Existe uma fórmula para aumentar a visibilidade de uma empresa no meio digital?

A importância da personalização no marketing digital: como oferecer experiências relevantes aos clientes

Com a chegada da era digital e a ascensão do virtual dentro da nossa rotina, diversos tópicos começaram a ganhar força nos últimos anos e algumas áreas foram completamente revolucionárias, entre elas, o marketing tradicional deu espaço ao virtual, a forma como uma empresa ofertar seu produto e consolida sua marca dentro do mercado se tornou algo completamente diferente do que estávamos habituados. 

Mas se engana quem pensa que apenas o mercado mudou, com a chegada do marketing digital e a evolução dos consumidores, muitos hábitos dos usuários foram completamente modificados, entre eles temos justamente a experiência do cliente. Se antes estávamos habituados a presenciar uma transação rápida entre um negócio e o seu consumidor, com uma compra e venda acelerada, agora temos um processo muito mais complexo e detalhado. 

Não é como se estivesse pegando fogo e fosse necessário agir rápido usando uma mangueira de incêndio, os usuários querem uma experiência lenta, detalhista e acima de tudo, que seja relevante e agradável para eles. Com tantas opções de compra na web, e com praticamente todas as empresas aplicando o marketing digital nas suas estratégias, é preciso sair do comum e entregar algo que seja diferente, satisfatório e que traga um sentimento positivo e completo para cada pessoa. 

Para isso, é necessário tratar o usuário não de forma genérica, mas sim de maneira personalizada, cedendo uma experiência única para cada pessoa conforme as suas necessidades, nada de ofertas sem sentido ou que não encaixam com aquilo que buscam, é preciso oferecer exatamente aquilo que desejam.

No texto de hoje, nós iremos mostrar mais sobre a importância da personalização no marketing digital e como isso pode fazer com que você consiga oferecer experiências relevantes e completas para o seu consumidor, preparado? Então vamos lá!

O novo comportamento dos consumidores

Como citamos acima, o comportamento dos consumidores tem mudado cada vez mais, as exigências e os seus hábitos de consumo têm sido alterados com o passar dos anos e como destacamos, as pessoas não querem mais algo genérico, e sim buscam pela chamada personalização. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Dassault Systèmes, 83% dos consumidores modernos buscam por uma experiência personalizada de compra, e estão dispostos a gastar até 25,3% a mais para adquiri-la, essa necessidade tem uma conexão profunda com o próprio marketing digital, enquanto a publicidade antiga contava com baixas opções e o público praticamente consumia sempre os mesmos produtos, a globalização e a explosão do virtual fizeram com que  os consumidores ficassem mais rigorosos em relação ao contato que estabeleciam com as empresas. 

Sendo assim, ficou mais fácil de procurar produtos, verificar a concorrência e escolher aquele que se adapta melhor às suas necessidades, agora não existe só uma opção de ventilador climatizador, e sim várias, e o escolhido será justamente aquele que atender melhor às suas necessidades. 

Não basta apenas ter um bom produto, é preciso saber vender e acima de tudo, conhecer o público e oferecer exatamente aquilo que ele procura, como falamos, os usuários não querem mais ofertas generalizadas, e sim específicas, que atendam a sua demanda e supram suas necessidades, na hora certo, no local certo e da maneira correta. 

Quanto mais personalizado for uma estratégia de marketing, mais ela consegue atingir o público de maneira concisa e totalmente assertiva, com uma chance muito maior de ampliar suas vendas e de fornecer uma experiência completa, do jeito que as pessoas exigem atualmente. 

Diferencial competitivo

Uma boa personalização também representa um ótimo diferencial competitivo, muitas empresas adotam no seu marketing digital uma abordagem mais geral, de alcançar um público maior e uma ótima visibilidade, mas o segredo está justamente em ser mais específico e preciso do que ampliar seu alcance. 

Dessa forma, a personalização é vista sob uma ótica de um grande diferencial competitivo, cedendo exatamente aquilo que é preterido pelo público, e tão almejado pelos usuários, uma experiência personalizada também representa dar às pessoas aquilo que desejam, o que cá entre nós, é muito mais atrativo do que o alcance generalizado. 

Quanto mais personalizado e assertivo forem suas escolhas, mais a sua marca ganha relevância e força dentro do mercado, se diferenciando da concorrência e ficando sempre um passo à frente dos demais. 

Lembre-se que uma boa personalização pode ser tão impactante quanto uma central de alarme de incêndio no caso de emergências, sendo uma estratégia completa e básica dentro de qualquer ação do marketing digital. 

Melhoria nas vendas e na reputação da sua marca

Por fim, podemos ressaltar que a personalização do marketing digital também impacta nas vendas e na forma como sua marca é vista tanto dentro do mercado quanto na ótica dos próprios consumidores. 

Como citamos lá no primeiro tópico, as pessoas têm predisposição a gastar mais em uma empresa que se preocupe em oferecer algo específico de acordo com as suas necessidades, sendo assim, a chance de aumentar suas vendas através da personalização é enorme. 

Além disso, a marca também acaba sendo blindada e ganhando uma reputação única, o boca a boca ainda é forte, e quanto mais uma estratégia de marketing oferecer algo único e individualizado, mais as pessoas falam sobre ele, sobre seus benefícios e como aquela empresa se destaca das demais. 

Em um contexto geral, a personalização no marketing digital está atrelada a uma dinâmica obrigatória dentro desse mercado, mais do que oferecer as fitas do bonfim para qualquer usuário, é preciso saber qual o modelo e as cores que ele prefere, quanto mais dados obtiver e mais personalizada for a sua ação, melhor será não só para você mas sim para ambos os lados. 

Uma experiência personalizada é uma experiência satisfatória, completa e altamente recompensadora para o seu cliente, supra suas necessidades, saiba o que quer oferecer e garanta um bom desempenho com uma personalização qualitativa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

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