O marketing digital cria todos os dias novos mecanismos e oportunidades de garantir mais visibilidade e por consequência mais vendas. Para que uma empresa do ramo imobiliário se destaque nesse cenário é preciso investir em um elemento fundamental, o blog imobiliário.
Para entender de forma mais completa e detalhada o porque se investir em um blog tendo uma empresa do ramo imobiliário é preciso entender o que é essa ferramenta e conhecer os melhores recursos para implementar no site já existente.
Quando uma empresa do setor imobiliário investe em um blog com consistência, estratégia e qualidade é natural que os objetivos e metas não demorem muito para serem encontrados, aumentando as vendas e gerando mais clientes a curto e a longo prazo.
O blog pode ser uma ferramenta utilizada para encontrar mais clientes, para fidelizar um público potencialmente comprador e até manter um contato direto com uma audiência engajada para, a partir disso, gerar retornos em diferentes frentes.
A maior qualidade que um blog empresarial deve ter é sua capacidade de conquistar espaços e apresentar sua expertise através de assuntos relevantes e notáveis.
Essa qualidade é a mesma para qualquer setor, seja ele um blog sobre uma empresa de instalação de poço de água mineral ou de uma empresa do setor imobiliário.
O blog também serve para marcar um posicionamento em um espaço cada vez mais disputado, a internet. Em especial os topos de pesquisas sobre temas relacionados com o segmento imobiliário ou assuntos que podem gerar negócios a partir dessa interação.
Os blogs podem ser ferramentas de atração de clientes muito eficientes por que fazem isso de diversas formas diferentes, buscadores online, disparos de mensagens eletrônicas via e-mail e até aprofundamento de conteúdos das redes sociais.
O que é um blog imobiliário
Não dá para pensar em um blog de uma empresa do setor imobiliário como um espaço exclusivo condicionado para a produção de conteúdo voltado para a promoção dos imóveis de catálogo da empresa ou de seus serviços.
Isso porque esse é um espaço estratégico muito relevante voltado à educação do público e apresentação de expertise, além de garantir uma maior conexão com o seu público e a criação de vínculos de confiança e credibilidade com os visitantes e leads.
A internet abriu uma grande série de portas para empresas, desde imobiliárias até as empresas especializadas em drywall montagem, mas junto com essas oportunidades existe uma concorrência cada vez mais disputada por espaço e por audiência.
O blog é um dos recursos mais relevantes em busca de consolidar sua autoridade na internet, quando uma imobiliária investe no formato de blog ela passa a influenciar a decisão e a aparecer com uma maior frequência nas buscas em nichos relevantes.
Também é possível mostrar mais sobre a empresa e sobre os seus processos internos em alguns quadros que podem ser adicionados na linha editorial do blog demonstrando profissionalismo e guiando os consumidores em potencial em sua jornada de compra.
Uma das formas de ganhar credibilidade também é ajudando seu público-alvo, nem sempre as pessoas interessadas no assunto do mundo imobiliário estão em busca de uma casa, mas uma pesquisa pode levar a outra, assim sucessivamente.
Isso pode ser visto de forma clara quando se pesquisa sobre escada pré moldada vazada encontra as respostas que se procurava no site de uma imobiliária e assim tende a confiar nessa empresa para mudanças e negociações futuras.
Com essa presença em buscas relacionadas com a área de atuação a empresa passa a se fazer mais presente no dia a dia dos consumidores em potencial, gerando assim maiores vendas com um investimento relativamente baixo, desde que seja feito com planejamento.
4 pessoas para estruturar um blog imobiliário
Um blog tem grande chance de ser a prova de entrada da empresa para novas oportunidades de vendas e de aumento da sua credibilidade dentro do mercado de locação, venda ou negociação de imóveis.
Para chegar nesse resultado é muito importante que essa ferramenta seja utilizada a partir da sua vocação estratégica e também que se use tanto os conhecimentos para a criação de conteúdo quanto para a estrutura mais eficiente do site com um blog.
