Com o advento da internet, muitas coisas mudaram. Podemos citar que o modo de se fabricar um filtro de ar para compressor é diferente de décadas atrás, assim como o marketing também ganhou novas possibilidades e caminhos.
Um deles é o marketing de permissão, que já tem muitos adeptos e outros que não compreendem a fundo toda a dinâmica do mesmo. Se ficou curioso e deseja compreender melhor, vem com a gente!
O que é marketing de permissão?
O marketing de permissão é uma abordagem que requer consentimento do possível interessado para iniciar esse diálogo. A pessoa deve perceber que a marca irá ajudá-lo em anseios e dúvidas que tiver.
Além disso, é uma alternativa ao marketing de interrupção, que já é uma possibilidade mais ultrapassada, que funciona com base em táticas como as propagandas de TV, que espalham informações ‘aleatórias’ para uma multidão de pessoas na esperança de que alguém responda e, finalmente, se converta.
A lei exige permissão dos usuários para e-mail marketing, marketing por SMS e marketing pelo Facebook e, portanto, não seguir esses princípios prejudicará a reputação de sua empresa de demolição. Esses detalhes são contemplados, de uma forma ou de outra, na Lei Geral de Proteção de Dados.
Como usar o marketing de permissão?
Seu uso se adapta à medida que novas tecnologias aparecem, ao mesmo tempo que, se antes uma empresa de aluguel de empilhadeira precisaria investir muito, atualmente esse processo é mais barato.
Ele é um aliado essencial para fortalecer sua marca em um ambiente digital, pois passará confiança e criará credibilidade ao longo de pouco tempo. Ao utilizar estratégias mais focadas em grupos de pessoas que já têm interesse em seus produtos, o poder de conversão fica mais fácil e é como se colocasse o nome da empresa em displays em acrílico, para proporcionar um impacto visual.
Sem o marketing de permissão, as chances de seus email serem marcados como spam, sua página do Facebook ser bloqueada e as mensagens do WhatsApp ignoradas, são gigantescas.
Abaixo, segue um passo a passo do que é necessário ser feito para ter um excelente marketing de permissão:
Invista em conteúdo
Uma das coisas que podem ajudar a enriquecer sua marca é o foco na produção de conteúdo, com potencial para ser pensado e divulgado em diversos ambientes virtuais (desde sites, passando por redes sociais e seguindo para infográficos).
Muitas pessoas já entendem essa importância e podem ser tidas como autoridades em assuntos específicos. Se sua empresa ainda não é focada neste item da lista, comece com a criação de um blog e poste temas de interesse do seu cliente, com boa periodicidade, oferecendo dicas e mantendo boa experiência do usuário. Um bom marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Trabalhe bem com SEO
SEO ou Search Engine Optimization, consiste em técnicas que podem otimizar um site e colocá-la no topo dos rankings dos buscadores como Google, Yahoo, entre outros. São tão fundamentais para sua estratégia de marketing de permissão quanto um detergente concentrado para a limpeza de casas, apartamentos e outros locais.
Essa característica é muito relevante, pois é de conhecimento geral que muitos usuários buscam empresas para atender algumas de suas necessidades. Desta forma, faça uso de palavras-chave relevantes e as explore ao longo do texto.
Quer mais? Invista em links de entrada e de saída e monitore o seu Google Analytics de tempos em tempos.
Aposte em riqueza de detalhes
Ao conseguir mais interessados por meio do marketing de permissão, é ideal que pense na entrega de materiais relevantes, pois isso é absolutamente necessário. Trabalhe ao lado da equipe de marketing para divulgar, com empenho e assertividade, os produtos e os lançamentos. No entanto, é necessário alternar essa divulgação com o envio de materiais como e-books, vídeos explicativos e etc.
Procure sempre trabalhar com uma boa produção, oferecer imagens com alta qualidade, produzir textos com boa diagramação e materiais audiovisuais com a melhor captação de som.
Esses detalhes farão a diferença e o colocarão à frente da concorrência num curto espaço de tempo.
Seja respeitoso com a privacidade e personalize suas mensagens
Respeite a privacidade de seus destinatários, não compartilhando ou vendendo informações pessoais sem autorização. Se o fizer, poderá cair em alguns dos termos citados na Lei Geral de Proteção de Dados e terá problemas no futuro.
Ao mesmo tempo, é imprescindível personalizar suas mensagens e torná-las mais relevantes e interessantes. Isso, obviamente, irá gerar maior retenção e facilidade de adquirir os dados das pessoas interessadas.
Ofereça uma opção de cancelamento simples, além de ser consistente
Forneça uma maneira fácil e clara para que os destinatários possam cancelar a assinatura, se desejarem. Não crie labirintos para isso… Assim como a Netflix ou qualquer outro streaming, deixe o cliente à vontade para sair.
Contudo, você pode manter uma frequência regular de envio de mensagens de marketing para que esses destinatários que já estão interessados e engajados fiquem ao seu lado. Seja por conta de preços, promoções ou outros detalhes.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais