Vai viajar por um longo período (ou mesmo em períodos menores)? Precisa analisar tudo o que irá deixar para trás e também planejar os locais que irá visitar, bem como os restaurantes e outros pontos turísticos.
Ou seja, dá para pesquisar se o hotel tem placa solar para geração de energia, se há piscinas e etc. Mas vai além disso: note como é a cultura daquela região e experimente os pratos típicos. Se ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema, vem com a gente!
Como planejar uma viagem inesquecível seguindo alguns passos?
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida, e fazer tal planejamento requer tempo e dedicação. A primeira etapa é definir o destino, pois, sem isso, fica impossível seguir.
Ao escolher o destino, leve em conta suas preferências pessoais, interesses e orçamento disponível. Em que época do ano deseja rumar para ‘outro canto’? Isso melhora a questão de contratempos como clima desfavorável ou altas temporadas de turismo.
Comparativamente, esta é uma análise semelhante ao cliente que precisa fazer o trabalho de limpeza de fossa para diminuir os riscos de doenças dentro de sua casa ou condomínio.
Em seguida, faça uma lista de pontos turísticos e atividades para realizar, pesquisando sobre horários de funcionamento, valores de ingressos e a melhor forma de chegar em cada local.
Outro ponto importante é reservar hospedagem com antecedência (os valores sobem caso decida fazer essa parte em cima da hora). Tudo isso precisa atender às suas necessidades e preferências.
Desta forma, considere a possibilidade de utilizar serviços de hospedagem alternativos, como aluguel de casas ou quartos em plataformas online como o Airbnb (ainda mais se seu orçamento não estiver muito alto).
Ao mesmo tempo que um profissional da área de reparos sempre leva consigo um porca gaiola, para prender os parafusos em racks, o viajante deve saber que imprevistos podem acontecer e que é fundamental que esteja preparado.
Certifique-se de contratar um seguro viagem, levar alguns remédios na mala e dinheiro em espécie. E não para por aí! Pois, conhecer um pouco mais sobre a cultura daquele estado ou país pode tornar a experiência mais rica e interessante, além de driblar situações desconfortáveis.
E se jogue em experiências únicas e especiais. Experimente a culinária local, interaja com a população e saia da sua zona de conforto.
5 Aplicativos que podem ajudá-lo a programar uma viagem
Com as facilidades trazidas pela internet, não demorou para que os programadores criassem aplicativos para ajudar os viajantes e mochileiros a montar suas viagens. Há aqueles que buscam por hoteis, outros por vôos ou aluguel de carros. Mas os mais completos mesclam tudo isso num só local.
O primeiro deles é o Skyscanner, que ajuda na busca por passagens aéreas com o melhor preço. Com ele, é possível averiguar voos de diversas companhias aéreas e ter uma projeção real dos trechos mais baratos.
Ao mesmo tempo, permite criar alertas para que o usuário seja notificado quando uma passagem estiver mais barata. Outro que destacaremos é o famoso Airbnb, que oferece uma ampla variedade de hospedagens, desde quartos em casas compartilhadas até apartamentos e casas para relaxar sem ter a presença dos donos da residência.
São locais mais autênticos e com preços acessíveis, se comparado aos hotéis tradicionais. Além disso, o aplicativo permite ler avaliações de outros usuários, o que ajuda a escolher um local confiável e confortável.
Para que você continue subindo uma espécie de escada de concreto pré moldada e chegue ao planejamento perfeito, falaremos sobre o Google Maps. É essencial tê-lo em seu smartphone, pois melhora sua locomoção entre as ruas da cidade que está visitando.
Com ele, é possível traçar rotas, encontrar pontos de interesse, calcular distâncias e tempos de deslocamento, além de ver imagens dos locais em 360 graus. O aplicativo também permite salvar mapas offline para usar quando não há acesso à internet. Completíssimo!
Os dois últimos são o TripAdvisor, para encontrar opções de passeios e atividades para fazer durante a viagem. Tudo porque dá para conferir as avaliações e fotos de outros usuários sobre as atrações turísticas, além de reservar ingressos diretamente pelo aplicativo.
E o PackPoint, que é um aplicativo menos conhecido, mas que dá dicas sobre como arrumar a mala de maneira mais eficiente e organizada. Com ele, o usuário pode selecionar o destino, a duração da viagem, a previsão do tempo e as atividades que pretende realizar, e o aplicativo sugere uma lista de itens que devem ser levados.
A partir de todos esses detalhes, é impossível não realizar a viagem dos sonhos e guardá-la no coração. Ou seja, independentemente se irá usar o skyscanner, o airbnb ou qualquer outro aplicativo que está dentro ou fora dessa nossa lista, o que vale mesmo é a coragem e o empenho de fazer esse ‘estágio para a vida’.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.