Viajar em família é uma das experiências mais memoráveis que podemos ter. Seja para um destino nacional ou internacional e planejá-la é um grande desafio, pois envolve acomodações, transporte, alimentação, atividades e outras variáveis que devem ser levadas em consideração.
E diga para mim, para onde você deseja ir? Estados Unidos, Japão, Argentina ou pretende ficar em terras brasileiras e continuar conhecendo nossas praias, florestas e tudo que temos de belo?
Isso não importa muito, pois independente do local, foi pensando em tudo isso que criamos essa máteria. Nela, vamos apresentar dicas para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência. Ficou curioso e deseja compreender melhor a respeito? Então, siga conosco.
Como se planejar para a viagem em família?
Escolha o destino com antecedência
Assim como um frigorífico precisa verificar se contém todos os equipamentos necessários como uma depiladeira de suínos, uma família também deve escolher com antecedência seu destino. Leve em consideração o perfil dos viajantes, o tempo disponível, o orçamento e as preferências de cada um.
Tudo dependerá do que os integrantes gostam. Pense: se forem para uma praia irão se divertir mais do que se fossem para as montanhas ou parques temáticos? Uma vez escolhido o destino, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre o local, como clima, custo de vida, atrações turísticas, entre outros.
Defina um orçamento
É importante definir um orçamento e tentar se manter dentro dele. Considere os custos de passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e outras despesas relacionadas à viagem.
Lembre-se que podem haver imprevistos. Então, é sempre bom reservar um dinheiro extra para emergências. Uma dica, caso sejam novatos e nunca tenham feito mochilões ou viajado por conta, é pesquisar pacotes de viagem, que muitas vezes incluem passagens, hospedagem e outras atividades, e podem ser uma opção mais econômica.
Não há como negar que tanto sua família quanto uma empresa de coleta de lixo fazem pesquisas de preço para que tenham o máximo de benefícios possíveis.
Escolha acomodações adequadas
Uma das principais preocupações é a escolha das acomodações. Busque por hotéis ou aluguéis de temporada que ofereçam quartos espaçosos o suficiente para acomodar todos confortavelmente, e que também ofereçam áreas de lazer ou entretenimento para as crianças.
Além disso, a localização também é importante. Prefira uma região segura e de fácil acesso aos pontos turísticos que a família pretende visitar. Em aplicativos como Airbnb ou Trivago poderá encontrar essas e diversas outras informações em poucos cliques.
Planeje as atividades
Insira em seu roteiro algumas atividades para garantir que todos possam aproveitar ao máximo a experiência. Saiba das principais atrações do destino, como museus, parques, praias, trilhas, entre outras.
Uma dica é deixar alguns dias livres na programação para descanso e para explorar o destino sem compromisso. Isso é tão fundamental e necessário quanto a aquisição de lixa para gesso para o setor de construção.
Considere a alimentação
Você sabe quais os melhores restaurantes e mercados locais? Eles oferecem opções de comida adequadas para todas as preferências e restrições alimentares. Esteja atento, pois não há como estar feliz sem esse tipo de detalhe.
Também é possível optar por acomodações com cozinha, o que permite preparar refeições em casa. Dependendo da situação, essa economia pode ser revertida em outros passeios e até mesmo em diárias extras.
Aplicativos para não se perder numa viagem
Podemos começar essa lista com o Google Maps, que é o aplicativo mais popular entre os viajantes e uma ótima opção para quem quer evitar se perder. Ele fornece direções detalhadas e em tempo real, além de mostrar a rota mais rápida e outras informações úteis, como tempo de chegada e dicas sobre lugares para comer e visitar.
Ao mesmo tempo, baixe o Waze, pois você verificará detalhes sobre o tráfego, acidentes e outras condições que possam afetar sua viagem. Em seguida, e não menos importante, o TripAdvisor, que te ajuda a encontrar atrações turísticas, restaurantes e hotéis na área que está visitando.
Nele, há avaliações e opiniões de outros usuários, seja para museus, festas, hotéis e todo o restante. Os dois últimos da lista são:
- PackPoint: Este aplicativo é pouco conhecido por aqui, mas garante que não esqueça nada importante ao fazer as malas. Basta inserir o local da sua viagem, a data de partida e o número de dias que ficará. Então, o aplicativo fornecerá uma lista de itens essenciais que deve levar;
- TripIt: Manterá sua viagem organizada, permitindo que armazene todos os seus planos em um só lugar. Ele sincroniza automaticamente as informações de voos, reservas de hotéis e outras atividades, permitindo que acesse todas as informações que precisa em um só lugar.
Com todos esses detalhes, certamente encontrará um local que tenha exaustor axial para diminuir o ar quente e deixar apenas o ar mais fresco e puro, além de gerar uma economia e tanto com refeições, passeios, diárias e etc.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.