Para isso existe um grupo muito extenso de ações que precisam ser realizadas, entre elas é preciso destacar pontos que vão desde a produção de conteúdo até a distribuição desse conteúdo, esses fatores de maior destaque são:
- Investimento em marketing de conteúdo;
- Investimento em Searching Engine Optimization (SEO);
- Encontrar uma base de temas relevantes no seu público;
- Criar um design eficiente e adaptado a sua identidade;
- Manter um site otimizado.
Garantir o equilíbrio nessas frentes de trabalho é a forma mais eficiente de construir um blog que garanta a presença digital de uma empresa do ramo imobiliário e gere um retorno real tanto em informação para o público como em forma de mais negócios para a empresa.
Investimento em marketing de conteúdo
Para entender como uma empresa do ramo imobiliário gera resultados a partir de um blog é preciso compreender o que leva um comprador ou locatário em potencial até esse site, em geral a resposta para isso é o conteúdo publicado.
Dicas de como encontrar a casa ideal para a sua família, ou sobre quais são os cuidados mais importantes ao construir lareiras, são alguns temas que podem ser explorados, uma dica é utilizar os temas vindos das dúvidas mais comuns do público-alvo da imobiliária.
Investimento em Searching Engine Optimization (SEO)
Depois de pensar em metas e objetivos a partir da criação de conteúdo é importante que se pense na estrutura desse conteúdo, isso por que ela afeta não só o entendimento por parte do público como também o desempenho desse link dentro das buscas digitais.
O uso de palavras-chave no título e no texto e outras técnicas de otimização de pesquisa online estão no entorno do conceito de SEO, Searching Engine Optimization, ou seja, os mecanismos utilizados para melhorar o desempenho em buscadores como Google.
Encontrar uma base de temas relevantes no público
Quando se pensa em produção de conteúdo é muito importante ter a dimensão de que o público de uma empresa especializada em enchimento de laje é diferente do de uma empresa do ramo imobiliário, por isso conhecer com que se está comunicando é essencial.
Uma estratégia de marketing digital de uma empresa do mercado imobiliário só vai tirar os resultados esperados da estratégia se fizer o uso correto de certos recursos de marketing, em especial por que é preciso ter acesso a algumas informações para criar com eficiência.
Quando uma empresa de segurança pessoal privada conhece o seu público ela pode produzir o conteúdo do blog de acordo com as dúvidas desse público, suas demandas do dia a dia e com uma linguagem mais aproximada da utilizada por ele no cotidiano.
Criar um design eficiente e adaptado a sua identidade
O conteúdo de informação, seu formato, a capacidade de distribuição e a sua segmentação não são os únicos fatores presentes nessa lógica, o design também é um fator muito relevante para atrair e manter um usuário em contato com a empresa imobiliária.
Em um texto de blog sobre materiais como aço corten perfurado o site pode ter um apoio multimídia e isso pode ser feito por meio de fotos e vídeos que dão mais informações e valorizam o domínio do site dentro dos mecanismos de pesquisa e busca.
Considerações finais
O blog nasceu como um uso pessoal de um site na internet como uma forma de diário virtual, por muito tempo esse uso foi dominante criando uma grande base de comportamento entre consumidores desse tipo de conteúdo.
Com o tempo as empresas utilizaram esse recurso para disputar um espaço cada vez mais valioso dentro dos canais digitais, as buscas em motores de pesquisa. Isso se tornou a tendência em diversos mercados e nichos de atuação independente do seu porte.
Se uma empresa especializada na venda de materiais de construção como piso de concreto polido com resina tem benefícios ao investir em um blog corporativo as empresas do mercado imobiliário não são diferentes e também podem ganhar muito.
A intenção ao formular um site com blog não é apenas apresentar imóveis e oferecer oportunidades de venda, investimento ou aluguel, mas sim oferecer informações relevantes dentro desse nicho para entregar valor para o público e atrair mais usuários pelas buscas.
Ao entregar valor às empresas ganham credibilidade e relevância dentro da sua região e pode colher dados relevantes sobre o seu público que podem ser utilizados dentro das outras estratégias de marketing e até registrando contatos em uma lista de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.