Planeje a viagem ideal para desacelerar ao longo do ano
O ano mal começou e nós já estamos de olho nos feriados. Quando passa a ressaca do Réveillon, o brasileiro começa os preparativos para o Carnaval.
O verão chega, as academias lotam. Lojas de fantasias começam a bombar. O glitter e o EVA correm soltos e já vai se espalhando pelo ar aquela vibe gostosa que só quem vive no Brasil sente. Afinal, o ano útil só começa depois do Carnaval, né?
A busca por passagens, hospedagens e seguro viagem barato aumentam. Há quem goste de curtir na avenida, nos blocos de rua, ou quem simplesmente prefere ir para um lugar em que o Carnaval não seja este grande evento.
Mas além desse feriadão tão esperado, 2023 reserva outras datas com pontes ou emendas com o fim de semana. Fizemos duas listas, separando por trimestres, para que você já comece a se programar para dar aquela escapadinha e colocar a cabeça em ordem ao longo do ano.
Então, já pegue o calendário e vá destacando essas datas!
Janeiro, fevereiro e março
Bom, janeiro já começa num feriado e depois, a menos que existam feriados locais, como o caso da cidade de São Paulo, cujo aniversário é no 25º dia do mês, você terá de esperar até o Carnaval para poder descansar.
Neste ano, a data dos foliões será na terça-feira, 21 de fevereiro, que pode emendar com a segunda-feira, 20 e, consequentemente, com o fim de semana dos dias 18 e 19. Há quem tenha sorte e também emende com a quarta-feira de cinzas, dia 22.
Em março não há feriados nacionais, então, passemos para o próximo trimestre.
Abril, maio e junho
Após o mês de março sem nenhuma folga, abril já começa com a Sexta-feira Santa, no dia 7 e depois com o domingo de Páscoa (que pode render um dia em casa para quem trabalha aos domingos). No mesmo mês ainda temos o feriado de Tiradentes, no dia 21.
Maio já começa numa segunda-feira, dia 1º, o Dia Mundial do Trabalho, emendando com o último fim de semana de abril. E nada como uma folga em plena segunda para o trabalhador já começar o mês feliz.
Em junho temos o ponto facultativo de Corpus Christi, no dia 08, que pode emendar com a sexta-feira, 09, e com o fim de semana dos dias 10 e 11.
Julho, agosto e setembro
Julho é o mês das férias escolares. Não há nenhum feriado nacional, porém você pode ser agraciado com algum feriado local, como os paulistas, que tem o dia 09 como uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.
Agosto, o mais longo de todos os meses do ano para algumas pessoas, segue também sem feriado. Vamos passar para setembro?
Dia 07 temos o feriado da Independência do Brasil, em plena quinta-feira, podendo emendar com a sexta e o fim de semana. E por esse trimestre é só.
Outubro, novembro e dezembro
Na primeira quinzena de outubro, dia 12, temos o feriado de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças. Quer uma notícia boa? Também será prolongado, pois cairá em plena quinta-feira.
Em novembro temos o Dia dos Finados, 02, que também cairá numa quinta-feira, podendo emendar com a sexta, o sábado e o domingo. Dez dias depois, dia 15, temos o feriado da Proclamação da República, em uma quarta-feira.
No mesmo mês ainda há o Dia da Consciência Negra, 20, que cairá numa segunda-feira. A data, porém, não é reconhecida como feriado nacional.
Nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Roraima, porém, o dia 20 é considerado feriado estadual e pelo Brasil há cidades de outros estados que decretaram feriado municipal.
Em dezembro não temos feriados nacionais, além, é claro, do Natal, que cairá em uma segunda-feira. Então, para quem não entra em recesso, poderá aproveitar desde o sábado, 23.
Apenas de feriados nacionais, temos 7 prolongados, alguns por 3, outros por 4 dias. Leve em consideração essa lista, já acione seu agente de viagens ou comece suas buscas, caso seu desejo seja cair e aproveitar fora de casa.
Há datas para quem gosta de frio, de calor, praia, campo ou para quem simplesmente quer descansar no conforto do lar.