Hoje nós vamos falar sobre a ligação entre a saúde mental e a saúde bucal. O mês de janeiro é considerado o mês branco, porque promove a saúde mental. Muitas pessoas não sabem ao certo do que se trata a saúde mental e, por vezes, acham que é ausência de doenças mentais, mas é muito além disso.
Segundo a Secretaria da Saúde, saúde mental é a forma como as pessoas lidam com as exigências da vida e harmonizam isso com seus desejos, com as suas missões, as ideias e, principalmente, ela saber os seus limites.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 20% dos adolescentes apresentam transtornos mentais. Este é um dado bem importante, além disso, todas as pessoas passam por algum problema potencialmente psiquiátrico durante a vida.
Contudo, como esses transtornos podem afetar na saúde bucal? Quais são os reflexos desses problemas na estabilidade da saúde odontológica?
Para entender essa relação e situação, existem diversos pontos que podem interferir tanto de uma forma ou em outra, mas ao decorrer deste texto, você perceberá que vários profissionais farão parte dessa relação, principalmente o de faceta dentária.
O que a saúde mental tem a ver com a saúde bucal?
Muitas pessoas estão insatisfeitas com o sorriso, às vezes tem vergonha de sorrir e colocam a mão na boca ou seguram o sorriso para não mostrar os detalhes que a tornam insatisfeita, pois não está bem consigo mesmo.
Então, muitas vezes é possível encontrar esse aspecto da saúde bucal interferindo na saúde mental.
Na maioria das vezes um procedimento ortodôntico ou, até mesmo tratamento de canal endodontia, vai devolver essa autoestima e propiciar um desenvolvimento melhor.
Ao tratar da saúde bucal, o paciente vai estar também cuidando da saúde mental. O segundo aspecto, é quando temos alguém que tem a saúde mental afetada e isso interfere na saúde odontológica. Temos esses aspectos principalmente em casos como:
- Pacientes com esquizofrenia;
- Transtorno bipolar;
- Utilizam medicamentos controlados;
- Depressão.
Todas essas questões podem interferir na saúde bucal, causando inchaço na gengiva, além disso, diminui a quantidade de saliva.
Sabemos que tudo isso, associado à desmotivação e baixa autoestima, vai fazer com que esse paciente não faça a higienização, podendo gerar o desenvolvimento de problemas bucais sérios, sendo necessário uma consulta com um periodontista.
Como essa questão pode refletir no organismo?
A falta de higiene odontológica mencionada no tópico anterior faz com que o paciente desenvolva lesões cariosas, doenças periodontais, envolvendo ao enfraquecimento óssea e podendo levar até mesmo a perda do elemento dentário, sendo necessário o paciente pesquisar mais a fundo por uma solução para uma dor de dente canal.
Lá na frente pode interferir na saúde mental, às vezes pode diminuir ainda mais a autoestima do paciente, perdas dentárias vão fazer com que ocorra a baixa autoestima e a piora na saúde mental.
Outras doenças, como depressão e ansiedade, vão gerar outros efeitos. Pacientes ansiosos com depressão apresentam quadros de roer as unhas e isto pode causar fraturas e desgastes dentários que vão afetar a harmonia do sorriso.
Além do mais, essa ansiedade poderá fazer com que o paciente acabe apertando e rangendo os dentes de forma involuntária, que é uma doença também conhecida como bruxismo, desencadear esse problema é extremamente prejudicial e desgasta as dentições.
Caso esse problema seja apresentado em uma criança, será necessário consultar um especialista em odontologia infantil.
Como saber se a saúde mental não vai bem?
Identificar os sinais que a nossa saúde mental não vai bem é uma tarefa muito importante e ao mesmo tempo desafiadora, porque não estamos acostumados a olhar para dentro de nós e perceber o que está acontecendo com a gente.
O primeiro sinal que a sua saúde mental não vai bem é a mudança no estado emocional. Quando você se sente ansioso, desanimado, irritado ou com raiva de forma frequente ou repentina, ou seja, é quando a emoção simplesmente aparece e você não sabe o porquê.
Existem também os sintomas físicos sem explicações médicas, quando você realiza uma série de exames e os resultados não explicam a causa dos seus sintomas e pode ser, por exemplo, dor de cabeça, palpitações, falta de ar, entre outros.
É muito importante notar se esses sinais estão te prejudicando ou se está muito frequente na sua vida, devendo sempre procurar o especialista para que tanto a sua saúde bucal, quanto à sua saúde mental esteja sempre em dia para evitar problemas gerais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado