Confira quais segmentos mais cresceram no mercado nacional em 2022 e veja quais foram os 10 itens mais comprados pelos brasileiros no ano passado
O ano de 2023 chegou e vimos que, no ano passado, o e-commerce cresceu como nunca. São tantas as opções para os varejistas e consumidores que fica difícil saber o que comprar, seja para revender ou para uso próprio.
Uma coisa é fato: entender quais são os produtos que estão em alta é fundamental para se dar bem com compras na internet. Para o consumidor, é uma garantia de estar adquirindo algo que realmente será utilizado e que tenha qualidade. Para o varejista, é um meio de entender as oportunidades e apostar certeiramente no que pode ser interessante para os negócios.
Portanto, seja para encher seu estoque ou resgatar cupons de desconto, é fundamental entender quais produtos estiveram em alta no ano anterior. Por isso, neste conteúdo, vamos te mostrar os dez segmentos que mais cresceram no mercado e os itens mais comprados pelos brasileiros em 2022.
Os segmentos que mais cresceram no mercado brasileiro em 2022
Se você quer descobrir tendências para apostar em seu e-commerce este ano, antes de conhecer quais produtos tiveram maior destaque em 2022 é fundamental entender quais segmentos mais cresceram para saber em quais territórios é mais seguro apostar.
De acordo com dados levantados em uma pesquisa realizada pela NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bexy Pay com o objetivo de identificar quais segmentos de produtos mais cresceram em 2022, o segmento de Alimentos e Bebidas está no topo do pódio, com um crescimento de 107% em relação ao ano anterior.
Esses números fazem do segmento de Alimentos e Bebidas muito superior a todos os outros do mercado, já que o segundo lugar ficou com Bebê&Cia, com crescimento de 34%, ou seja, o primeiro colocado cresceu praticamente o triplo do segundo.
Depois deles, estão os seguintes segmentos e suas respectivas porcentagens de crescimento:
- Construção e Ferramentas — 31%;
- Informática — 24%;
- Saúde — 23%;
- Casa e Decoração — 20%;
- Esporte e Lazer — 20%;
- Eletrodomésticos — 18%;
- Perfumaria e Cosméticos — 14%;
- Telefonia — 10%.
Agora que você conhece o panorama dos segmentos que mais cresceram em 2022, chegou a hora de conferir os 10 produtos mais comprados pelos brasileiros no ano passado.
Os 10 itens mais comprados pelos brasileiros em 2022 na internet
Notebook
Durante a pandemia, o trabalho remoto ganhou espaço e agora se mantém como uma boa estratégia de negócios, tanto para o empreendedor quanto para o trabalhador. Por isso, devido a sua portabilidade, comodidade e praticidade no dia a dia, os notebooks se tornaram mais procurados do que nunca.
Celular
O celular é um item indispensável para todo mundo e está na mão de todos. Portanto, não é surpresa alguma esse item estar entre os primeiros colocados.
Livros
Livros físicos sempre estiveram entre os produtos mais vendidos e, depois do surgimento dos ebooks, ganharam ainda mais espaço entre consumidores de todos os tipos, não somente entre os leitores assíduos.
Games
Desde que foi lançado, o mercado de games nunca parou de crescer. Só em 2020, ano devastado pela pandemia, o segmento movimentou quase R$ 900 bilhões. Além disso, é um mercado amplo, que não se limita apenas aos jogos, mas também a acessórios, aplicativos e muitos outros itens.
Acessórios de beleza
Com a democratização do e-commerce e a grande diversidade de lojas virtuais, os acessórios de beleza, como semijoias, bijuterias, relógios etc., conquistaram o quinto lugar entre os itens mais comprados em 2022.
Wearables (dispositivos vestíveis)
O que antes era um segmento tímido e nichado entre os amantes de tecnologia, agora são itens que caíram na graça de consumidores de todos os tipos. Os wearables, como smartwatches, smartbands, roupas e acessórios inteligentes, se firmaram no último ano e possuem uma boa perspectiva de saída em 2023.
Air Fryer
Esse eletrodoméstico se provou útil e inovador, principalmente para as pessoas que não têm muito tempo disponível ou não são tão íntimas da cozinha. Por isso, hoje as air fryers estão entre os 10 itens mais comprados.
Fones bluetooth
As últimas versões de celulares não contam mais com a entrada de 3,5 mm (compatível com o fone com fio). Unindo esse fator com todo conforto e praticidade que promovem, os fones bluetooth passaram a ser mais procurados e há previsão de aumento de 12,3% para os próximos 5 anos.
Sofá-cama
Atualmente, os apartamentos são os imóveis mais procurados, seja para compra ou aluguel. Como possuem uma área reduzida, uma boa alternativa para economizar espaço e dinheiro é adquirir um sofá-cama, fatores que explicam a nona posição desse item entre mais comprados pelos brasileiros.
Máscara contra a covid-19
Apesar de a pandemia já estar controlada em 2022, durante esse ano as máscaras provaram sua importância na proteção própria e de terceiros contra a covid-19 e as diversas outras doenças respiratórias infecciosas. Por isso, para muitas pessoas, as máscaras ainda continuam a ser itens fundamentais.