O mercado imobiliário cada vez mais tem se voltado para o digital e os corretores devem se atentar a isso.
Nos dias de hoje é fundamental que sua imobiliária tenha um site responsivo, seja atraente e tenha boas interações que chamamos de CTA.
CTA em inglês, call to action ou “chamada para ação”, quando você convida seu espectador a fazer alguma ação, como entrar no seu site, deixar um comentário, entre outras possibilidades.
Fazendo com que o Lead (aquele potencial cliente) converta em seus imóveis, é por isso que, cada vez mais, os corretores de imóveis precisam estar atualizados.
Não apenas de informações do mercado imobiliário, mas também das principais ferramentas para realizar um bom marketing digital.
Hoje em dia existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas, e entre as funcionalidades, normalmente, possuem:
- Vídeos curtos dinâmicos (em formato de Reels, por exemplo);
- Feed para postar o conteúdo;
- Mensagens privadas;
- Stories (em algumas redes pode ter outro nome, como “Status”).
Atualmente, em todas as redes sociais mais populares temos a funcionalidade de “stories”, o que torna ainda mais importante o domínio dessa ferramenta, uma vez que um mesmo conteúdo poderá ser reutilizado em diferentes plataformas.
Muitos podem enfrentar algum tipo de bloqueio criativo, mas o ramo imobiliário é um prato cheio de conteúdo.
As coisas mais simples podem se tornar objeto de conteúdo, por exemplo, mostrando os diferentes tipos de pias para os entusiastas do mundo arquitetônico, desde as mais simples e convencionais até as mais sofisticadas, com torneira regulável e escorredor embutido.
Este móvel doméstico que a princípio parece simples pode receber uma série de vídeos, discutindo desde a instalação com uma altura ideal até as mais diversas melhorias que podem ser instaladas.
Precisa de mais dicas para quebrar o bloqueio criativo?
Dito isso, separamos mais alguns artefatos que podem gerar conteúdos que angariam um grande nicho de pessoas nas redes sociais, ensandecidas por um conteúdo que além de acrescentar conhecimento (gerando valor), tem um aspecto relaxante ao assistir.
Isso inclui desde os artefatos mais simples e comuns, como papéis de parede, em que podem ser abordados em um conteúdo como a paleta de cores pode influenciar no humor e no dia a dia, na iluminação e até no aspecto que o imóvel ambienta.
Para isso, será necessário entender um pouco de arquitetura, mas nada que uma rápida pesquisa na internet não resolva.
Fazer o espectador desenvolver uma reflexão sobre como deve ser a ambientação do escritório ou do quarto do bebê.
Além de gerar um conteúdo que possivelmente trará algum engajamento, mostrará o quanto o corretor domina o assunto de imóveis, passando a sensação de confiabilidade.
Há também os artefatos mais tecnológicos, hoje está cada vez mais comum a instalação de fechaduras digitais.
Com as pessoas cada vez mais imersas em um mundo de automação, desenvolvendo as chamadas smart homes, é possível abordar diversos artefatos desta área, como lâmpadas e tomadas inteligentes.
Isso se torna um trunfo ainda maior por ser possível realizar a intersecção com outros públicos, além dos apreciadores de imóveis, entrando um pouco na bolha dos entusiastas da tecnologia.
Ainda no ramo da tecnologia temos as tags de acesso que possuem tecnologia NFC (a famosa “aproximação”) e podem ser colocadas pela casa para utilizarem comandos, como enviar mensagens, ligar ou desligar aparelhos e até mesmo abrir as fechaduras.
Algumas pessoas estão até mesmo colocando cartões de créditos vencidos pela casa, configurando a aproximação do NFC para realizar comandos.
Focar em um nicho ou expandir?
As redes sociais, atualmente, estão muito favoráveis para focar em um nicho, portanto, pode ser arriscado tratar de temas muito diferentes da proposta inicial.
Não seria muito sensato tratar, por exemplo, de imóveis e de espaço sideral na mesma rede social.
Porém, ainda é possível abordar diferentes temas dentro do mercado imobiliário. Inclusive, se alcançar um bom público pode realizar parcerias para realizar a divulgação de outros serviços relacionados.
Por exemplo, abordar o serviço de empresa de limpeza pesada residencial, que pode ser um alívio para muitas donas de casa que já não dão conta de dar uma geral sozinhas, por conta das duplas e triplas jornadas.
Tomando um certo cuidado para não fugir muito do tema, é possível abordar uma infinidade de produtos e serviços, a divulgação pode render uma renda extra.
