O mundo está cada vez mais dinâmico, os usuários cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais aquecido quase pegando fogo, mas a solução para esse caso talvez não seja uma mangueira de incêndio, e sim a adaptação ao aumento da demanda e essa movimentação considerada tão acelerada.
É preciso que os processos sejam feitos de forma mais rápida e assertiva, principalmente em uma área tão crucial quanto o marketing, mas então como resolver isso? Bom, nada melhor do que usar a chamada automação.
Com a tecnologia intrínseca dentro de nossa rotina, diversos recursos acabaram sendo disponibilizados, principalmente dentro do mundo do marketing, entre eles, temos justamente a automação de tarefas, para quem não sabe, esse conceito significa utilizar um software para simplificar, automatizar e medir ações e tarefas dentro do marketing.
Existe muita falácia vinculada ao mundo da automação, muitos pensam que ela se limita ao agendamento de postagens em redes sociais ou o follow back no público automático como forma de engajamento, mas na verdade ela vai além disso, qualquer tarefa feita através do uso de recursos tecnológicos, que ajude a facilitar seu trabalho e otimizar seus processos dentro do marketing, é considerada uma automação.
Esse termo é crucial principalmente para abordar a sua personalização e a sua escalabilidade, fazendo com que tudo funcione de forma praticamente automática, bom só por isso já é possível entender o seu impacto e os motivos que fazem esse conceito tão relevante, certo?
Então é claro que é necessário ficar de olho em cada nova tendência da automação que ajude a otimizar seus processos e melhorar resultados,e é exatamente isso que vamos abordar no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!
Uso da I.A e aplicações de chatbots
O uso da I.A tem crescido cada vez mais no Brasil em diversas áreas, a previsão para o ano de 2023 é que esse mercado deve se expandir mais de R $5 bilhões, sendo uma peça-chave para o bom funcionamento de diversos processos diferentes, incluindo é claro, o marketing digital.
O uso da inteligência artificial está vinculado a praticamente todos os conceitos que englobam essa área, desde a coleta e o manuseio de dados, até, é claro, na parte do atendimento com a aplicação e o uso dos chamados chatbots.
Através da I.A, é possível contar com a própria programação e a machine learning para ceder uma comunicação aperfeiçoada entre o usuário e a empresa, fazendo com que tudo seja acelerado como um ventilador climatizador, além do atendimento, ela também aparece nos e-mails na parte de personalização e até mesmo na criação de conteúdos.
Com sua coleta de dados e o seu aprendizado constante em relação a novas informações, essa tecnologia consegue atuar sozinha em diversas frentes, tanto na criação de novos conteúdos, no atendimento, e no entendimento sobre o cliente e a personalização no seu relacionamento com ele.
Outro exemplo recente é o chamado Chat GPT, uma I.A que tem se desenvolvido bastante e deve atuar ainda mais na automação do marketing, tanto na parte de produção de conteúdo, quanto desenvolvimento de sites, trabalho com o web design e realização de tarefas humanas de maneira mais simplificada.
Fases de funil personalizadas
Já que estamos falando de personalização, não existe nada mais impactante dentro do marketing do que acertar em cheio, cada etapa do funil de vendas, conseguir apresentar o conteúdo certo conforme a fase que o lead se encontra, seja ela no topo, no meio ou no fundo, sem dúvidas é algo que não tem preço e pode fazer total diferença nos seus resultados.
A automação de marketing com softwares tecnológicos e o uso da própria I.A, atua justamente na identificação de visitantes ou leads, e na distribuição e até mesmo montagem de conteúdos personalizados, e o envio estilizado de acordo com cada etapa do funil,
Sendo assim, é possível através da tecnologia, criar e indicar o conteúdo certo, para as pessoas certas de acordo com o seu funil de vendas, tendo o controle total sobre suas operações como se estivesse usando uma central de alarme de incêndio em uma edificação.
Isso faz com que os dados sejam captados com mais precisão, a criação seja mais eficiente e a distribuição assertiva, com uma baixa margem de erros, o que traz facilidade no processo do funil, tanto na atração de leads quando na conversão de clientes, e é claro, resulta na eficiência de todo o seu processo.
Automação total da comunicação social
Por fim, a automação pode ser aplicada de forma total dentro da sua comunicação social, aparecendo como uma tecnologia capaz de influenciar diretamente, toda a sua comunicação com o cliente, englobando principalmente suas redes sociais.
É possível automatizar tarefas como: agendamento de postagens, respostas automáticas de comentários ou de perguntas na DM, ou no privado, interação constante com o público, envio de mensagens em diferentes redes incluindo o e-mail, envio de conteúdos personalizados e geração frequente de engajamento.
Dessa forma, a automação ajuda no funcionamento das redes sociais e dos demais canais de comunicação como uma ferramenta poderosa para estabelecer uma conexão entre a empresa e o público.
Além disso, ela ainda pode atuar de maneira omnichannel, conectando as diferentes redes e fornecendo um atendimento unificado, o que agrada ainda mais os usuários, por fim, ainda vale destacar que é possível automatizar testes A/B e anúncios pagos.
Sendo assim, é possível compreender qual cor das suas fitas do bonfim faz mais sucesso e quais estratégias podem ser aplicadas de acordo com dados coletados vinculados ao seu público, mirando sempre a sua efetividade e sucesso.
No final das contas, a automação de marketing pode atuar em diferentes frentes e impactar essa área de maneira efetiva e concreta, sendo determinante para a melhoria e otimização de processos e resultados, o seu uso é determinante para que a sua empresa se destaque e se torne referência dentro do mercado.
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