tendências

Confira 6 tendências de decoração para 2023

Acompanhar as tendências de decoração é uma forma de modernizar os espaços para torná-los mais modernos e confortáveis, mas antes de pensar nas tendências, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a decoração em si.

Decorar um imóvel nada mais é do que usar o espaço da melhor forma possível e do jeito certo, dispondo de móveis, objetos de decoração e demais itens que vão ajudar a compor o ambiente, de acordo com as necessidades dos moradores.

Só que decorar é uma coisa que está muito além dessa definição. Na verdade, além de pensar na maneira como os móveis serão posicionados, o estilo que será adotado e os objetos decorativos que vão enfeitar o local, existem outros aspectos importantes.

Por exemplo, a decoração também é uma maneira de se expressar, mostrar um pouco da própria personalidade em cada ambiente e tornar os espaços funcionais e aconchegantes para o dia a dia.

A decoração é muito importante porque ela ensina onde cada coisa deve ficar, o que garante a organização dos ambientes, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar para todos os moradores.

Para explicar um pouco mais o assunto, este artigo vai falar sobre a importância da decoração e mostrar quais são as principais tendências para 2023.

Importância da decoração

A decoração é algo muito importante porque está além de criar ambientes bonitos. Quando o espaço é bem decorado, traz mais harmonia e equilíbrio entre todos os elementos presentes.

Quem decora um ambiente, está fazendo um trabalho de design e se ele for bem elaborado, proporciona Harmonia para todos os sentidos, e é justamente daqui que surge a sensação de bem-estar dentro de cada cômodo.

Uma empresa de zeladoria e portaria cuida da manutenção do condomínio e até mesmo da segurança dos moradores, uma vez que o porteiro é responsável por fazer a identificação dos visitantes.

Mas o conforto do lar, bem como a praticidade dos usuários, fica por conta da decoração. De nada adianta investir em móveis caros e um design muito bonito se as pessoas não se sentirem confortáveis.

É muito importante considerar o tamanho dos objetos, suas proporções, os espaços mínimos requeridos, entre outros elementos importantes, como:

  • Formas;
  • Texturas;
  • Revestimentos;
  • Cores;
  • Tecidos;
  • Iluminação.

Tudo isso é feito para que a decoração tenha como objetivo proporcionar bem-estar, aliás, os ambientes são capazes de transmitir várias outras sensações.

Eles conseguem alimentar os sentidos e transmitir diferentes sentimentos e sensações para quem está no ambiente. É possível sentir aconchego, perceber que a produtividade aumenta, sentir uma melhoria na convivência e assim por diante.

Em uma varanda gourmet, utilizar uma grelha uruguaia inox faz toda a diferença para o churrasco, mas é a decoração que vai fazer com que as pessoas se sintam bem no espaço.

Quando alguém quer mudar a sensação que o ambiente transmite, basta alterar a decoração, considerando os elementos escolhidos e suas características.

Outra coisa que merece destaque é o fato de que uma boa decoração considera todos os requisitos necessários para que as pessoas se sintam confortáveis e até mesmo para beneficiar a saúde.

Por exemplo, quando uma pessoa está escolhendo um sofá ou uma cadeira, precisa considerar o tamanho e o peso dos usuários no dia a dia, pois assentos ruins podem trazer dores musculares e nas costas.

A escolha da iluminação também é um processo crucial, sendo fundamental considerar o objetivo do cômodo para que a incidência de luz esteja de acordo com seu uso.

A iluminação do escritório é diferente da iluminação do quarto, visto que em um espaço a pessoa trabalha e no outro ela descansa.

No entanto, além de entender a importância da decoração na vida do ser humano, é muito importante conhecer as principais tendências para modernizar o ambiente e renovar as sensações.

Tendências decorativas de 2023

Seja no escritório de um fabricante de inibidores de corrosão metálica ou dentro de casa, seguir as tendências de decoração é uma forma de renovar o ambiente e ter sensação de casa nova.

O Viva Magenta é a cor de 2023, deixando para trás os tons neutros, por isso, quem gosta de cores marcantes, vai poder aproveitar muitas opções decorativas.

