Quando ocorrem muitas mudanças climáticas, geralmente as pessoas tendem a ficarem com os sistemas imunológicos mais baixos, tendenciando assim o aparecimento da gripe. Essa condição gera bastante desconforto, pois os sintomas envolvem congestão nasal, dores no corpo, garganta e cabeça, fadiga, etc.
O tratamento da gripe também pode ser preventivo, como se alimentar e se hidratar bem e tomar as devidas vacinas de prevenção do vírus influenza.
Mas, se você já está apresentando os sintomas gripais, e quer saber qual o melhor remédio para gripe, leia a seguir algumas indicações para uso no alívio dos sintomas.
Esses medicamentos não necessitam de receita médica, e podem ser adquiridos em farmácia delivery, por exemplo.
Entretanto, é importante salientar que o uso das medicações são apenas para auxiliar na diminuição dos sintomas, mas se os mesmos persistirem, você deve procurar o hospital mais perto e realizar uma consulta médica.
Dessa forma, o profissional irá te direcionar ao melhor tratamento.
Confira a seguir os melhores medicamentos para tratar a gripe.
Condição gripal
A gripe se trata de uma infecção viral e é uma condição bastante comum, causada pelo vírus influenza. Falando em relação ao Brasil, que é um país com clima que apresenta bastantes mudanças, a condição gripal pode se tornar algo bem recorrente na população, por causa das oscilações climáticas.
Os sintomas de gripe geralmente envolvem dores no corpo, dor na garganta, febre, congestão nasal, crises de espirro e fadiga corporal.
Esses sintomas são os mais relatados em casos de infecções respiratórias, como a gripe, mas também como outras patologias como o coronavírus.
A gripe, por mais que cause desconforto, tende a ser algo leve e que passa ao longo dos dias, entretanto em alguns casos pode se desenvolver de maneira mais agressiva e persistente.
Caso a pessoa tenha o sistema imunológico baixo, ingere poucas quantidades de água e se alimenta mal, os sintomas podem ser vivenciados de forma mais forte.
Quando estiver com sintomas de gripe, o ideal é fazer repouso e limitar o contato com outras pessoas, por meio do uso de máscara. Outras recomendações são:
- Tomar uma boa quantidade de água, para repor a hidratação do corpo;
- Repouso para não se desenvolver mais sintomas como dores corporais;
- Fazer o uso de vitamina C, seja efervescente ou em gotas;
- Buscar medicamentos que auxiliem com os sintomas. Confira a seguir as melhores opções.
Lembrando que, as medicações servem como alívio de sintomas, e não devem ser ingeridas demasiadamente e também, caso os sintomas persistam, a melhor escolha será sempre realizar uma consulta médica.
1. Paracetamol
Esse tipo de analgésico vai agir na diminuição das inflamações e também tem ação antitérmica, então irá auxiliar nas dores no corpo e na febre.
Por se tratar de uma medicação que não exige receita médica, pode ser adquirido em farmácias delivery, por exemplo.
2. Ibuprofeno
O ibuprofeno também é um medicamento analgésico, mas também tem ação anti-inflamatória, e é frequentemente utilizado para tratamento de dores leves a moderadas.
Esse medicamento pode ser utilizado para diminuição da inflamação da garganta, que pode ser causada pela gripe.
3. Loratadina
A loratadina faz parte da classe de medicamentos antialérgicos e anti-histamínicos, e sua utilização é indicada para tratamento de alergias como rinite, que compartilha dos sintomas gripais como congestão nasal, crises de espirro e coriza, por exemplo.
Entretanto, deve-se ser cauteloso no uso de antialérgicos, pois geralmente são medicamentos com efeito colateral de sonolência excessiva.
4. Benegripe
Esse medicamento tem em sua composição ativos analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. É indicado principalmente para alívio de sintomas gripais, como dores de cabeça, dor no corpo, coriza, congestão nasal e febre.
A indicação de uso é a cada 6 horas, e pode ser utilizado até 4 usos diários.
5. Expectorantes
Os expectorantes são medicamentos utilizados para o alívio e descongestão de muco das vias respiratórias, que causam o sintoma que causa bastante incômodo durante a gripe: a tosse.
Esse tipo de medicamento é fabricado de diversas formas, como xaropes, comprimidos ou para inalação.
Tratamento caseiro para gripe
Existem algumas receitas e soluções caseiras que podem ajudar no alívio dos sintomas gripais. Aqui estão alguns tratamentos caseiros que auxiliam na diminuição da gripe:
- Uso de chás: Alguns chás podem ajudar no alívio dos sintomas gripais, por se tratarem de bebidas quentes e com compostos específicos.
O chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e o chá de hortelã, que tem propriedades descongestionantes;
- Gargarejos: Gargarejar água morna com sal pode ajudar na inflamação da garganta, pois a solução salina age na diminuição da inflamação;
- Inalação: Fazer inalação é uma ótima opção para alívio de sintomas gripais, principalmente a congestão nasal.
Pode ser feito durante um banho quente, com um umidificador utilizando óleos de mentol para refrescar as vias respiratórias ou com o próprio inalador, que pode ser encontrado em qualquer farmácia, e nesse é utilizado o soro fisiológico.