Dicas e estilos de decoração que combinam bastante com espaços pequenos
Os apartamentos studio se popularizaram no Brasil, ainda mais entre pessoas que querem morar sozinhas e não veem problemas em um espaço menor. Essa metragem menor não significa que você precisa abrir mão da decoração, muito pelo contrário, é possível criar ambientes incríveis e aconchegantes. Confira!
- Parede de cimento queimado
A parede de cimento queimado ganhou espaço nos studios por ter um ar mais neutro. Ela pode aparecer atrás da cama, indicando que aquela área pertence ao quarto, ou próximo à TV, sinalizando um espaço de lazer.
Também é interessante para quem deseja trabalhar com um estilo de decoração em todo o apartamento, como o industrial, o minimalista e até o clássico.
- Estilo industrial
Surgiu nos anos 20 e tem como inspiração a decoração das fábricas, metalúrgicas e galpões. Geralmente inclui paredes e tetos expostos, um material mais cru, minimalista e, ao mesmo tempo, sofisticado.
A sugestão anterior, da parede de cimento queimado, combina com o estilo industrial, assim como tijolinhos à vista, madeira e o teto sem forro.
- Móveis funcionais e usados como divisores de ambientes
Com menos espaço disponível, a ideia é não ter muitos móveis. A cama pode funcionar como sofá, ao ser encostada na parede ou no modelo sofá-cama. Também pode ter gavetas ou baú para guardar objetos.
Uma estante pode funcionar bem como divisora de ambientes, sinalizando onde começa o quarto e finaliza a sala. Além disso, os espelhos são bem-vindos tanto nas portas de guarda-roupa quanto funcionando como delimitadores de um espaço. Sem contar que dão a sensação de amplitude.
- Paleta de cores neutra
As cores do studio precisam ser predominantemente neutras, para dar a sensação de espaço, porém, isso não quer dizer deixar de lado tons mais fortes, como o vermelho.
Nas paredes vale optar pelo cinza ou branco, mas nos objetos e na roupa de cama você pode, sim, ter um pouco de azul, verde, amarelo e até cor-de-rosa. O truque é pensar no equilíbrio.
- Estilo minimalista
Mais do que um conceito, o minimalismo é um estilo de vida, que consiste em viver com o mínimo possível, eliminando os excessos. Isso não quer dizer que você vai se desfazer de itens importantes, mas trabalhar para criar um ambiente organizado e funcional.
Na decoração, além dos móveis funcionais, a ideia é trazer para o apartamento apenas aquilo que não pode faltar. Cama, guarda-roupa, sofá, TV, geladeira, nichos e uma bancada, por exemplo, já compõem um espaço simples, mas incrível.
- Prateleiras e nichos para organizar
Em espaços pequenos, as paredes devem ser melhor aproveitadas. Por isso, evite os móveis que tocam o chão e opte pelos elevados, tanto no banheiro quanto no restante do studio.
Prateleiras e nichos podem aparecer na área destinada à sala, para guardar controles da TV, livros e outros objetos, no quarto, seguindo a mesma ideia, e na cozinha para os itens de culinária.
- Varanda como sala
O apartamento tem varanda? Muitas construções já trazem esse espaço extra que deve ser aproveitado. No lugar de usar apenas como uma área para relaxar, considere colocar uma mesa ou um sofá pequeno.
Assim você cria sua própria sala de jantar ou de estar. Claro que não vai caber uma mesa enorme e você vai precisar fechar a varanda com vidros de correr, mas o resultado promete ficar sensacional.
- Cortinas e tapetes
Outra forma de delimitar as divisórias no studio é recorrer aos tapetes e cortinas. As primeiras ajudam a dar privacidade, principalmente ao receber visitas, deixando o quarto sem visão para quem está na sala e na cozinha.
Já os tapetes ajudam a transmitir a sensação de aconchego, presentes na área do quarto e da sala. Fica fácil para você perceber que, quando não há mais um tapete, você está na cozinha, por exemplo.