Quando falamos em marketing ou qualquer outra estratégia de comunicação, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o diálogo estabelecido entre a empresa e o seu público-alvo externo, certo?
Bom, por mais que saber falar com seu consumidor seja algo crucial dentro do seu negócio, é preciso, primeiro, que o ambiente interno esteja bom para que o externo funcione.
De nada adianta tentar falar com o público externo se dentro da sua própria corporação as coisas não andam da forma como você gostaria, então é claro que, por mais que o seu foco seja nos clientes, é preciso que os seus colaboradores estejam bem, trabalhem bem para que todas as engrenagens funcionem da maneira ideal.
Como alcançar bons resultados sem funcionários empenhados? Como fazer com que sua empresa se destaque sem empenho por parte dos colaboradores? Eles são como cabos elétricos, e todos precisam estar conectados para que a engrenagem empresarial de fato funcione, mas como fazer isso? A resposta é simples, através de uma boa comunicação interna.
A comunicação interna pode ser a chave para o sucesso, e pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar mais sobre esse conceito e como se aplica a comunicação interna estratégica dentro dos ambientes empresariais, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a comunicação interna?
Para quem não conhece, a comunicação interna é uma área da comunicação que tem como foco, realizar ações nos colaboradores da sua empresa, para isso, é estabelecido um diálogo transparente em canais que possam ser acessados por todos além do compartilhamento de informações que sejam relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo.
A comunicação é estabelecida entre todos os lados, tanto de forma vertical com subordinados e chefes como horizontal, entre pessoas do mesmo “nível”, tudo é feito para manter os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos e a atuação como um todo da empresa.
Sendo assim, diversas mensagens são transmitidas como missão, valor, metas, mudanças, estratégias de mercado, feedbacks, novos projetos e por aí vai, o mais importante é que tudo seja transmitido de forma transparente e honesta, eliminando os ruídos da comunicação e fazendo com que cada colaborador entenda sua relevância e esteja por dentro de tudo que acontece na empresa.
Qual a importância de uma comunicação interna para as empresas?
Se a comunicação externa tem como objetivo vender produtos e serviços ou melhorar a imagem da sua marca perante ao seu público-alvo, fazendo com que eles comprem mais o seu misturador de argamassa, a comunicação interna já tem um foco totalmente diferente, buscando engajar os colaboradores e fazer com que eles se sintam parte do seu negócio.
A sua importância é eliminar qualquer tipo de ruído, integrar os setores e fazer com que a sua corporação atue de forma unificada, com todos os colaboradores vestindo a camisa da sua empresa e a representando da melhor forma possível.
Ela é importante justamente, por manter a sua equipe unida, motivada, e sempre em busca do melhor para o seu negócio, uma boa comunicação interna ajuda na integração dos colaboradores e faz com que eles tenham uma perspectiva diferente sobre o seu negócio, muito mais participativo e ativo durante todas as suas ações.
Quais os benefícios da comunicação interna?
Acredite, a lista de benefícios gerada por uma boa comunicação interna estratégica não é pequena, são inúmeras vantagens que essa estratégia pode gerar para o seu negócio, ao começar pela melhoria no clima organizacional, trazendo um ambiente muito mais pacífico, com relacionamentos interpessoais mais desenvolvidos e um ótimo espírito de cooperação.
Esse conceito também trabalha melhorando a produtividade interna, fazendo com que os colaboradores se tornem mais produtivos e cada vez mais empenhados em executarem suas funções da maneira correta, com determinação e um alto volume processual.
A taxa de rotatividade, ou o conhecido turnover também cai, afinal, com uma empresa que valoriza e dialoga com seus funcionários, dificilmente eles irão querer sair dentro dela, isso também facilita a integração de novas pessoas para a empresa, desenvolvendo quem já está presente e melhorando a relação com quem está chegando.
Por fim, a comunicação interna ainda ajuda a acabar com os ruídos da comunicação, reduzindo consideravelmente os chamados boatos e fofocas, tudo é passado a limpo, como se fosse algo saído de algumas impressoras térmicas, sem burburinhos ou qualquer fator que possa prejudicar o ambiente de trabalho.
Como aplicar a comunicação interna estratégica em ambientes empresariais?
Nesse ponto, você já deve ter entendido a relevância da comunicação interna dentro de qualquer ambiente empresarial, certo? Aplicá-la condiz muito mais com uma necessidade do que com um diferencial em si, e para isso, é preciso seguir alguns passos para que a estratégia seja de fato efetiva.
O primeiro é conhecer muito bem a sua empresa e os seus colaboradores, entender qual forma se comunicar com eles e como estabelecer o diálogo constante, em seguida, você deve fazer o planejamento das estratégias, o que irá abordar, sobre o que irá falar e qual a comunicação que será estabelecida.
Também é preciso incentivar a comunicação clara e acessível, diálogos sempre verdadeiros, diretos e honestos devem ser tratados como prioritários, a transparência, por sinal, deve ser sempre colocada em primeiro lugar, sem mentira, sem ruídos e sem problemas dentro dessa área.
Além de você impor a comunicação, procure escutar o que os outros tem a dizer, mantenha o canal aberto não só para enviar mas também para receber opiniões, veja o que seu público interno tem a falar e lembre-se sempre de trazer simplicidade até eles, com uma boa variedade de canais e o envio rápido de mensagens.
Tudo deve estar alinhado assim como cantoneiras de ferro, por fim, procure realizar eventos e invista nessa área, contrate colaboradores para cuidarem especificamente desse setor, desenvolva novas atividades e mantenha a evolução constante da sua comunicação interna.
Lembre-se, ela é um dos setores mais importantes dentro de qualquer negócio, procure investir nela, cumpra as necessidades que precisa e sempre mantenha a comunicação interna em alta dentro da sua empresa.
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