A luz natural sempre será muito mais benéfica do que a luz artificial em qualquer projeto de construção, independentemente de qual seja sua finalidade.
Ela é tão importante que engenheiros e arquitetos sempre pensam na construção de modo que ela possa aproveitar ao máximo a entrada de luz natural ao longo do dia. Isso porque ambientes bem iluminados são mais aconchegantes e confortáveis.
É uma forma de valorizar a decoração, melhorar a visibilidade do espaço, economizar energia elétrica, melhorar a saúde e ter sensação de bem-estar o dia todo.
A luz natural ajuda a prevenir doenças e até mesmo ajuda no tratamento de quadros de depressão, estresse e transtorno de ansiedade. Sem falar no fato de que é muito mais econômico aproveitar a luz do sol durante o dia.
Uma casa mal iluminada precisa de lâmpadas acesas praticamente o tempo todo, e com o preço da energia elétrica atualmente, tudo o que puder ser feito para economizar é bem-vindo.
Pensando nisso, neste artigo, serão detalhadas as vantagens da luz natural no ambiente, os benefícios que esse tipo de iluminação pode trazer e serão dadas algumas dicas para aproveitar a luz natural em casa.
Por que ter luz natural no ambiente?
Muitas pessoas gostam de acordar com o brilho do sol entrando pela janela, pois isso ajuda a melhorar o humor, a disposição e a saúde. O sol é a maior fonte de vitamina D, responsável pela produção de endorfina que traz sensação de bem-estar.
Ela também melhora a qualidade do sono e reduz os riscos de depressão. Além de favorecer o design do espaço, a claridade oferecida pela luz natural promove a economia de energia e torna o imóvel mais sustentável.
Uma placa led personalizada pode ser alimentada por energia solar, e esse tipo de eletricidade tem se popularizado muito porque é sustentável e não agride o meio ambiente.
Tudo o que uma pessoa puder fazer para colaborar deve ser feito, e uma casa iluminada naturalmente também é uma forma de pensar e agir de maneira sustentável.
Clarear os ambientes com a luz do sol reduz os impactos ambientais, pois a iluminação artificial deixa de ser tão necessária. Mas para aproveitar a luz natural, é muito importante analisar a localização do terreno e qual é a posição do Sol ao longo do dia.
É dessa forma que arquitetos e engenheiros conseguem aproveitar ao máximo a iluminação em cada cômodo, e os moradores têm acesso a uma série de benefícios.
Benefícios da luz natural
Hoje em dia, muito se ouve falar sobre todos os benefícios que a luz do sol pode proporcionar para o organismo. É claro que é muito importante proteger a pele contra os raios UVB e UVA e o protetor solar é a melhor forma de fazer isso.
Dentro de casa, a exposição ao sol não é tão intensa e o indivíduo não fica em contato direto com os raios solares, por isso todos podem e devem aproveitar a luz natural dentro de casa.
O uso de película para janelas residenciais ajuda a quebrar o excesso de luminosidade, mas é sempre bom manter entradas de luz, pois isso auxilia a sintetizar a vitamina D e outros benefícios importantes.
Qualquer pessoa se sente muito bem em um ambiente bem iluminado, e muitos projetos arquitetônicos podem aproveitar essas características, valorizando os recursos naturais.
Além da luz do sol, é muito importante garantir a circulação do ar natural, pois tudo isso traz mais qualidade de vida e saúde para os moradores.
É uma forma de conectar as pessoas com a natureza e proporcionar uma sensação melhor durante o dia. Existem até mesmo estudos que comprovam que a qualidade da iluminação natural nos ambientes hospitalares pode melhorar o estado dos pacientes.
Eles se sentem melhores do ponto de vista psicológico e fisiológico e isso aumenta as chances de cura. Dentro de casa, é indispensável aproveitar alguns espaços que aumentam a incidência de luz natural, como:
- Hall de entrada;
- Banheiros;
- Corredores;
- Pátios internos.
Uma moldura para janelas de cimento bem grande favorece a entrada de iluminação, mas existem muitas outras formas de fazer isso também.
Se alguém estiver reformando, uma dica é usar a iluminação zenital, ou seja, aproveitar a luz natural que vem do céu, e isso se dá por meio de pequenas ou grandes aberturas na cobertura da construção.
