gengiva

Encurtamento gengival: Entenda o caso

O encurtamento gengival, também conhecido como gengiva encurtada, acontece quando ela se retrai, mostrando grande parte do dente. Às vezes, isso deixa a sua raiz exposta e pode acontecer por diversos motivos.

Uma das causas mais comuns para acontecer o encurtamento da gengiva é pela escovação errada. Às vezes, o paciente acha que está escovando certo mas está detonando o seu tecido gengival e não está limpando o que deve ser limpo.

Quando a gengiva passa a sentir aquela agressão, ela começa a se retrair. Portanto, isso é uma coisa progressiva, se a pessoa não mudar a forma de escovar, isso vai só piorando e agravando. 

Então, essa costuma ser uma das causas mais comuns da retração gengival que é a escovação traumática.

Com isso, de tanto escovar, ela passa a ter cerdas mais abertas, isso porque, está aplicando muita força. Então, é necessário usar uma escova macia com a cabeça arredondada. 

Portanto, isso irá auxiliar em diversos fatores, principalmente se o paciente fizer o uso de uma ortodontia invisível.

Quais são as causas da retração gengival?

Existem algumas situações em que as pessoas não limpam direito e ficam com aquele acúmulo de tártaro nos dentes. Geralmente, ele fica perto da margem gengival e isso é uma forma de agressão para a gengiva.

Ele é agressivo porque não é tão liso quanto o dente. Então, é muito mais fácil acumular placas bacterianas e todos esses produtos dessa infecção agridem a gengiva, e geralmente ela fica sangrando, ainda mais no momento da higienização.

Caso a gengiva esteja sangrando é porque os dentes não estão sendo limpos da forma correta. 

Portanto, é imprescindível ter uma higienização bucal adequada, principalmente com os pacientes que fazem uso de um aparelho invisível, justamente para evitar a formação do tártaro.

Quando a gengiva está saudável, ela não sangra e às vezes quando ocorre o sangramento, o paciente para de passar o fio dental. 

Porém, é pelo contrário, é justamente nessa parte em que os cuidados devem ser redobrados. Isso porque, se a gengiva está sangrando, é porque existe algo de errado nela. 

O mal posicionamento dos dentes, também pode causar a retração gengival?

Às vezes, alguém tem uma arcada muito estreita ou muito aberta e os seus dentes estão tortos, ficando um mais para fora do que o outro e esse mal posicionamento faz com que o osso esteja inserido na forma errada. 

Assim, quando a pessoa faz a mastigação e deposita todas as forças sobre aquele dente, acaba que a força acima do eixo daquele elemento dentário não é distribuída da forma correta. 

Com isso, vai causando uma reabsorção óssea atingindo a gengiva, tendo a necessidade de usar alinhadores invisíveis.

A gengiva acompanha o osso e verifica se tem uma reabsorção óssea. Então, não tem mais nada para o tecido cobrir e quando isso ocorre, ela vai se retrair. 

Portanto, quem tem a perda óssea, tem também muita retração no tecido, porque ele se retrai junto. 

Porém, esse mal posicionamento também é uma causa bem comum e a melhor solução seria colocar alinhadores invisíveis para deixá-los da forma correta, fazendo com que as forças da mastigação não causem nenhuma reabsorção.

Quais são as opções de tratamento do encurtamento gengiva?

O primeiro caso é quando existe uma importunação muito leve e não há nenhum sintoma de sensibilidade, mas a gengiva se afastou um pouco do dente. 

Então, geralmente, o profissional costuma orientar o paciente para seguir algumas dicas, como:

  • Diminuir a força da escovação;
  • Realizar a escovação da forma correta;
  • Analisar o tipo de escova;
  • Fazer a remoção de placas bacterianas.

Muitas vezes não é preciso fazer um tratamento avançado, principalmente quando o paciente não tem sintomas, como nesse caso. 

Além disso, em alguns casos, será necessário procurar um dentista para o tratamento dos dentes, quando eles são afetados. Nessas situações, é preciso buscar por um “aparelho invisível preço” e ver as opções mais acessíveis. 

Porém, se porventura, o paciente desenvolve os sintomas e já tiveram uma certa sensibilidade, muitas vezes apenas com aplicação de um sensibilizante já ajuda a melhorar, além da escovação ideal.

Quando o paciente está sofrendo já com a exposição da raiz, ele poderá iniciar um tratamento por meio de uma restauração em resina composta. Assim, ela vai cobrir aquela região e isso poderá ser feito em uma rápida sessão. 

De qualquer forma, é importante ter visitas periódicas ao profissional. Afinal, ele irá indicar o melhor tratamento, dependendo do desenvolvimento da retração de sua gengiva. 

Por isso, é importante cuidar logo assim que observar os sintomas ou poderá sofrer a perda do elemento dentário, tendo que colocar uma prótese fixa.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *