Para a consolidação de qualquer marca no ambiente digital, é imprescindível que a utilização das ferramentas do Google seja feita. Nesse sentido, o Google Trends se torna mais um desses pontos.
É impossível desviar do imperativo mercadológico que as ferramentas do Google impõem. Afinal, com elas é factível fazer um grande levantamento de dados referente a uma empresa e ao comportamento de seu público alvo.
Por esse motivo, é importante e mais do que necessária a adoção desses mecanismos para uma melhor medição de um mercado específico e seus desdobramentos.
Supondo que uma empresa de cuidados para a casa está entrando no meio digital, ela pode se basear em dados do Google Trends para entender quais as palavras-chave que melhor se relacionam com o seu serviço de jardinagem, por exemplo.
As vantagens de se adotar essas ferramentas para as métricas adequadas ao mercados podem incidir em uma longa lista. Cabe aqui, no entanto, citar algumas das suas principais:
- Especificar mercados;
- Obter pesquisas mais precisas;
- Compreender hábitos de consumo;
- Otimizar vendas.
Ou seja, é inegável a importância das ferramentas que o Google oferece para o crescimento e posicionamento de um negócio no meio digital.
Por isso, é essencial entender de forma detalhada os seus mecanismos mais específicos para que, assim, se possa seguir com uma boa estratégia.
Google Trends: o que é?
Para a formulação de uma estratégia coesa, é importante ter em mente as funcionalidades de algumas ferramentas.
Com o Google Trends não é diferente, essa ferramenta consiste na análise de anos de fluxo de bilhões de acessos que o Google tem e com isso é possível segmentar palavras-chave por países, temporalidade, hábitos e relações diversas.
Esses dados sempre foram muito fundamentais para a manutenção de qualquer estratégia dentro do mercado e portanto representam um grande esforço por parte de todas as empresas que buscavam se destacar.
No entanto, algo aconteceu nas últimas duas décadas que mudou todos os rumos das pesquisas de mercados: a criação do Google. O que antes demandava um grande esforço de pesquisa, hoje, com poucos cliques é possível de fazer.
Essa plataforma propiciou um acesso imenso a dados que antes não poderiam ter essas especificidade e, tampouco, seriam obtidos de forma satisfatória com um custo tão pequeno.
5 passos para a sua utilização
Como em todas as plataformas do Google, o uso da ferramenta de Trends é muito simples e intuitivo. Basta entrar no site referido e digitar ali as palavras-chave que se pretende pesquisar para obter alguns dados.
Suponha-se que ocorra uma tentativa de entrada de uma empresa que oferece esquadrias de alumínio para indústrias, é importante que as palavras-chave ali referidas estejam bem posicionadas para a obtenção da estratégia.
Ou seja, ao entrar na plataforma do Google Trends, o usuário vai se deparar com uma página inicial com um campo de pesquisa.
A partir daí, é possível colocar na barra de pesquisa, dividida por vírgulas, as palavras-chaves que se deseja compreender, sendo limitada em cinco termos.
Com isso, os itens relacionados já aparecem em algumas categorias que tornam possíveis a sua análise.
Por exemplo, se uma empresa precisa anunciar uma mesa em l arredondada, ela pode pesquisar alguns termos relacionados e colocá-los em sequência dividido por vírgulas.
Então torna-se possível obter algumas orientações da ferramenta para a melhor manutenção da marca na plataforma. O site ainda apresenta alguns gráficos e formas de orientar a pesquisa de um jeito mais assertivo.
Ou seja, o Google Trends é uma ferramenta muito completa para a orientação de novas estratégias de marketing.
Aqui, portanto, já é possível levantar alguns passos para a melhor orientação dessa ferramenta para a consolidação de um bom rankeamento da marca na plataforma.
Direcionamento do e-commerce
Nesse sentido, é possível direcionar o uso dessa ferramenta para melhor estruturação de um e-commerce.
Por exemplo, uma empresa que oferece produtos para pintura pode identificar as tendências das palavras-chave no mercado e, a partir disso, conseguir a obtenção de um melhor rankeamento.
Suponha-se que há uma tendência de alta nos últimos dias da pesquisa por papelão ondulado para pintura. Nesse sentido, é possível fazer a utilização dessa palavra a fim de se relacionar melhor com seu público.
Otimização para vendas
A ferramenta também pode proporcionar alguns mecanismos para o direcionamento melhor das vendas.
É possível que, a partir dela, se identifique algumas palavras que também podem funcionar para a descrição dos produtos e condicioná-los para o tráfego orgânico.
