Ter uma empresa reconhecida dentro do mercado que transmite autoridade e confiança para o público é o sonho de qualquer empreendedor, afinal, um negócio que consiga estar bem estabelecido dentro do seu segmento e passe isso para as pessoas têm uma chance muito maior de conquistar o sucesso.
Quem nunca escolheu um produto de uma empresa apenas por ela ter reconhecimento dentro do seu nicho de atuação? Ao ter dúvidas sobre onde comprar ou alugar sua máquina seladora de embalagens, muitas vezes o reconhecimento e autoridade da marca dentro do mercado fará total diferença para a sua escolha.
Porém, construir autoridade não é uma tarefa nada simples, é preciso estabelecer um bom relacionamento com o público e trabalhar muito bem a imagem da sua marca, como ela é vista, reconhecida e exposta dentro do mercado, e uma das melhores formas para fazer isso é utilizando o chamado marketing de conteúdo.
Já ouviu falar sobre ele? No texto de hoje, iremos te mostrar tudo sobre o marketing de conteúdo e como ele pode ser utilizado para construir autoridade e confiança do público de maneira efetiva, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o marketing de conteúdo e qual a sua importância?
O marketing de conteúdo se trata de uma estratégia totalmente orgânica que como o próprio nome já indica, se baseia na criação de conteúdos para atrair o público de maneira geral, sendo assim, ele se baseia totalmente na produção de conteúdos dentro da web, tendo esses como base para a aplicação das suas estratégias.
Atualmente, esse é um dos conceitos mais utilizados no mundo do marketing digital devido a diversos motivos diferentes, de acordo com o HubSpot, 82% dos profissionais de marketing investem nessa modalidade de conteúdo, 81% colocam ela como estratégia central e quase 40% a colocam como peça central do marketing.
Um dos principais motivos de usar o marketing de conteúdo para muitos, é justamente o seu potencial na criação de autoridade e confiança com o público, essa é considerada a principal ferramenta para estabelecer um bom relacionamento e conseguir aproximar a sua empresa dos usuários de forma geral, afinal, quando lemos um bom conteúdo e temos acesso a algo informativo e que nos agrega valor, a chance de darmos reconhecimento para aquilo é muito maior.
Quem nunca pesquisou alguma curiosidade ou até mesmo necessidade como o funcionamento de um sensor de temperatura e umidade, e ao encontrar o conteúdo certo, se sentiu “grato” em relação aquela empresa, valorizando o seu trabalho e dando aquele destaque a mais para aquele negócio. O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que deseja gerar autoridade, e abaixo separamos algumas dicas de como é possível utilizá-lo para gerar essa confiança com o público, confira!
Crie conteúdos de alta qualidade
Para que o marketing de conteúdo seja bem efetivo, a primeira coisa na qual você deve se preocupar é com a qualidade, para isso, é preciso priorizar a criação de conteúdos de alta qualidade e que sejam, de fato, atrativos para o seu público.
Procure criar bons conteúdos que sejam extremamente informativos, recheados de conhecimento e não monte um conteúdo apenas para fazer volume, adicione diferentes formatos dentro do seu conteúdo e separe algo que seja realmente qualitativo.
Lembre-se que dentro dele, é preciso resolver as dores e necessidades dos consumidores, adicionando informações que sejam realmente úteis e que sejam bem aproveitadas pelos usuários, as pessoas só se lembrarão da sua marca se ela realmente oferecer algo de qualidade.
Separe as pautas que interessam ao seu público
Para que você crie autoridade e gere confiança você deve pensar em pautas que sejam benéficas especificamente para o seu público, eles são a parte central do seu negócio, e as suas necessidades devem ser priorizadas acima de tudo.
Sendo assim, não adianta você procurar produzir conteúdos que não são considerados úteis para os usuários, deixe o seu interesse de lado e veja o que eles precisam consumir, uma pessoa só se sentirá de fato confiante com a marca, quando ela abordar pautas que sejam interessantes para ela, então faça uma boa pesquisa do seu público-alvo, entenda aquilo que eles mais querem consumir e o que eles precisam saber.
Talvez as pessoas queiram conhecer mais sobre um de seus produtos, como sua máquina injetora de plástico, como utilizá-la e seus benefícios, então colete pautas necessárias e crie conteúdos de acordo com o interesse do público.
Otimize o seu site
A criação de um conteúdo de qualidade e a escolha de boas pautas só serão totalmente eficientes caso o seu site disponibilize uma boa área de acesso para as pessoas, sendo assim, sua página precisa estar totalmente otimizada.
De nada adianta caprichar nos conteúdos caso o seu site não esteja totalmente otimizado, com um funcionamento ruim, mesmo que o conteúdo for bom, se a plataforma estiver ruim, a sua marca acaba perdendo credibilidade e até mesmo espaço dentro do mercado.
Procure investir nas questões técnicas do seu site, verifique sua velocidade de carregamento e busque deixar tudo o mais rápido possível, tenha um site responsivo e que se adapte a tela mobile, capriche no seu design com uma ótima disposição de elementos e tenha uma organização estrutural bem estabelecida, cada detalhe faz a diferença e a sua página deve funcionar de forma perfeita para conseguir ser referência dentro do mercado.
Invista no SEO
O Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, é uma estratégia que anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo, sendo essencial para qualquer um que deseja aplicar esse conceito.
Para quem não conhece, o SEO se trata de um conjunto de estratégias que tem como finalidade, otimizar sua página e fazer com que ela apareça no topo das pesquisas das plataformas de busca, e é claro, quanto mais no topo você estiver, mais autoridade e confiança consegue gerar ao seu público.
Capriche na escolha das palavras-chave, dos títulos e subtítulos, adicione imagens, acrescente backlinks, se atente na sua URL, veja sua meta title, e procure estudar, conhecer e explorar o SEO da melhor forma possível.
Monte um cronograma de postagens
Por fim, é preciso que seu site mantenha uma certa constância em relação as suas postagens, para isso, é necessário criar um cronograma de postagens e de criação de conteúdos.
Monte um calendário completo conforme as pautas coletas e não se esqueça de priorizar a qualidade e todos os elementos que listamos acima, os conteúdos não devem ser algo único como a venda de feltro tecido em sua loja física, eles devem ser constantes, com postagens frequentes.
Procure criar conteúdos semanais, ou se conseguir, duas vezes por semana, esteja sempre atualizado e mantenha seu site com um bom acervo de opções para o seu público.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais