Já sentiu uma bolinha branca saindo da sua boca e não sabe de onde veio? Elas ficam localizadas nas amígdalas e possuem o nome de cáseo. Entenda o que é cáseo a seguir.
O que é o Cáseo?
O que é cáseo? é uma massinha branca que se localiza nos buracos das amígdalas, chamados de criptas, eles são formados de infecções que teve durante a vida, por resto de alimentos e bactérias que têm na boca.
Sintomas
Ele tem alguns sintomas como o gosto ruim na boca e a sensação de algo entalado. Pode ser que resolva sair em momentos inadequados, como por exemplo, em uma conversa ou até mesmo um beijo.
É possível que os sintomas também sejam emocionais, como tristeza ou até mesmo alguns transtornos como ansiedade e depressão. Isso pode gerar um receio em ambientes profissionais e pessoais.
É importante fazer a verificação da saliva e escovar a língua para evitar que fique com uma camada branca.
Além disso, deve realizar uma avaliação com um Otorrinolaringologista- médico especialista nessa área- para a averiguação das amígdalas. Ele fará um exame chamado laringoscopia.
Laringoscopia
O otorrino fará um exame de forma simples onde será inserido uma câmera no paciente para a avaliação das amígdalas.
O que são as amígdalas?
As amígdalas ficam no fundo da garganta posicionada na região lateral, ela cuida da captação de vírus e bactérias e produz anticorpos estando relacionada com alimentos, responsáveis pela liberação das células de defesa.
Amigdalite bacteriana
É causada por uma bactéria e manifestada por dores de garganta mais intensas, a febre é alta e se observa a placas de pus.
Nessa situação, o tratamento com antibiótico é necessário, não só para tratar o quadro, como também para evitar complicações. O diagnóstico é dado pelo médico.
Não se automedique e nem prolongue a medicação por mais tempo do que deve. Isso pode causar consequências como, o amarelamento dos dentes, sendo necessário um clareamento a laser.
Amigdalite viral
Ela é causada por vírus e além da dor de garganta, tem o nariz entupido, coriza e a tosse. É comum acontecer em crianças e podem não precisar de antibióticos, apenas medicamentos para o alívio dos sintomas.
Prevenção dos cáseos
O ideal é que esses cáseos sejam prevenidos, você poderá evitá-los tomando algumas medidas como:
- Tenha uma boa higienização;
- Escove a língua;
- Beba bastante líquido;
- Se alimente de frutas ácidas;
- Evite enxaguantes bucais com ácido.
Todas elas são essenciais para a prevenção do cáseo. Entenda cada uma delas.
Tenha uma boa higienização
Escove bem a língua os casos eles são formados pela mesma saburra lingual, aquela massa branca na língua, se a escovação é boa irá evitar que eles possam se formar.
Se não houver a escovação, as bactérias podem se proliferar causando até a perda de dente sendo necessário uma prótese dentária.
Beba bastante líquido
Quanto mais hidratada a boca ficar, mais fluida estará a saliva e dificultando a formação acúmulos das bactérias.
Frutas ácidas
Alimente-se de frutas ácidas, como laranja, limão, abacaxi ou qualquer outra de sua preferência. Elas estimulam a salivação e dificultam a formação dos cáseos.
Mas não faça a injeção dessas frutas com excesso, realize o balanceamento, coma com moderação, pois o uso delas em excesso podem causar um desgaste nos dentes.
Os procedimentos estéticos são bem aliados neste momento, como a lente de contato dental, que faz com que os dentes fiquem mais fortes.
Enxaguantes bucais
Evite antissépticos bucais com álcool. Ele desidrata as células da boca e a saliva fica viscosa, favorecendo a formação dessas bolinhas.
Tratamento de cáseos amigdalianos
É importante que eles sejam tratados para que possam evitar um desenvolvimento causando até mesmo mau hálito.
Tratamento provisório
É possível que seja feito através de um gargarejo para a realização da limpeza das amígdalas, mas, não é definitivo, porque elas ficam acumuladas.
Tratamento definitivo
A solução definitiva é uma cirurgia de amígdala, onde serão retiradas todas elas. A operação é feita de uma forma simples, através de uma espécie de pinça de baixo risco e dependendo da situação, o paciente tem alta no mesmo dia.
Respiração pela boca
Elas podem inflamar de forma recorrente envolvendo as vias aéreas, trazendo alergias, problemas respiratórios e obstrução nasal, causando a respiração bucal que pode acometer
diretamente os tratamentos ortodônticos com alinhadores invisíveis.
O tratamento é influenciado porque para o ar chegar até a garganta, a língua fica um pouco mais baixa que o normal empurrando os dentes.
Quando a respiração é nasal, da forma correta, acontece pelo nariz. O ar passa a ser modificado e aquecido, fazendo com que chegue no pulmão de forma limpa. Ele entra pela boca, chega de forma fria causando sequidão na boca.
Como foi dito, a alteração no tratamento ortodôntico, por exemplo, com o aparelho de porcelana é complicada porque, quando os dentes estão alinhados, possibilitam uma menor chance de acúmulo de bactérias nos dentes tortos que podem causar doenças.
Por isso, é sempre importante a ida de forma regular ao dentista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.