Ou seja, direcionar para vendas torna-se absolutamente tangível através dos dados colhidos a partir da plataforma.
Suponha-se que uma empresa que ofereça os produtos como lavadora de piso alfa eco esteja querendo ampliar o acesso a esse produto.
Com isso, já é possível identificar alguns termos chaves e adaptá-los para a descrição do produto e sua venda.
É possível, além disso, estabelecer uma segmentação geográfica. Entendendo, assim, as regiões mais propícias para a efetivação da compra daqueles produtos.
Segmentação de campanha
Todos os dados levantados a partir de qualquer estratégia de análise, tem de ser o fator principal para nortear uma marca.
Com as facilidades propiciadas pelo Google Trends não é diferente. Aqui, é possível obter algumas informações de grande relevância para a segmentação do público.
Por exemplo, é possível entender os porquês de um cliente está procurando por forro de gesso estruturado e, a partir disso, estabelecer alguns planos para fornecer a ele outros produtos da loja.
Isso só é possível a partir de uma análise muito bem feita da estruturação de determinadas palavras na plataforma do Google.
Produção de conteúdo selecionado
Outro aspecto que pode nortear novas estratégias é se a produção de conteúdo selecionado tiver seu horizonte na parte de marketing de conteúdo.
É muito comum o uso de blogs corporativos para que o tráfego orgânico de um site aumente.
Para isso, é possível identificar as palavras relacionadas ao seu mercado e, a partir desse momento, estabelecer uma otimização para os mecanismos de buscas.
Isso se refere, sobretudo, à capacidade do Google de aferir a partir de seus algoritmos os assuntos do momento com as formas exatas que os usuários pesquisam ao acessá-los.
Suponha-se que uma empresa que presta o serviço de manutenção de grama natural para campo de futebol identifique outras palavras relacionadas a essa pesquisa.
Aqui, portanto, já é possível fazer uso desses termos em textos de blogs para garantir uma busca orgânica positiva.
Nortear novos lançamentos
Além de nortear novos rumos para as estratégias de conteúdo de uma empresa, é possível também que se obtenha informações do mercado para o lançamento de novos produtos ou serviços.
Acompanhando as tendências temporais de procura, é possível ter uma noção de quando aqueles termos têm uma maior adesão.
Supondo que uma empresa de materiais de construção está vendo as possibilidades da introdução de algumas promoções no mercado, ela pode acompanhar as tendências de cada palavra-chave ao decorrer do ano.
Por exemplo, se a venda referida seja de piso laminado tipo click, é importante entender quando essas palavras têm um maior destaque.
Fazendo uma análise do ano anterior, é possível que se detecte seus picos em finais de anos, que é quando as famílias tendem a começar algumas reformas.
Nesse sentido, já é possível nortear novos rumos para o lançamento daquele produto específico.
Essa perspectiva funciona para todo o mercado e, por isso mesmo, o Google Trends sempre tem que ser consultado para que as estratégias estejam bem embasadas.
Considerações finais
A partir dos levantamentos feitos até aqui, é possível tirar algumas conclusões fundamentais sobre o uso da plataforma do Google Trends pelo mercado.
Entendendo o que é, e quais os pontos de possibilidade que ele traz, já dá pra ter uma noção de como aplicá-lo a uma estratégia.
Com a pesquisa de determinados termos fica cada vez mais claro as especificidades de cada mercado.
É possível, a partir desses dados colhidos, obter um direcionamento mais assertivo na plataforma de e-commerce.
Também, a partir disso, é possível obter boas conversões de vendas. Entretanto, isso só é possível seguindo algumas tendências relacionadas ao mercado de uma determinada empresa.
Além disso, outro ponto a ser salientado é o da grande possibilidade de segmentação. Afinal de contas, é possível pesquisar qualquer palavra-chave e, portanto, entender a dinâmica de todos os pontos que se deseja analisar.
Outro aspecto, também, é a possibilidade de se obter um bom direcionamento de conteúdo, uma vez que é possível entender como as palavras referidas se relacionam e quais são as suas dinâmicas de pesquisa na plataforma.
Por fim, por sua grande capacidade de se especificar, é imprescindível que seu uso seja feito para nortear novos lançamentos de produtos e soluções no mercado.
Com base em tudo que foi dito até aqui, é importante dizer que não há estratégia bem fundamentada sem que o Google Trend seja levado em consideração para a formulação de seus aspectos táticos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.