O marketing de conteúdo é uma estratégia que precisa ser avaliada por meio de boas métricas, assim, a organização consegue compreender o nível de sucesso de suas ações e fazer um acompanhamento essencial para alcançar seus objetivos.
Criar conteúdos na internet é uma estratégia usada por muitas marcas, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, e o objetivo com isso é reforçar a presença digital e construir autoridade.
Também é uma forma para que os negócios possam gerar oportunidades de vendas, no entanto, o que se vê são muitas empresas que ainda estão descobrindo como medir o sucesso das estratégias de conteúdo.
O maior indicativo de sucesso é quando os materiais estão apoiando os objetivos da companhia e contribuindo com seus resultados, só que obter essas informações pode ser um desafio para muitos empreendedores.
Não se trata apenas de criar conteúdos de qualidade ou gerar tráfego, na verdade, existe todo um processo que precisa ser bem trabalhado, do começo ao fim.
Para entender um pouco mais, este texto vai mostrar como definir os objetivos e metas do marketing de conteúdo, métricas que podem ser usadas para avaliar o sucesso, como identificar e entender o público-alvo e os melhores canais de distribuição.
Como definir os fatores do marketing de conteúdo
Com fatores de marketing de conteúdo entende-se os objetivos e metas que precisam fazer parte do planejamento.
Esses elementos precisam andar juntos porque é a partir dos objetivos que se pretende alcançar que a organização saberá quais métricas deve avaliar para saber se chegou onde deseja.
Para definir seus objetivos, um fabricante de estação de trabalho 3 lugares deve estabelecer qual é a verdadeira motivação da empresa, pois de nada adianta investir na criação de conteúdos apenas porque os concorrentes fazem isso.
Geralmente, as companhias criam conteúdos porque querem aumentar sua receita, reduzir custos ou reduzir riscos. Com base nesses preceitos, fica mais fácil definir objetivos como:
- Reduzir o custo de aquisição de clientes;
- Aumentar as vendas;
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Melhorar a participação no mercado.
Depois de definir o objetivo, é o momento de definir as métricas, pois elas ajudam a monitorar e avaliar o desempenho dos processos.
Na hora de defini-las, é fundamental saber diferenciar as métricas de vaidade dos indicadores chave. As métricas de vaidade são informações que não ajudam a tomar decisões, pois podem levar a empresa para caminhos equivocados.
Por outro lado, os indicadores chave são essenciais para manter a boa performance da estratégia. Com base no objetivo definido, a companhia saberá como medir seu progresso.
Eles precisam ser listados com base em sua importância, e aí sim a empresa vai eleger aqueles que realmente são importantes e que precisam ser acompanhados.
Uma das métricas mais importantes é o tráfego, pois por meio dele fica mais fácil mensurar o número de visitantes em uma página, dentro de um período específico.
É assim que uma marca de mochilas personalizadas anime vai definir os melhores temas para a sua estratégia de conteúdo e aumentar o reconhecimento em seus canais.
A taxa de conversão também é muito importante porque converter leads em clientes é um dos principais objetivos do marketing de conteúdo. É crucial monitorar o volume de potenciais clientes que avançam no funil de vendas e se tornam compradores.
Essa taxa deve ser avaliada em cada etapa do funil de vendas para mensurar a performance do marketing de conteúdo e aumentar as oportunidades de vendas.
A taxa de rejeição, por sua vez, mostra a quantidade de pessoas que acessaram a página da empresa e saíram logo em seguida, sem realizar nenhum tipo de ação.
Acompanhar essa taxa é fundamental para identificar falhas que possam prejudicar a experiência dos leads, ao passo que a equipe saberá quais páginas precisam ser melhoradas.
Como identificar e entender o público-alvo do marketing de conteúdo
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo se baseia nas necessidades e preferências do público-alvo. Uma empresa de patch panel rack 19 precisa entender esse conceito para definir os temas que vai abordar em seus materiais.
Existem boas práticas que ajudam a identificar o público e podem ser aplicadas por qualquer tipo de negócio. São elas:
Pesquisar o mercado
Uma das coisas mais importantes é pesquisar e analisar o mercado, buscando compreender o comportamento dos consumidores, como os concorrentes atuam e o cenário do macroambiente.
Entre os aspectos mais importantes estão os comportamentos e hábitos de consumo do segmento de atuação, as necessidades dos consumidores e aquilo que a companhia consegue atender no momento.
