Ter um bom plano de marketing é essencial para qualquer empresa que queira crescer e alcançar o sucesso em seu mercado de atuação. Mas para que cumpra seu papel, é fundamental que ele seja bem estruturado.
Mas o que os gestores e empreendedores precisam entender é que, criar um plano de marketing não é uma tarefa simples. Ele depende de muita pesquisa, análises estratégicas sobre o negócio e desenvolvimento de ações específicas.
O papel dessas estratégias é ajudar a organização a alcançar os objetivos propostos. Quando o planejamento é feito de maneira organizada, gera os resultados esperados e consegue economizar investimentos.
Ele é essencial para que a companhia consiga alcançar o que pretende, e isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizam diferentes plataformas no dia a dia.
A internet se tornou essencial para o trabalho, para as atividades pessoais e até mesmo para comprar e vender os mais diferentes produtos e serviços. Ao mesmo tempo, os canais tradicionais não deixaram de ser fundamentais para as marcas.
Pensando nisso, este artigo vai explicar como criar um plano de marketing para a empresa, a importância desse planejamento para os negócios e apresentar algumas dicas para aplicá-lo.
O que é plano de marketing?
Plano de marketing ou planejamento de marketing é um tipo de mapa para as estratégias que serão usadas pela organização, para que ela alcance suas metas e objetivos e consiga divulgar seus produtos e serviços.
Ele define as estratégias que serão utilizadas e aquelas que fazem mais sentido para o negócio. A escolha das ações depende dos objetivos da corporação, como no caso de um pequeno negócio que está em pleno crescimento.
Nesse cenário, ele precisa investir em estratégias que ajudem a atrair clientes. Agora, no caso de um fabricante de baias para lan house que já está consolidado no mercado, ele precisará usar estratégias diferentes.
A intenção do plano é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando aspectos importantes, como:
- Prazos;
- Canais;
- Público-alvo;
- Orçamento.
Essas e outras informações são incluídas no plano e mesmo que ele pareça algo muito teórico ou até tedioso, é indispensável para que tudo possa ser analisado e para que as ações tragam os resultados esperados.
O planejamento de marketing precisa ser visto como ferramenta de apoio para a gestão, visto que ajuda a manter a competitividade do negócio no mercado em que atua.
É um tipo de documento que deve ser criado antes de qualquer ação, pois evita que elas sejam realizadas de maneira pouco planejada, aumentando o custo para o negócio, mesmo que os retornos continuem sendo muito baixos.
Os profissionais de marketing não devem apagar incêndios, visto que isso é pouco produtivo. Na verdade, um fabricante de tenda para casamento ao ar livre precisa entender quais são seus objetivos e criar uma estratégia para atingi-los.
Importância do planejamento de marketing
Existem diversos pontos que realçam a importância do planejamento de marketing, e um deles é o fato de que auxilia na definição de metas e objetivos.
Esse planejamento ajuda a ter uma visão real do mercado e dos aspectos que envolvem o negócio, por isso, é fundamental traçar metas e objetivos estratégicos e de acordo com a realidade da empresa.
Existem inúmeras ações de marketing que podem ser trabalhadas, mas nem todas são benéficas ou lucrativas para a corporação mas, por meio do planejamento, é possível enxergar esses aspectos.
Outro benefício é que ele contribui com a organização do trabalho e de todas as tarefas presentes no departamento de marketing. Dessa forma, é possível definir as fases dos projetos e seus prazos, e de que maneira serão trabalhados.
A companhia consegue facilitar o entendimento da equipe em relação aos objetivos propostos com as ações, assegurando que todas as ações necessárias sejam executadas para alcançar o objetivo.
É uma prática que traz mais assertividade, uma vez que é possível colocar especialistas em cada assunto para ações que demandam suas habilidades.
Uma churrascaria próxima a mim também precisa desse planejamento para aumentar sua competitividade no mercado. O documento contribui para o sucesso das decisões e dos projetos da organização.
Isso é muito importante para garantir que o negócio seja mais competitivo e esteja sempre à frente dos concorrentes.