No Brasil, os arquitetos preferem tons terrosos, verdes e azuis e eles combinam muito bem com madeira, trazendo mais conforto e aconchego para os ambientes. Porém, independentemente de cor, as tendências de decoração para 2023 são:

1. Formas orgânicas

Praticamente todas as peças da mobília, incluindo até mesmo espelhos e tapetes, assumem formas orgânicas e atingem um patamar diferenciado em 2023.

São elementos que chegaram até a cozinha e se tornaram o foco principal dos espaços, por isso, muitas pessoas vão investir em ilhas com formato orgânico e tampo de canto arredondado.

Um lar para idosos particular pode usar iluminação em formato orgânico, por meio de lustres, arandela, luminárias, pendentes e abajures, todos sempre em formas fluidas e curvas.

2. Entrada impactante

O hall de entrada se mostrou um espaço muito importante durante a pandemia e as pessoas começaram a colocar sapateiras para manter o interior da residência sempre livre de contaminações.

Mas esse ambiente é uma das maiores tendências para 2023 e pode passar por muitas melhorias, tanto em casas quanto em apartamentos. Esse processo vai afetar varandas, portas e halls.

As principais ideias relacionadas a isso são o pórtico de entrada principal, entrada da casa com jardim frontal e transformação da porta da frente.

3. Uso de pedras naturais

2023 é um ano que vai valorizar muito as texturas e a estética natural, por isso as pedras aparecem como uma grande tendência, mas com uma aplicação diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas.

Para combinar perfeitamente com uma janela para cozinha de vidro, vale a pena investir em travertino em tons coloridos, como vermelho, azul e verde.

Embora a aplicação possa ser feita no piso, a principal tendência é o uso de granito e mármore no mobiliário, como no caso de mesas de jantar sob medida.

4. Design afetivo

Além de trazer conforto e praticidade, as tendências de decoração também se concentram em memórias e histórias pessoais.

Muitas pessoas estão tentando recriar quartos antigos, misturar peças vintage de várias épocas, inclusive móveis herdados da família, além de usar móveis antigos combinados com peças novas.

Nesse sentido, as principais buscas são combinação de móveis antigos e modernos, janelas antigas reaproveitadas, decoração vintage maximalista, recriar quarto digo, decoração de interiores vintage eclética.

5. Revestimento micro e macro

No que diz respeito aos revestimentos, 2023 vai destacar os micro e macro formatos, com a predominância dos porcelanatos em lastras e peças cerâmicas menores.

Elas podem combinar com peças fundidas em aço, mas também estará em alta o subway title, nome dado aos azulejos de metrô, em formato 10×10 cm.

Na parte do acabamento, o mate ganha bastante destaque, assim como coleções de peças que apresentam diferentes texturas e relevos.

No frontão da cozinha, usar azulejo não é uma tendência porque isso abriu espaço para pedras naturais ou o mesmo material usado na bancada, pois isso traz uma estética mais crime para o cômodo e permite usar cores na marcenaria.

6. Design regenerativo

A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na construção civil e na decoração e continua sendo uma grande tendência para 2023.

Até mesmo procedimentos como demolição de casas antigas estão adotando processos mais sustentáveis em seu dia a dia, e a decoração não poderia ficar de fora.

Além de reduzir os impactos ambientais, as marcas vão se preocupar muito em restaurar danos ecológicos provocados por elas mesmas, um processo conhecido como design regenerativo.

Isso parte da percepção de que o design está relacionado com a natureza e que por isso a sociedade precisa se preocupar com os danos provocados no meio ambiente.

Isso quer dizer que os próprios consumidores vão valorizar muito mais os materiais ecológicos e sustentáveis, principalmente aqueles cujas marcas compensam a extração ou fabricação de maneiras diferentes.

As pessoas vão procurar a sustentabilidade em todos os elementos presentes na decoração, até mesmo em uma fábrica de varão de cortina, uma atitude muito positiva e que não prejudica o design de interiores.

Considerações finais

Saber decorar o lar é fundamental para que ele se torne prático e confortável no dia a dia, e seguir as tendências para fazer isso é uma forma de acompanhar o ritmo de vida que as pessoas estão vivendo atualmente.

Seja na cor dos elementos, em suas formas ou até no tipo de iluminação, as tendências de 2023 mostram toda a modernidade do mundo contemporâneo e as facilidades que a tecnologia permite o acesso.

Isso torna o dia a dia muito mais tranquilo, produtivo, aconchegante e sustentável, sem abrir mão do conforto e da tranquilidade do lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *