A inovação colabora para que uma empresa se torne bem-sucedida e esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes. Para isso, é essencial implementar uma cultura de inovação nas organizações a fim de estimular a criatividade.
Mais do que entender o mercado e o comportamento dos consumidores, é preciso que as organizações estejam dispostas a buscar processos com o intuito de gerar novas ideias e consequentemente agregar mais valor para o negócio.
Os cases de maiores sucessos estão ligados ao mercado de tecnologia, mas não necessariamente precisa ser do mesmo mercado ou deve ser feito grandes investimentos, contratar gênios da programação ou criar aplicativos complexos.
Porém, as mudanças tecnológicas têm um grande peso nesse avanço, então é necessário criar uma cultura de inovação para que a empresa seja líder independente do nicho de atuação.
Nesse contexto, é exigido das empresas, como por exemplo, as de serralheria janelas de ferro, invistam em mais recursos, principalmente oferecendo capacitação aos funcionários, para que tenham melhor aproveitamento das ferramentas.
Conforme o relatório criado pela McKinsey divulgado no Brazil Digital Report, o país tem deficiências quando o assunto é inovação. A produtividade teve pouco crescimento nos últimos anos, impedindo que a evolução no mercado digital fosse ágil.
Por conta do espaço que existe para inovação, empresas como por exemplo, que produzem uniformes profissionais para obras, investem nisso, tendem a aproveitar melhor e mais rápido os benefícios que a transformação digital pode oferecer.
Estratégias para criar uma cultura de inovação
A implementação de uma cultura de inovação, parte de uma liderança que prioriza a colaboração e uma comunicação clara entre a equipe. Além da expectativa sobre a contribuição dos funcionários para um ambiente de trabalho inovador.
Sendo assim, é preciso que a empresa ofereça apoio e treinamento para seus funcionários com pessoas capacitadas e pacientes, como um personal trainer para idosos. Abaixo, algumas iniciativas para colocar em ação a cultura de inovação:
Aceitar falhas
O novo precisa ser experimentado e por conta disso, nem sempre vai ser sucesso de imediato. Por isso, a empresa precisa estar preparada para isso e tolerar erros e falhas.
A instituição que não aceita falhas quando se trata em buscar inovação, tende a reprimir o desejo do funcionário de levar ideias e encontrar novas soluções, fazendo com que sintam medo de errar.
Os casos de sucesso muitas vezes aconteceram porque alguém teve espaço para arriscar e implementar inovação.
Reconhecer iniciativas inovadoras
Além de uma organização ser tolerante ao erro, é necessário que reconheça as iniciativas de quem busca por novas soluções.
Isso significa que os líderes devem estar atentos e recompensar o comportamento inovador, isso inclui assumir os riscos, independentemente de os resultados serem positivos de forma imediata.
Como forma de reconhecimento de esforços, podem ser adotadas medidas como: oferecer tempo livre com o intuito de dar mais espaço para investir em novos processos ao invés de cobrar apenas produtividade.
Oferecer recompensas ou pagar o almoço empresa para os contribuintes com ideias inovadoras e celebrar os esforços também são métodos de incentivo.
A eliminação de burocracia também pode ser favorável para uma empresa, tendo em vista que processos longos geram obstáculos, desanima e frustra o colaborador.
No processo de implementação de uma cultura de inovação, é essencial que os lideres eliminem a burocracia desnecessária, com o intuito de incentivar a experimentação rápida e contínua.
Canais de comunicação abertos
Antes de qualquer coisa, é preciso olhar para dentro da empresa primeiro e criar um ambiente aberto a adotar e ouvir novas ideias, estimulando os colaboradores a expor suas sugestões.
Ao criar canais de comunicação abertos, facilita a troca de ideias entre os gestores e os colaboradores, dando liberdade para expor suas opiniões além das sugestões.
Especialistas apontam que as empresas devem proporcionar ambientes apropriados para o desenvolvimento da relação entre os colegas de trabalho, gerando proximidade e confiança como se fosse um veterinário próximo a mim.
Tendo em vista que uma relação de confiança e qualidade resultam em maior aprendizado e contribuem para a inovação de uma organização.
Equipe diversificada
A diversidade diz respeito à contratação de pessoas de diferentes raças, gêneros, culturas e nacionalidades.
Essa ação tem como objetivo obter equipes com diferentes visões e ambientes mais apropriados ao surgimento de ideias novas, além de ser importantes em termos de inclusão e convivência.
Empresas que contratam pessoas com o mesmo perfil profissional, tendem a ter menos debates ou diferentes pontos de vista, gerando obstáculos para a criação de algo inovador.
Com indivíduos com diferentes bagagens, é possível que eles exponham suas vivências e propor diferentes soluções, abrindo espaço para o crescimento e desenvolvimento em equipe.
Entre os principais fatores para uma empresa estimular um ambiente de inovação para os seus colaboradores, estão:
- Investir na qualificação da equipe;
- Opção de trabalho remoto;
- Flexibilidade de horários;
- Treinamentos para qualificação;
- Supervisores abertos a novas ideias;
- Liberdade de criação e inovação;
- Empresa com política inclusiva;
- Grupos com todos os gêneros;
- Grupo de líderes diversificados.
É constatado que uma empresa que investe em diversidade e estimula uma cultura de inovação, alcançam melhor poder de criatividade, já que consequentemente oferecem mais liberdade para sua equipe.
Metas claras e autonomia
É necessário criar metas claras e objetivas que condicionem a equipe alinhada a um objetivo em comum, porém, é preciso oferecer autonomia para que os colaboradores achem a melhor forma de chegar a esse objetivo.
E na realidade é essa autonomia e toda a capacidade que ela proporciona de compartilhar novas ideias e perspectivas que autoriza que a criatividade e inovação aconteçam.
Profissionais que são motivados, contribuem para a inovação, além de aumentar a probabilidade de que os resultados sejam realmente alcançados e os problemas devidamente solucionados.
Investir em conhecimento
Entre as estratégias para criar uma cultura de inovação, é preciso investir em conhecimento, principalmente no sentido de capacitar a equipe.
Entre esses investimentos que a empresa pode oferecer, estão: cursos, palestras e workshops relacionados à inovação e também para o desenvolvimento de habilidades complementares, como empreendedorismo e métodos ágeis.
Além de treinamentos formais, existem outros métodos de buscar conhecimento, em livros, documentários e conversas com profissionais de outras áreas e empresas do mesmo nicho ou não.
Intraempreendedorismo
O intraempreendedorismo está entre as melhores formas de incentivar a criatividade e inovação. Isso porque ele consiste em achar formas de empreender e inovar dentro da própria organização, aproveitando os colaboradores interessados.
Esse apoio permite que os colaboradores de uma empresa que trabalha com automóveis, ajudem a desenvolver novos produtos, serviço de guincho para moto ou processos.
Oferecendo liberdade para inovar e experimentar como se a empresa pertencesse a eles, incentiva também a proatividade, agindo como empreendedores.
Criação de ideias em equipe
Para otimizar tempo e incentivar ainda mais a geração de ideias, é interessante que a empresa proporcione que essa criatividade seja discutida em grupo, tal qual um trabalho na faculdade.
Ou até mesmo tarefas em conjunto, como a limpeza garagem condomínio, quando feita em conjunto, otimiza tempo e agrega valores, com o instinto de trabalho em equipe.
Sendo assim, é possível sugerir desafios e jogos, em que cada equipe fica responsável por buscar soluções e melhorias para o seu setor de atuação.
Incentivo de experimentação
É preciso estruturar um processo para implementar uma cultura de experimentação. A ideia inicial dessa estruturação é que os líderes de equipes façam pequenos testes e monitoramento dos resultados das experiências implementadas.
Tendo a visão dos resultados reais, isso oferece uma nova porta para ter melhor percepção sobre a experimentação.
Para obter os resultados e uma análise que ajude a criar uma estratégia ampla para atingir as metas e objetivos, é necessário seguir alguns passos para a aplicação da cultura de experimentação, que são:
1. Cultura da empresa
O passo inicial para a implementação dessa cultura, é garantir que as ideias de todos sejam ouvidas. Além disso, todos os envolvidos precisam entender a necessidade de expor suas ideias e inovações.
2. Levantar hipóteses
Esse passo envolve levantar discussões sobre todas as hipóteses do que pode dar certo ou não sobre o assunto colocado em questão. Porém, é preciso levantar dados aliados a essa hipótese.
Ou seja, uma métrica que possa ser analisada a fim de obter respostas sobre o que será experimentado. Por exemplo: o número de pessoas que desejam presentear os pais com itens personalizados e pesquisam por gravar caneta.
3. Observação
Nesta etapa a observação vai ocorrer no período determinado para o teste em questão, que fica aos cuidados do responsável pela experimentação, para que durante o processo a pessoa não perca o controle do teste.
4. Mensuração
Essa etapa é decisiva para o experimento. Pois é nela que serão medida os resultados, com as informações necessárias para a tomada de decisão do que permanece ou terá que sofrer alterações.
5. Aprendizado
Na etapa final deve ser realizada uma reunião para apresentar os resultados e a conclusão tirada do experimento, quais foram as respostas e se foi encontrado solução para o problema inicial.
Na cultura da experimentação, caso os resultados não sejam positivos, também é dada uma resposta. Portanto, algumas vezes o fracasso também faz parte.
Considerações finais
Desenvolver uma cultura de inovação em empresas não é uma tarefa tão simples quanto parece, mas tem sua importância.
Existem alguns obstáculos que os empresários, gestores e colaboradores podem vir a enfrentar, impedindo que essa cultura cresça e se desenvolva com mais facilidade.
É preciso que os líderes saibam destacar os profissionais para proporcionar um ambiente de inovação, isso estimula a criatividade, beneficiando os dois lados, já que tem grandes chances de aumentar a produtividade dos colaboradores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.