Por meio dos programas de promoção bem planejados e estruturados e de acordo com o perfil do negócio, as soluções passam a ser bem aceitas no mercado, consequentemente, a marca vai se tornar a melhor opção para os clientes.
Como fazer o plano de marketing?
Para fazer um bom planejamento de marketing, é necessário seguir algumas diretrizes primárias que vão delimitar cada estágio e que servirão como base para as fases 2 e 3. O passo a passo é o seguinte:
Criar o sumário executivo
O sumário executivo tem como propósito resumir o planejamento e, para iniciá-lo, é necessário ter em mente a situação do negócio de maneira abrangente, seja qual for o momento em que ele se encontra.
Uma empresa de motorista particular para idosos deve organizar, por meio de textos corridos ou tópicos, quais são as principais características do negócio e o que ele pretende alcançar.
Também é interessante incluir aquilo que ele deseja modificar em médio e longo prazo, considerando o tempo de atividade comercial, a localização da empresa, seus produtos e serviços, o diferencial da marca e as dificuldades encontradas.
Fazer uma análise do mercado
Depois que o sumário estiver pronto, é necessário determinar o mercado em que a organização está inserida ou aquele no qual ela pretende se introduzir.
Para fazer essas anotações, uma clínica veterinária perto de mim precisa considerar os aspectos de macro e microambientes e fazer a análise SWOT.
Os macroambientes consideram fatores econômicos, tecnológicos, legais, políticos e socioculturais do país, além de considerarem os concorrentes da empresa.
O microambiente, por sua vez, depende de áreas relacionadas à organização, como no caso de sua estrutura organizacional e os recursos financeiros que possui.
Para analisar o macroambiente no planejamento de marketing, o gestor precisa acompanhar as notícias do país e do varejo, visto que elas trazem referências que influenciam direta e indiretamente a organização.
Conhecer o público-alvo
Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem atributos em comum e é muito importante defini-lo para delinear os passos necessários no planejamento de marketing.
Trata-se da audiência da marca que compreende como e quando os consumidores preferem adquirir as soluções oferecidas.
O público-alvo de um fabricante de viga aço carbono considera fatores geográficos, demográficos, psicológicos e comportamentais.
Além de conhecer o público, também é muito importante saber qual é a dinâmica da jornada do cliente, pois ela reúne todas as etapas pelas quais as pessoas passam, desde o momento em que conhecem a marca até a finalização da compra.
Definir a marca
Se a organização já for bem operante no mercado em que atua, a definição da marca pode ser desnecessária, mas ela pode ser revisada e assim verificar se precisa de alguma atualização.
Isso é importante porque, ao longo dos anos, a marca pode se tornar obsoleta e deixar de refletir os princípios da companhia.
Muitas empresas famosas passam por esse processo para que possam transmitir os diferenciais de seus produtos e serviços, uma vez que eles evoluem ao longo dos anos.
Uma empresa de carga e descarga que está começando a atuar agora precisa refletir e esboçar todas as possibilidades disponíveis, considerando elementos fundamentais como nome, logotipo, missão, visão e valores.
Fazer o mix de marketing
O mix de marketing considera 4 elementos muito importantes para as atividades de marketing e vendas, que são:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
É por meio deles que a companhia consegue observar melhor sua atuação, de acordo com a perspectiva do público e assim distinguir variantes que podem despertar o desejo de compra e aumentar o reconhecimento de marca.
É uma parte fundamental do plano de marketing para alinhar as expectativas de como a empresa quer ser vista com sua realidade nesse sentido.
O produto está relacionado àquilo que o negócio oferece, como locação de endereço comercial, o preço é o valor cobrado por isso, a promoção é o modo como a solução é promovida e a praça são os canais onde essa promoção acontece.
Considerações finais
Como foi possível observar, o plano de marketing considera informações importantes sobre o negócio para que ele possa estabelecer boas estratégias que vão divulgar seus produtos e serviços e alcançar os consumidores.
Investir em marketing é essencial para que a organização possa ir mais longe, falar com as pessoas certas, entregar o valor de suas mercadorias e aumentar as vendas para obter mais lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.