Quem está no ramo imobiliário constantemente acompanha a inauguração de novos condomínios, portanto, por que não tratar sobre um serviço tão importante, como os serviços de portaria.
É possível até mesmo abordar outros tipos de locações que estão cada vez mais comum em nossa sociedade, cada vez mais conectada virtualmente e por vezes separada fisicamente.
Alguns empreendedores e pequenas empresas constantemente precisam de um espaço para reunir os trabalhadores e realizarem uma reunião, mas já não contam com a estrutura tradicional de um escritório, com espaço para dezenas de pessoas.
Por isso, se torna possível a locação de salas coworking, uma solução excelente para quem enfrenta esse tipo de problema.
Dicas que são essenciais
Durante a produção de conteúdo é importante ser criativo, mas é ainda mais importante gerar engajamento, ou seja, interação com seu público.
Para isso, é importante que o conteúdo seja dinâmico, mas seja construído com boa qualidade.
Tenha calma e firmeza ao falar e use os mecanismos existentes para promover a interação, como caixas de respostas, enquetes.
Responda todas as perguntas que vierem nas interações, preferencialmente com um novo story, mas também pode utilizar as mensagens diretas por texto para tratar de alguns assuntos.
Se perceber que algum story teve um alcance e engajamento maior, pode baixar e reutilizá-lo em outras redes sociais.
É possível, até mesmo, utilizar uma publicação que originalmente era um story para colocar em outras redes em formato de reels.
Criar essa interlocução com o público será essencial para continuar crescendo nas redes e gerando um sentimento de proximidade. Mas, para isso a constância é essencial, por isso, não se esqueça: abuse da criatividade.
As mais simples coisas de um imóvel podem ser alvos de criação de conteúdo, há milhões de pessoas na internet e tenha a certeza de que alguém se interessa pelo conteúdo que você produz, por mais diferente que seja o assunto.
Até mesmo em uma reforma, em que é feita a troca de telhados, poderia ser abordado os diferentes tipos de telhas, como eles reagem com o sol (absorvendo mais ou menos calor).
Qual o tipo ideal para cada clima e as melhores formas para absorver a luz natural, com telhas que também podem servir de clarabóias.
Fique de olho nas métricas, há muitos insights (ideias inovadoras ou até mesmo disruptivas) que podem ser obtidos a partir da contagem de visualizações, de respostas e até mesmo de avanços e retornos de stories.
Também é possível ver quantas pessoas acessaram seu perfil a partir de um story. Mas, para ter acesso a um maior número de informações.
É necessário que seu perfil esteja configurado como uma rede comercial ou profissional em algumas redes, não se esqueça de realizar esse procedimento.
Também é muito importante buscar inspiração e estar sempre atento ao que está rolando, seja entre os concorrentes ou entre empresas de outro ramo. Ideias boas podem servir de inspiração ou até mesmo serem reutilizadas.
Dentro do ramo dos imóveis há influenciadores que já agrupam milhões de seguidores e um case de sucesso pode render muita inspiração. Analise e veja o que costuma dar certo, como atuam e replique a fórmula.
E invista em equipamento de qualidade, não é necessário uma câmera profissional para gravar, hoje em dia muitos celulares conseguem captar imagens excelentes.
Mas evite gravações com má iluminação, imagens craqueladas e ruído nos vídeos, ninguém aguenta por muito tempo ver e ouvir um conteúdo que seja caótico.
Por fim, pratique, muitos ficam esperando todas as condições para começar a produzir, mas se esquecem que mesmo os maiores não começaram em condições perfeitas.
O capricho consiste em fazer o melhor possível com as condições atuais, enquanto não tiver condições para fazer melhor ainda.
Aos poucos conseguirá performar cada vez melhor na frente do celular, entendendo de maneira natural qual conteúdo tem mais ou menos potencial.
O ramo do marketing digital é vasto e poderá ser utilizado de diferentes formas para atingir o mesmo objetivo.
Se você achar que possui condições, pode ir além do conteúdo orgânico e promover conteúdo pago para alcançar mais pessoas.
Mas, tenha certeza que está utilizando uma boa estratégia de segmentação para não acabar simplesmente desperdiçando dinheiro com publicidade ineficiente.
Considerações finais
Sendo assim, com as informações obtidas nesse texto, qualquer corretor vai conseguir angariar novos clientes e aproveitar 100 % dos recursos das plataformas digitais, utilizando o stories.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.