Conhecer o negócio e o produto
Depois de olhar para o mercado, é o momento de olhar para o próprio negócio, buscando conhecer a empresa e seus produtos, assim, fica mais fácil determinar as soluções que eles oferecem.
Uma empresa de injeção de peças plásticas consegue ser assertiva em suas soluções porque compreende a proposta de valor da marca e de seus produtos, sabe por que as pessoas comprariam com ela e o problema que consegue resolver.
Segmentar o mercado
Com base em variáveis geográficas, comportamentais, psicográficas e demográficas, a companhia vai traçar o perfil do público que consome seus conteúdos.
É a partir dessas variáveis que o empreendedor consegue criar segmentos ou cruzar as informações para variá-los no mercado.
Selecionar o segmento-alvo
Selecionar o segmento-alvo é muito importante para documentar as características que merecem atenção ao desenvolver o conteúdo.
Uma empresa pode ter mais de um segmento de público, e cada um deve receber as estratégias específicas.
Um exemplo disso é uma plataforma e-commerce que vende diferentes tipos de produtos, desde celulares até vestuários, utensílios domésticos, entre outros.
Definir o posicionamento e as estratégias
Depois de definir o público-alvo de seu marketing de conteúdo, um fabricante de chave hidráulica de torque vai traçar seu posicionamento de mercado. Se a empresa tiver mais de um público, precisa de um posicionamento para cada segmento e traçar estratégias específicas.
Elas estão relacionadas ao mix de marketing, que envolve preço, produto, praça e promoção e determinam de que maneira a organização vem se apresentar para o mercado e se conectar com as pessoas.
Estratégias e canais de distribuição
Existem diversas estratégias e canais de distribuição que ajudam a alcançar e a engajar o público de maneira eficaz. A primeira delas é o blog institucional, que aliás é a base para a construção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
O blog é diferente do site institucional porque seu objetivo é oferecer conhecimento para os consumidores, abordando temas relacionados ao mercado de atuação, mas por meio de conteúdos que não falam diretamente sobre os produtos e serviços.
O site institucional de uma oficina de funilaria Chevrolet, por sua vez, vai se voltar para assuntos como atendimento ao cliente, vendas, entre outros relacionados diretamente ao negócio.
Entretanto, a organização pode hospedar uma landing page de conversão para que o usuário preencha formulários para fazer o download de materiais como e-books, acessar ferramentas e participar de webinars.
O e-mail marketing é fundamental para o relacionamento com os consumidores, mas deve ser adotado com base em uma boa estratégia de segmentação e personalização para evitar problemas com spam que prejudicam a credibilidade da empresa.
Para o marketing de conteúdo, é uma forma de criar uma fase no funil de marketing para que as ações de inbound cresçam em larga escala.
Uma empresa especializada em aluguel de andaime de ferro pode usar o site institucional para aumentar o tráfego em seu blog ou site e atrair novos leitores. Inclusive, esse é um canal essencial para os estágios de meio e fundo de funil.
Finalmente, as redes sociais também desempenham um papel fundamental no marketing de conteúdo porque aumentam a visibilidade e o engajamento. São canais que conseguem ampliar o potencial de alcance e viabilizam o relacionamento com o cliente.
As redes sociais também podem ser usadas como um tipo de vitrine para que os clientes potenciais possam conhecer um pouco mais a empresa e seus conteúdos.
Ao longo do tempo, um fornecedor de kit gás natural veicular pode criar uma comunidade de fãs e promotores, por meio de conteúdos relevantes que falam sobre assuntos de seu interesse.
É necessário que haja integração entre os canais, uma vez que as redes sociais podem aumentar o tráfego do blog. Este, por sua vez, pode oferecer um formulário para baixar o material e aumentar a lista de contatos do e-mail.
Isso vai melhorar a experiência e interação entre o consumidor e a marca, uma vez que existe comunicação em diferentes pontos de contato, partindo da produção de conteúdo.
Considerações finais
A internet inseriu os seres humanos na era da comunicação instantânea e isso mudou completamente a maneira como as empresas interagem com os consumidores.
Eles não estão interessados apenas no preço de uma mercadoria quando precisam comprar alguma coisa.
Na verdade, querem saber muito mais, inclusive sobre assuntos relacionados, antes de tomar uma decisão de compra ou até mesmo para descobrir uma necessidade, e é aí que entra o marketing de conteúdo.
Também precisam confiar na empresa, e o marketing de conteúdo ajuda os negócios a alcançarem todos esses objetivos, por meio de materiais ricos e relevantes para a audiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.