos produtos disponíveis em estoque, ou que estão para chegar à concessionária. 

Direcione o conteúdo de uma maneira que ajude seu público a entender melhor como os produtos podem atender às necessidades dos clientes. 

Crie conteúdo de valor

Essa dica se enquadra em todos os aspectos de seus esforços de marketing digital. Por trás de cada fluxo de divulgação, está o conteúdo.

É a newsletter que você envia por e-mail, a imagem que você compartilha nas redes sociais e o “Sobre Nós” disponível no seu site. O conteúdo é primordial no mundo do marketing digital e é o que cria relevância e relação.

Por isso, é importante pensar primeiro no seu público para a construção das campanhas de marketing na internet. 

Apresentar algo novo para o seu público, além de vídeos tutoriais ou e-books que podem ser percebidos por transportadoras em Ribeirão Preto, pode ser muito vantajoso para atrair os consumidores, abordando os interesses e dores relacionados aos veículos em si e a outros temas que se relacionam e são de interesse desses usuários.

Por isso, descubra o que a buyer persona precisa, o que ela não está recebendo e preencha esse vazio para ela. Considere vídeos, infográficos, listas e guias. 

Tenha um plano para não apenas criar conteúdo, mas também em como distribuir isso de maneira correta para o público-alvo. 

Inclua conteúdo em e-mails, distribua-o para membros da mídia local e use sites de publicação de terceiros, como portais de notícias e blogs especializados em matérias automotivas. 

Invista em alguns conteúdos de alta qualidade e faça uma distribuição diversificada. Essa ação se mostra bastante valiosa e traz oportunidades de canais.

Tenha um site de alta qualidade e funcionalidade

Para a maioria das empresas, seu site funciona como uma base para a marca digital. Ali é o local que os clientes acessam para obter informações sobre o negócio, e o julgam com base no desempenho, no que diz e na aparência. 

Um site é especialmente importante para concessionárias de automóveis porque é o principal local para os clientes visualizarem o inventário e as informações da marca.

Por isso, as concessionárias precisam ter um site em que as informações sejam rápidas e fáceis de encontrar, mesmo que seja necessário contratar empresas de recarga de extintores para instalar equipamentos que atendam a demanda do trabalho e auxiliar no processo de desenvolvimento das páginas.

Navegar em um inventário online é um dos primeiros passos na jornada de compra de carro de quase todas as pessoas. 

Se um cliente em potencial não puder ver facilmente seu estoque, ou saber como entrar em contato com você, é possível que isso se mostre uma venda perdida. 

Outro detalhe é que, assim como existe o seu site, há o site da concorrência, que vale sempre dar uma espiada para verificar se há algo que você está perdendo, ou que pode ser aplicado para alavancar as suas vendas. 

Conclusão

Toda venda, seja no ambiente físico ou em um site que possui diversos carros no online, começa com uma conversa e, por isso, saber se comunicar com os diversos públicos é um requisito básico, assim como habilidades interpessoais e de relacionamento. 

Isso explica porque algumas concessionárias priorizam habilidades versáteis junto aos vendedores. 

Embora seja relativamente fácil ensinar um novo vendedor a usar um sistema CRM ou preencher um contrato de compra, melhorar as habilidades interpessoais nem sempre é simples – mas é sempre fundamental para manter o desenvolvimento. 

De modo geral, as concessionárias criam os próprios programas internos de treinamento para manter a qualidade e cultura do negócio em todos os canais de atendimento. 

Além disso, podem trabalhar com um fornecedor terceirizado ou uma combinação de ambos, oferecendo cabinho de aço para pesca para os funcionários aprimorarem as habilidades.  

A parceria com uma empresa de treinamento profissional, além de fornecer acesso a conteúdo de alta qualidade, apresenta as últimas tendências em varejo de automóveis, tanto pessoalmente quanto na internet.

Isso significa que a equipe de trabalho passará mais tempo na área de vendas, aplicando o que aprendeu enquanto interage com os clientes. Afinal, a prática leva à perfeição, possibilitando ainda mais crescimento e posicionamento ao negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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