Existem muitas construções residenciais e comerciais que usam esse artifício e melhoram muito o seu aspecto visual, além de trazer mais elegância.
Os benefícios de investir nessa e em outras técnicas são muitos, e um dos que mais se destaca é a economia. Quanto maior é o vão, maior será a entrada de luz no ambiente e isso traz muita economia de energia.
As luminárias só serão necessárias no fim da tarde ou durante a noite e os vãos maiores também favorecem a ventilação, reduzindo o uso de equipamentos como ar-condicionado e ventilador.
Um toldo fixo para janela ajuda a controlar a entrada de luz solar em períodos de pico e evita o bloqueio total da iluminação. A estética do imóvel melhora muito porque a luz está associada à vida, beleza e alegria.
A beleza de um espaço também está associada ao estado de espírito, por isso, buscar o máximo de iluminação natural é fundamental no dia a dia.
É por isso que muitos imóveis atualmente possuem pé direito duplo, janelas amplas, cortinas leves e paredes envidraçadas. É muito importante usar cores claras e portas maiores porque tudo isso enriquece a arquitetura e favorece a entrada de luz.
Uma janela grande de vidro pode ser usada em cômodos como a sala, mas até mesmo quem mora em apartamento pode aproveitar a iluminação natural.
Uma forma de fazer isso é por meio de cortinas leves e claras, uso de espelhos e tons neutros nas paredes. Tudo isso torna a decoração mais moderna e o sol ganha destaque.
A integração de espaços também evita o bloqueio de iluminação e ainda aumenta a ventilação. Por fim, outro benefício que se destaca é o aumento da produtividade, criatividade e desempenho.
Locais escuros ou com baixa iluminação geram fadiga e desgaste visual, por isso quem trabalha em casa precisa de um projeto bem iluminado para o escritório.
Como aproveitar a luz natural
Para aproveitar ao máximo a iluminação natural em casa, basta seguir algumas dicas simples e inteligentes. São elas:
1. Abrir janelas e cortinas
Abrir as janelas pode parecer algo simples, mas muitas pessoas estão acostumadas a acender as luzes, fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. Esse hábito não é saudável e ainda gasta muita energia elétrica.
Uma boa lavagem de cortinas pode deixar o cômodo mais bonito, principalmente se elas ficarem abertas deixando o sol entrar.
Pela manhã, abra as cortinas e as janelas ao máximo para aproveitar a luz natural e a circulação do ar. A saúde e a conta de luz agradecem.
2. Escolher cores claras
Quem mora em casa ou apartamento pequeno deve optar pelas cores claras, principalmente quem vive de aluguel e não pode fazer muitas mudanças na estrutura.
As cores influenciam muito a iluminação do espaço, por isso o ideal são paredes brancas, assim como móveis claros, pisos em tons neutros e evitar o excesso de elementos na decoração.
Cores muito escuras absorvem a luz, prejudicam a claridade do espaço, enquanto os tons mais claros ajudam a refletir a luz do sol e trazem mais iluminação.
3. Manter o espaço organizado
Um kit sacada premium vai ajudar a trazer mais luminosidade para o ambiente, mas a maneira como o espaço é organizado também faz toda a diferença.
Quando tudo está fora do lugar, pode prejudicar o aspecto visual e ainda atrapalhar a entrada de luz do sol. Evite colocar móveis em frente à janela, cortinas escuras ou objetos de decoração muito grandes.
Assim como os moradores precisam de espaço para circular, a luz natural também, caso contrário, ela não vai conseguir chegar em todos os contos.
4. Investir em espelhos
Fazer envidraçamento de sacada com ar condicionado é uma ótima maneira de fechar o espaço, sem prejudicar a entrada de luz solar e ainda trazer mais conforto térmico.
Em outros cômodos, uma forma de conseguir isso é por meio do uso de espelhos. Posicioná-lo na frente da janela vai ajudar a refletir a luz. Além de melhorar a iluminação, esse item também traz sensação de amplitude.
Considerações finais
A iluminação natural sempre será a melhor forma de aproveitar os espaços e valorizar a construção. Para os moradores, é a garantia de mais qualidade de vida.
O ideal é que as lâmpadas e luminárias sejam usadas apenas durante a noite, pois durante o dia o recomendado é deixar o sol entrar em todos os cômodos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.